sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lucas, Araújo e Gum são as dicas do Programa do Cartola#18

Lucas, do São Paulo, Araújo, do Náutico, e Gum, do Fluminense, são as dicas do programa do Cartola FC SporTV para a 18ª rodada do Brasileirão, a penúltima do primeiro turno. Os convidados desta edição foram o ex-jogador Donizete "Pantera", com passagens por vários times do Brasil, e o repórter Edgard Maciel de Sá, do GloboEsporte.com.

Nesta rodada, os participantes do programa apostaram em jogadores de São Paulo, Náutico e Fluminense. O Tricolor Paulista e o Timbu enfrentam, em casa, Ponte Preta e Bahia, respectivamente. O Flu pega o Sport, em Volta Redonda.

O meia-atacante Lucas é a principal indicação de Donizete para esta rodada.

- É um jogador que, quando está em campo, faz uma diferença muito grande para o São Paulo. É um jogador que, para marcar, é muito difícil. Ele tem que estar em qualquer time. Tem que apostar no Lucas. Eu não trocaria ele por ninguém - disse.

Edgard recomenda as escalações do atacante Araújo e do zagueiro Gum.

- O Araújo vai jogar em casa. O Kieza está suspenso, ou seja, o Araújo vai ser a referência no ataque do Náutico nessa rodada. Na última rodada, ele já foi muito bem e, agora, novamente, mais uma oportunidade para o Araújo brilhar. Na zaga, eu escolhi o Gum, que vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro, tem sido um dos destaques do Fluminense nas últimas rodadas. Vai jogar, em casa, contra o Sport, então tem chance de o Fluminense não tomar gol e do Gum fazer algumas roubadas de bola.

Já na lista daqueles que não estão bem cotados para a rodada, os convidados destacaram os zagueiros do Figueirense e o goleiro Edson Bastos, da Ponte Preta.

- Eu escolhi um setor inteiro. Acho que a defesa do Figueirense não é uma boa aposta para essa rodada. O Grêmio (adversário do Figueira) está "mordido", perdeu para a Portuguesa, em casa, e está querendo se aproximar de Fluminense, Atlético-MG e Vasco, então precisava ganhar da Portuguesa e não ganhou. Agora, pega o Figueirense, em casa, e tem que ganhar. O Vanderlei Luxemburgo vai chacoalhar os jogadores. Então, acho que o Figueirense não é uma boa aposta nessa rodada e, particularmente, a defesa (Wilson, Fred, Guilherme Santos) - analisou Edgard.

Donizete não aconselha os cartoleiros a escalarem o goleiro da Ponte.

- O São Paulo é um time que está passando por um momento difícil e, aproveitando que vai jogar em casa, o Ney Franco vai querer que o time vá pra cima e faça a diferença. Então, eu acho que o Edson Bastos vai sofrer um pouquinho nessa rodada. É um excelente goleiro, mas está na hora errada, no momento errado.

Nas "dicas de pechincha", Edgard sugere uma lista de opções boas e baratas.

- Primeiramente, duas dicas do Fluminense. O Samuel, atacante, que custa 3.49. O Fred está suspenso e, muito provavelmente, o Samuel vai ser a referência do técnico Abel Braga, no ataque, nessa partida contra o Sport. Outra opção do Fluminense é o volante Jean (custa 4.10), que vem sendo um dos destaques do time nas últimas rodadas, jogando muito bem, com roubadas de bola, assistências, fez um gol recentemente contra o Palmeiras. Então, acho que o Jean, nessa rodada, pode ser uma boa opção, ainda mais com os desfalques que o Fluminense tem, principalmente no ataque. O André, atacante do Santos, que reestreou na última rodada e agora tem mais uma oportunidade, contra o Corinthians. Quem sabe ele faz seu primeiro gol nesse retorno. Ele custa só 8.82. Vai ser ajudado pelo Neymar, pelo Ganso, então é uma boa opção. E também o William Matheus, do Vasco. Ele vai ter um clássico difícil contra o Flamengo, mas ele é baratinho (4.30) e é um jogador que costuma pontuar bem, tem uma média de mais de cinco pontos. Então, acho que o William Matheus também é uma boa aposta nessa rodada.

As indicações de Donizete vêm da Lusa e do Grêmio.

- Eu coloquei o Dida, que é o goleiro da Portuguesa. É um cara de quem a gente não precisa nem falar, um excelente goleiro de nível internacional. Pela projeção dele, é baratinho, está custando 9.70. O outro é o Bruno Mineiro (atacante da Lusa). Eu joguei com ele no Londrina, é um jogador muito rápido, é um goleador, ele está sempre procurando o gol. Nessas últimas rodadas, ele tem feito gols direto. Então, é uma opção boa, custa 8.84. E outro é o André Lima (atacante do Grêmio) . É um jogador que, tanto pelo alto, quanto por baixo, faz a diferença. É um jogador que pontua bastante. Ele é uma ótima opção, está saindo por 9.15.

O time montado por Donizete e Edgard é o seguinte: goleiro Jefferson (Botafogo). Os laterais são Pará (Grêmio) e Léo Moura (Flamengo). Na defesa, Gum (Fluminense) e Dedé (Vasco). O meio-campo é formado por Jadson (São Paulo), Juninho Pernambucano (Vasco) e Jean (Fluminense). No ataque, Neymar (Santos), Vagner Love (Flamengo) e Araújo (Náutico). O treinador é Alexandre Gallo (Náutico). Os convidados explicaram que o Náutico vem de uma boa vitória na última rodada e agora tem mais um jogo em casa.

O Programa do Cartola FC é uma novidade para a temporada de 2012. Sempre antes de cada rodada do Campeonato Brasileiro, os participantes do Fantasy Game vão poder assistir a uma edição na Internet com dicas para escalar o time e se dar bem na brincadeira.

Gostou das dicas? Então não perca tempo. Entre na página do Cartola FC, escale seu time e participe também da Liga do Programa.

Outra novidade é que o internauta agora pode mandar seu vídeo para o Programa do Cartola. Entre no link e envie seu recado: http://sportv.globo.com/site/cartola-fc/colaborativo.html

Donizete e Edgard Maciel de Sá (Foto: Reprodução)Donizete e Edgard Maciel de Sá deram dicas para os cartoleiros na rodada#18 (Foto: Reprodução)