segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Armandão: Elano, decisivo na vitória do Grêmio, é o craque da 37ª rodada

O Grêmio não perde uma partida no Campeonato Brasileiro desde o dia 8 de setembro. Mais precisamente há 14 rodadas. E a um jogo do fim da competição, o time manteve a segunda posição. Mais do que isso: nos dois últimos fins de semana, dois dos pilares do time mostraram como se consolidou a boa fase na reta final. Zé Roberto recebeu 8,5 pela exibição no jogo contra a Portuguesa, no domingo passado. Elano repetiu a nota do companheiro e foi o craque da rodada no Troféu Armando Nogueira desta vez. Foram duas assistências e um gol na vitória por 4 a 2 sobre o Figueirense, o que garante o prêmio Armandinho ao meia.

Zé Roberto não deixou por menos. Com uma participação destacada, balançando a rede e dando inclusive o passe para o gol de Elano, ele recebeu 7,5 e forma o meio de campo com o colega de equipe. Do outro lado, o autor dos gols do Figueirense também entrou na seleção da 37ª rodada. Aloísio, que chegou a pedir silêncio aos gremistas presentes no Orlando Scarpelli, balançou a rede duas vezes e ficou com 8,0. Dimba e Wellington Paulista formam o trio de ataque.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

Seleção da 37ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO:

Diego Cavalieri fez jus ao posto de melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Com boas defesas, ajudou a segurar o empate por 1 a 1 com o Sport e deixar o Fluminense mais perto de alcançar o recorde de pontos conquistados desde que o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes. Enquanto o Sport pressionava com a missão de virar o jogo e diminuir o desespero na luta contra o rebaixamento, o arqueiro fez parecer impossível a mudança de rumo no placar. Fernando Prass fez boas defesas no empate do Vasco com o Flamengo, recebeu 7,5, mas pecou no fim, com uma falha que resultou no gol do rival. Fábio (Cruzeiro), Dida (Portuguesa) e Saulo (Sport) foram os outros destaques, com 7,0.

LATERAL-DIREITO:

Luis Ricardo abriu o caminho para o que pode ser o alívio da Portuguesa. Pelo menos ajudou a amenizar a agonia com a situação do time, que luta para não cair. No Beira-Rio o lateral-direito fez o primeiro gol no triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional. Além disso, ajudou defensivamente com roubadas de bola e ficou com 8,0, a maior média no setor. Patric (Náutico) e Wellington Silva (Flamengo) levaram 6,5 e foram bem.


ZAGUEIROS:

A dupla de zaga é formada por um jogador do Corinthians e outro do Flamengo. Wallace fez o gol do Timão no empate com o Santos e recebeu 7,5. Já Marcos González deixou o seu no clássico com o Vasco e ficou com a mesma nota. Vale destacar ainda Leandro Guerreiro (Cruzeiro), Titi (Bahia), Gustavo (Portuguesa), Renato Santos (Flamengo), Leandro Euzébio (Fluminense) e Alemão (Náutico) que receberam nota 7,0.

LATERAL-ESQUERDO:

Em um bom duelo travado com Patric nas laterais, Jussandro aproveitou os avanços do adversário e deu boas opções pelo lado esquerdo do ataque do Bahia. Também foi responsável pelas roubadas de bola do time baiano. Marcelo Cordeiro recebeu 7,5, fez o gol da Portuguesa contra o Inter, mas foi um dos que mais erraram passes. William Matheus (Vasco), Léo Gago (Grêmio), que jogou improvisado, Douglas Santos (Náutico) e João Paulo (Ponte Preta) também se destacaram com notas 6,5.

VOLANTES

Nilton insistiu. Sendo para fora ou bloqueado, ele finalizou. Além de fechar os espaços no meio de campo do Vasco, arriscou subidas ao ataque. E uma chance de bola parada foi o suficiente para o volante soltar a bomba e marcar. Recebeu nota 7,0 e foi o volante eleito para formar a seleção da rodada. Hélder (Bahia) foi avaliado com a mesma nota e também se destacou no setor.

MEIAS:

O meio de campo ofensivo é tricolor. E tricolor gaúcho. Principais articuladores de jogadas do Grêmio na vitória por 4 a 2 sobre o Figueirense, Zé Roberto e Elano foram bem avaliados. O primeiro, craque da última rodada, ficou com 7,5. Já Elano foi além, com duas assistências e um gol, levou 8,5, sendo o melhor do fim de semana. Felipe Anderson (Santos), Jean Deretti (Figueirense), Edenilson (Corinthians) e Gabriel (Bahia) também jogaram bem.

ATACANTES:

A função principal deles é balançar as redes. E os três cumpriram bem seus papéis. Aloísio fez dois. Levou 8,0. Dimba (Náutico) fez o de empate com o Bahia, ajudou o time pernambucano a espantar de vez o risco de rebaixamento e recebeu 7,5. E Wellington Paulista (Cruzeiro) fez um dos dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba. Eles formam o trio de ataque. Ananias (Portuguesa), Leandro (Grêmio) e Roger (Ponte Preta) também se destacaram.