domingo, 10 de março de 2013

Irritado, Tite fala em 'incompetência' da Federação Paulista

O Corinthians venceu o Ituano por 3 a 2 de forma emocionante na noite deste sábado, no estádio do Pacaembu. Após Emerson Sheik desperdiçar um pênalti nos minutos finais do confronto, o zagueiro Felipe apareceu para salvar a equipe de mais um empate pelo Campeonato Paulista. Mas a expressão do técnico Tite após o triunfo não era de alegria, e sim de revolta. Irritado com o curto espaço entre a viagem para Tijuana no meio de semana e o jogo deste sábado, o comandante fez duras críticas à Federação Paulista de Futebol (FPF).

Primeiro, o comandante corintiano elogiou a Federação Mineira, que alterou a data da partida entre Atlético-MG e América de Teófilo Otoni, marcada originalmente para este domingo, devido à participação do Galo na Libertadores. Depois, abriu fogo em seu discurso contra os responsáveis pelo futebol no estado de São Paulo. Para Tite, falta bom senso à entidade.

– Eu não vou mais levar essas injustiças comigo. O presidente da Federação Mineira de Futebol tem meu total respeito, porque ele entende o valor da Libertadores. O Ituano estava muito melhor fisicamente do que nós. Quem está falando aqui é um professor de educação física. Quem quiser me criticar, que busque informações com fisiologistas e médicos – afirmou.

Ou aquele que programa os jogos não consegue ter um pouquinho de bom senso e ver o que acontece, ou é incompetente para não entender quantas horas de voo passamos antes deste jogo"

Tite

– Ou aquele que programa os jogos não consegue ter um pouquinho de bom senso e ver o que acontece, ou é incompetente para não entender quantas horas de voo passamos antes deste jogo. Quero acreditar que seja incompetência. Que fique claro: essa crítica é minha, como pessoa. Aqui é o Adenor que está falando – completou.

O abatimento dos jogadores do Corinthians no desembarque da delegação, na manhã de sexta-feira, era visível. Com cerca de 30 horas de intervalo entre a chegada ao Brasil e o início da partida com o Ituano, após viajar por quase 18 horas, somando uma conexão na Cidade do México, os jogadores titulares acabaram poupados – apenas Alexandre Pato se colocou à disposição do treinador e iniciou o confronto no banco de reservas.

Não foi a primeira reclamação feita sobre o assunto. O próprio Tite já havia disparado contra o curto período de descanso após a derrota por 1 a 0 para o Tijuana, ainda no México. Na chegada ao Brasil, quem disparou contra a Federação Paulista de Futebol foi o gerente de futebol Edu Gaspar, utilizando o mesmo discurso do treinador e pedindo bom senso à entidade na montagem da tabela do Paulistão.

– A diretoria brigou, repetiu o pedido, solicitou. Eu sei disso porque estava perto. Vi o esforço do Roberto de Andrade (diretor de futebol) e do Duílio (Monteiro Alves, diretor-adjunto). Não foi por falta de correr atrás – esclareceu Tite.

A maratona de jogos do Timão se repetirá também na próxima semana. A equipe volta a enfrentar o Tijuana, pela quarta rodada da Taça Libertadores, na quarta. No sábado, novamente no Pacaembu, encara o União Barbarense – desta vez pelo Paulistão.