sexta-feira, 15 de março de 2013

GLOBOESPORTE.COM ganha três medalhas no 'Oscar' da infografia

O GLOBOESPORTE.COM foi premiado três vezes na 21ª edição do Prêmio Malofiej, com uma medalha de prata, na categoria formato inovador,  e dois bronzes. Organizado pela Sociedade para o Design de Notícias, com 15 jurados de sete nacionalidades, o Malofiej é considerado o mais importante prêmio de infografia do mundo. Este ano, recebeu número recorde de inscrições: 1.191 trabalhos de 154 veículos de 28 países. O G1, site de notícias da Rede Globo, também ganhou um bronze, com o Perfil do Facebook. O GLOBOESPORTE.COM já tinha ganho, ainda em relação à produção de 2012, seis prêmios de excelência da SND.

Imagem_Corinthians-Libertadores_Malofiej (Foto: Infoesporte)'Libertados': conquista inédita para o Corinthians e para o GLOBOESPORTE.COM (Arte: Carlos Lemos)

A medalha de prata do GLOBOESPORTE.COM foi ganha pela peça interativa 'Libertados', que celebra a conquista da primeira Taça Libertadores pelo Coritnhians. A opção pelo traço e estética das histórias em quadrinhos transforma cada jogador em herói. Praticamente sem texto, a peça recorre ao áudio e à narração dos principais lances para imortalizar a conquista da cobiçada Taça.

A medalha de bronze de Cielo em Londres rendeu também uma medalha do mesmo metal para o GLOBOESPORTE.COM, na categoria especial Olimpíadas. O infográfico 'Os segredos de Cesar Cielo' mostra porque o gigante brasileiro era favorito ao bicampeonato olímpico nos 50m livres. Além de dissecar o número de braçadas e ondulações que o nadador precisaria executar para ganhar a prova, o infográfico traz também um desafio ao internauta: superar o tempo de reação de Cielo (um dos pontos fortes do nadador).

Imagem_Cesar-Cielo_Malofiej (Foto: Infoesporte)Bronze em Londres para Cielo, bronze para o site no 21º Malofiej (Arte: equipe de Infografia)

Após a vitória do francês Florent Manaudou na prova, o infográfico serviu de base para a equipe do GLOBOESPORTE.COM entender em que aspectos Cielo foi superado e gerou mais uma peça de jornalismo visual.

Já o Raio-X da São Silvestre utiliza ferramentas da internet, o Google Maps e o Google Street View, para associar o que acontece no corpo do corredor à geografia e até mesmo à topografia da cidade de São Paulo. Rendeu uma medalha de bronze na categoria feature de Saúde para o recém-criado portal EU Atleta. Preciso, o infográfico pode ser usado até mesmo como ferramenta de preparação para a prova. Com as três janelas da interface sempre sincronizadas, o atleta pode conhecer até os arredores de cada esquina dos 15 quilômetros da tradicional corrida.

Imagem_Sao-Silvestre_Malofiej (Foto: Infoesporte)Três janelas sincronizadas transportam o internauta para dentro da prova (Arte: equipe de Infografia)