sexta-feira, 15 de março de 2013

Chicão retoma posto de cobrador oficial de pênaltis do Timão

Chicão no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Chicão volta a cobrar pênaltis
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Desde que chegou ao Corinthians para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B, em 2008, o zagueiro Chicão destacou-se não somente pela habilidade na defesa, mas também na bola parada. Cobrador de faltas e pênaltis da equipe, o jogador estreou na temporada somente no último sábado, na vitória por 3 a 2 sobre o Ituano. No período em que esteve ausente, abriu espaço para novos postulantes à vaga. De antemão, o técnico Tite avisou: o camisa 3 já retomou o posto de batedor oficial.

De acordo com o comandante, a volta de Chicão às cobranças nada tem a ver com os dois erros seguidos de Emerson Sheik, que desperdiçou pênaltis nas vitórias por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis e 3 a 2 sobre o Ituano. Tudo fazia parte do planejamento de Tite, que só aguardava a recuperação fisiológica total do zagueiro.

– Ele (Chicão) era o batedor de pênaltis da equipe. Como ainda estava retornando sem seu ritmo normal, era natural que não cobrasse. Agora, após treinar e jogar, ele volta. Não por demérito do Emerson, mas por qualidade dele – explicou o treinador, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Na parte final do treinamento desta sexta-feira, Chicão dedicou-se às cobranças de pênalti, demonstrando aproveitamento satisfatório. Com a lesão de Paulo André, que tem um problema na mão esquerda e foi vetado pelo departamento médico, o zagueiro será titular por pelo menos mais duas partidas: contra União Barbarense, neste sábado, e XV de Piracicaba, na próxima quarta-feira.

Ciente de que Chicão encontrará dificuldades no entrosamento, já que fará sua primeira partida ao lado de Gil, contratado do Valenciennes, da França, Tite deixou claro que o camisa 3 não deixaria a equipe, independentemente da chegada de qualquer reforço. Um problema crônico no joelho esquerdo, porém, impediu que o defensor, titular no Mundial de Clubes, começasse a temporada na formação principal.

– Até chegarmos ao mesmo padrão, demora. Precisamos do entrosamento com os jogadores importantes que vieram. O Chicão não sairia da equipe, o Jorge Henrique não sairia da equipe... Eles tiveram de retomar o trabalho e ficaram um tempo fora. Tudo anda de acordo com o desempenho. É daí que vem o resultado – argumentou o técnico.

Submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo, Chicão permaneceu em tratamento no CT Joaquim Grava até há pouco tempo. Após duas semanas treinando com bola, ganhou nova oportunidade com Tite diante do Ituano. Curiosamente, contra o Barbarense ele será testado ao lado de Gil, que ganhou sua vaga na equipe titular.

Clique e assista a vídeos do Corinthians