sexta-feira, 20 de julho de 2012

Willian 'chuta balde' após Shakhtar recusar propostas do Chelsea

Não há amor ou identificação a um clube que resista a uma pomposa oferta de um milionário campeão europeu. Mas para tentar enteder a situação de Willian é necessário multiplicar por quatro. Este foi o número de propostas que o Chelsea fez ao Shakhtar Donetsk nos últimos meses para ter o meia brasileiro em seu elenco. Os ucranianos rejeitaram todas, a última de € 25 milhões (quase R$ 62 milhões), nesta terça-feira. Fato que deixou o ex-jogador do Corinthians decepcionado.

Willian Shakhtar (Foto: Getty Images)Após cinco anos de serviços prestados e títulos, Willian quer deixar o Shakhtar (Foto: Getty Images)

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Willian "chutou o balde" contra dirigentes e o técnico do Shakhtar, Mircea Lucescu, que havia confirmado a recusa de números até maiores. O romeno falou em € 33 milhões (R$ 82 milhões), que superariam os € 32 milhões (R$ 79,25 milhões) oferecidos por Oscar, do Internacional.

- Não sei o que o treinador disse, mas o valor correto é de € 25 milhões. Independentemente do preço, é claro que a vontade é imensa de jogar em um clube como o Chelsea, campeão da Champions. Eu realmente estou chateado com a diretoria por não me deixar sair. Seria bom para mim e também para o clube. Jogaria em um grande centro, cresceria profissionalmente... Não é recado para ninguém, todos sabem que eu quero sair - disse.

A janela de transferências fecha apenas no dia 31 de agosto. Até lá, Willian seguirá esperançoso e não acredita que uma provável contratação de Oscar por parte dos Blues atrapalhe os seus sonhos profissionais.

- O Chelsea já estava acertado com o Oscar quando fez a última oferta a mim. Tenho certeza que não será problema, até porque a maneira que jogamos é diferente. Ele é mais meia armador e eu mais meia-atacante. É questão de esperar, a esperança é a última que morre e muito pode acontecer até lá. Quem sabe não surja uma nova proposta - contou.

Willian Shakhtar (Foto: AFP)Willian comemora gol pelo Shakhtar: mãos ao céu para que surja nova oferta do Chelsea (Foto: AFP)

Corinthians no caminho

A hipótese de defender os Blues poderia ainda colocá-lo no caminho de seu ex-clube. Não se trata apenas disputar o Mundial de Clubes, no Japão, mas também de reencontrar o Corinthians, campeão da Taça Libertadores há menos de um mês e casa de Willian dos 10 aos 19 anos. Caso ambos avancem nas semifinais, é claro.

Já chegaria no Chelsea para me sentir em casa"

Willian

- Seria um momento mais do que especial para mim. Fui criado no Corinthians, e estar lá com a camisa do Chelsea, um dos maiores clubes do mundo, não teria preço. Mas acho que o sonho não acabou - reforçou o jogador, que trocaria a companhia dos brasileiros do Shakhtar em Donetsk por ao menos mais quatro brasucas em Londres.

- Já chegaria para me sentir em casa. Estive com o David Luiz e Ramires na Seleção, o Lucas (Piazon) também conheço. O Oscar seria a primeira vez, mas já chegaríamos jogando juntos. Se isso realmente acontecer será ótimo.

Fim do ciclo em Donetsk

Para Willian, sua transferência seria tão boa quanto o seu ciclo no Shakhtar. Vendido por US$ 19 milhões em 2007, o camisa 10 participou do crescimento do clube sob comando do empresário Rinat Ajmetov, dono de fortuna de US$ 16 bilhões. Ele conquistou cinco títulos do Campeonato Ucraniano, duas Copas da Ucrânia, duas Supercopas e ainda uma Copa da Uefa, em 2009.

Willian Shakhtar (Foto: AFP)Willian é o camisa 10 do Shakhtar (Foto: AFP)

- Cheguei novo, cresci junto com o clube e conquistei títulos. Nada mais justo que eles pensem também no meu lado. Ajudei eles durante esses anos, então espero que possam me ajudar neste momento. Não tenho do que reclamar, sempre fui bem tratado e bem pago, mas está na hora de dar um salto na minha carreira. O meu ciclo está acabando aqui - afirmou.

Qual motivo, então, teria o Shakhtar para forçar Willian a ficar? Ele tenta responder.

- É sempre difícil negociar aqui, há um histórico com vários jogadores que foram embora brigados, como Matuzalém, o próprio Elano. Comigo está sendo da mesma forma, o clube dificultando de todas as maneiras. Temo até pela fama do clube, os novos que saem do Brasil podem passar a olhar o clube de outro jeito. Eu estou há cinco anos no clube e nem quatro propostas do Chelsea foram suficientes. A primeira foi de € 20 milhões, a segunda € 20 milhões + € 5 milhões de bônus. E as duas últimas de € 25 milhões. Quem vai querer vir para cá para ficar preso? A diretoria poderia pensar nisso. Faltam dois anos e meio de contrato e, por mais que você tenha dinheiro, ninguém gosta de perder.

Esposa também a favor da mudança

Willian Shakhtar Dontesk casamento (Foto: Divulgação)Willian e a esposa Vanessa em casamento

Já no fim, antes de se despedir, Willian revelou que a sua família também está insatisfeita com a vida monótona em Donetsk e deseja se mudar. A esposa Vanessa cuida das gêmeas Valentina e Manuella, que nasceram em fevereiro.

- É algo que pesa bastante. Não seria o principal motivo, mas imagine como seria ficar longe de todos se eles quisessem voltar ao Brasil? Já mostrei e expliquei todas as condições ao clube - encerrou.