sexta-feira, 20 de julho de 2012

Armandão: no retorno ao Timbu, Kieza brilha e é o craque da rodada#10

Grande nome do Náutico em 2011, Kieza não poderia imaginar uma maneira melhor de retornar ao Timbu do que marcando dois gols contra a Ponte Preta na vitória por 3 a 0. A bela atuação rendeu ao atacante o título de craque da rodada#10 do Troféu Armando Nogueira. No início de 2012, a contragosto, o atacante teve que sair do Timbu após uma longa e fracassada negociação. Passou seis meses defendendo o Al-Shabab, dos Emirados Árabes, e mostrou que o torcedor alvirrubro estava certo em sentir saudade dos seus gols. No primeiro tento, o atacante aproveitou o rebote do goleiro Edson Bastos. Já no segundo, o camisa 9 recebeu um cruzamento de Rhayner e, de primeira, acertou um belíssimo chute no canto esquerdo da meta campineira. Ele recebeu nota 9 pela atuação.

Outros dois jogadores que merecem destaque são Fred, do Fluminense, e Douglas do Corinthians. Ambos receberam 8,5 no Armandão. Ainda em busca do seu melhor futebol, o atacante tricolor foi decisivo contra o Bahia e comandou o triunfo carioca no Engenhão. Além de ter anotado dois em cobranças de pênalti, o capitão do Flu deu uma assistência primorosa para o gol de Thiago Neves e iniciou a jogada do último tento do clube das Laranjeiras, marcado por Wallace. No mesmo estádio, porém um dia antes, o meia Douglas foi o grande nome do duelo entre Flamengo e Corinthians. Escolhido por Tite para ser o substituto de Alex, que foi vendido para o Al Gharafa, do Qatar, o camisa 15 aproveitou os “presentes” que recebeu de Bottinelli e Renato para marcar dois dos três gols do Timão na vitória por 3 a 0.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.

Seleção da 10ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Seleção da 10ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO

Bastante acionado pelo ataque coxa-branca, o goleiro Bruno fechou o gol e foi a maior “muralha” da rodada com a nota 7,5. O goleiro foi um dos principais jogadores do empate entre Palmeiras e Coritiba e ajudou o Alviverde a levar um ponto para São Paulo. Outro goleiro que merece destaque é Magrão, do Sport. Apesar de ter sofrido 3 gols no Olímpico, goleiro do Leão impediu um placar mais elástico contra Grêmio e foi premiado com a nota 7. Outros goleiros que merecem destaque são Márcio (Atlético-GO), Victor (Atlético-MG) e Felipe (Náutico).

LATERAL-DIREITO

Muito aplaudido pela torcida do Grêmio, que chegou a cantar o seu nome, Tony foi uma excelente opção ofensiva do time escalado por Vanderlei Luxemburgo. O lateral-direito participou da jogada que gerou o segundo gol gremista e foi importante defensivamente. Pela bela atuação, o jogador recebeu uma nota 7,5. Fagner, do Vasco, merece uma menção. O jovem lateral marcou o único gol no triunfo vascaíno contra o São Paulo fora de casa. Ceará (Cruzeiro) e Marcos Rocha (Cruzeiro) também mandaram bem.

ZAGUEIROS

Xerife da defesa do Atlético-MG, Leonardo Silva freou o ataque do Internacional e anotou um golaço na vitória do Galo por 3 a 1. Seguro na defesa, o zagueiro levantou a torcida atleticana ao marcar o tento como se fosse um artilheiro - levou 7,5. Após bola estourada, o defensor dominou e fuzilou. A bola entrou no ângulo direito de Muriel. Fechando o setor aparece Rafael Donato, do Cruzeiro, com 7,0. O zagueiro da Raposa não deu espaço para o ataque da Portuguesa no triunfo mineiro por 2 a 0. Durval (Santos), Antônio Carlos (Botafogo), Léo (Cruzeiro) e Dedé (Vasco) também foram alguns dos zagueiros que não deram boa vida para os atacantes.

LATERAL-ESQUERDO

Versátil, Diego Renan é destro, mas se destaca na lateral-esquerda do Cruzeiro. Presença costante no ataque celeste, o camisa 6 conseguiu ampliar para a Raposa contra a Portuguesa e deu tranquilidade para os mineiros no jogo, conquistando a nota 7,0. Aproveitando um bom contra-ataque, Borges lançou o jovem, que entrou na área da Lusa e soltou a bomba. Outro destaque da posição vem da partida Atlético-MG x Internacional, o colorado Fabrício. Autor da única assistência gaúcha na partida, o lateral cruzou com perfeição para o tento anotado pelo garoto Fred. Vale ressaltar também o bom desempanho de Junior Cesar (Atlético-MG), Léo (Santos) e Márcio Azevedo (Botafogo).

VOLANTES

Em sua partida de número 350 pelo Vasco, Juninho Pernambucano jogou com a camisa que exibia na numeração a marca comemorativa. Dentro de campo, o experiente jogador foi o melhor do confronto e ganhou a nota 8,0. Com chutes perigosos e por acertado o travessão de Denis em uma cobrança de falta, o Reizinho orquestrou o Cruzmaltino. Um dos destaques do Corinthians nas últimas temporadas, Paulinho fechou o meio-campo do timão, apareceu no ataque alvinegro no triunfo sobre o Flamengo e ganhou uma nota 7,0.  Adriano (Santos), Ralf (Corinthians) e Renato (Botafogo) também devem ser lembrados pelas suas belas exibições.

MEIAS

Maior destaque do meio de campo na rodada#10, Douglas herdou a posição de Alex e mostrou que Tite estava certo em apostar no seu potencial. O camisa 15 do Timão matou o jogo contra o Flamengo ao marcar em duas bobeadas dos rubro-negros Bottinelli e Renato e entrou para a seleção com a nota 8,5. Peça-chave na vitória do Atlético-GO contra Figueirense, Joilson entrou na segunda etapa e fez o gol da primeira vitória do clube goiano no Brasileirão 2012, 3 a 2: nota 8,0. Outros armadores que chamaram a atenção foram Thiago Neves (Fluminense), Elano (Grêmio) e Bernard (Atlético-MG).

ATACANTES

Sonho antigo do torcedor do Náutico, Kieza voltou e já deixou o ser cartão de visitas contra a Ponte Preta. Pelos dois gols e por ter iniciado a jogada do segundo tento do Timbu, o artilheiro, que sofreu oito faltas no duelo, recebeu a mesma nota do número que carrega: 9. Ídolo da torcida do Flu, Fred não perdoou a defesa do Bahia. Dono de uma assistência e dois gols, o matador passou a marca de Magno Alves, anotou o seu 44º gol pelo Tricolor em Brasileiros e se tornou o maior artilheiro do clube na história da competição. Guilherme (Atlético-MG), Leandro (Grêmio), Wellington Nem (Fluminense) e Caio (Figueirense) se destacaram em suas partidas.