domingo, 10 de março de 2013

Timão volta a errar em cruzamentos, e Tite cobra melhora

A falha não é nova e quase complicou o Corinthians na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, neste sábado, no estádio do Pacaembu. À frente do placar em duas oportunidades, o Timão cedeu o empate em ambas da mesma maneira: em cruzamentos para a sua área. A vitória foi garantida somente nos minutos finais, em cabeçada do zagueiro Felipe. Incomodado com os vacilos recorrentes, tanto nas bolas pelo chão quanto nas aéreas, o técnico Tite pediu atenção à equipe neste tipo de jogada.

Apesar de irregular, o gol da vitória do mexicano Tijuana na última quarta-feira, pela Taça Libertadores, também surgiu em cruzamento vindo de bola parada. Satisfeito com a criatividade da equipe, Tite elogiou a força do setor ofensivo alvinegro, mas ressaltou a necessidade de corrigir o posicionamento nas bolas cruzadas para a área.

– Voltamos atrasados em relação aos demais, com três grupos de jogadores. Estamos criando condições físicas para retomar o nível de antes. O desafio vem sendo na bola parada, precisamos estar atentos. Eu sei que lá na frente (ataque) vamos criar e vamos fazer, o que me deixa mais tranquilo – afirmou o comandante.

O desafio vem sendo na bola parada, precisamos estar atentos"

Tite

Enquanto os outros times iniciaram o Campeonato Paulista com força máxima, o Corinthians teve a estreia dos seus titulares em 2013 somente na quarta rodada do torneio estadual – vitória por 2 a 1 sobre o Mogi Mirim. A evolução aconteceu aos poucos, e o Timão teve algumas alterações na equipe titular em relação àquela que conquistou o Mundial de Clubes em dezembro do ano passado.

Atualmente, os três reforços que chegaram para esta temporada são titulares. O zagueiro Gil, recorrentemente elogiado pelo técnico, entrou no lugar de Chicão, submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo e que voltou somente neste sábado. Renato Augusto assumiu a vaga de Jorge Henrique no meio-campo, enquanto o atacante Alexandre Pato substituiu Emerson Sheik.

Assim como cobra a equipe inteira pela marcação na saída de bola dos adversários, Tite também o faz em relação ao jogo aéreo. A cobrança pelos repetidos vacilos nos cruzamentos se estende a todos os jogadores, e não exclusivamente à defesa. Noção de coletividade aplicada pelo técnico como filosofia de trabalho desde sua chegada ao Corinthians.

– Eu pego como maior exemplo o lance do gol do Felipe. Ele marcou e logo foi abraçar o Emerson, em solidariedade. Isso reflete o conceito de grupo – analisou Tite.

O gol da vitória alvinegra sobre o Ituano, anotado pelo defensor aos 41 minutos do segundo tempo, se deu justamente após Emerson Sheik desperdiçar um pênalti. Após comemorar, abraçado por quase todos os jogadores, Felipe se encaminhou particularmente ao atacante – que demonstrava expressão de alívio – e falou algumas palavras em seu ouvido.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians

Tite no jogo entre Santos e Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite está preocupado com os recorrentes vacilos da defesa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)