quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Guerrero estranha dificuldades em sua primeira Taça Libertadores

Guerrero no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Guerrero estranha Libertadores: 'Estádios sem
condições' (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Herói do título mundial de clubes em dezembro do ano passado, o atacante Paolo Guerrero vive uma “lua de mel” com a torcida desde que chegou ao Corinthians. Dono de estilo aguerrido, o peruano rapidamente se identificou com o clube. Contratado do Hamburgo, da Alemanha, ele marcou dois gols nas duas partidas do Timão na Taça Libertadores deste ano. E as diferenças para a Europa já ficaram evidentes.

O atacante, que disputa a competição continental pela primeira vez, apontou algumas distinções que lhe chamaram a atenção. As dificuldades geográficas encontradas na competição sul-americana, inexistentes na Liga dos Campeões da Europa, por exemplo, foram citadas por Guerrero como obstáculos extras do futebol no seu continente natal.

- Lá na Europa não temos esse fator da altitude, como o que vivemos na Bolívia, por exemplo - afirmou, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Na estreia corintiana na Taça Libertadores da América, contra o San José, em Oruro, o atacante teve de encarar, junto de seus companheiros, aproximadamente 3.700m de altitude. O ar rarefeito (com baixa concentração de oxigênio) e outros fatores, como a bola correndo com mais rapidez e ganhando mais efeitos com chute de longe, não atrapalharam o peruano, que deixou sua marca: foi ele o autor do gol alvinegro no empate por 1 a 1 com a equipe boliviana.

A morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador disparado por um torcedor do Corinthians, assustou Paolo Guerrero. Na breve observação sobre os detalhes que diferenciam o futebol sul-americano do europeu, o atacante disse nunca ter presenciado algo semelhante em sua passagem pela Alemanha - onde jogou de 2002 a 2012, passando por Bayern de Munique e Hamburgo. Para ele, a estrutura dos estádios europeus dificulta tragédias como a que ocorreu em Oruro.

- Aqui temos estádio sem condições e acontecem essas coisas, como o que passamos lá na Bolívia. Na Europa não tem isso - completou.

Autor de 12 gols nas últimas 14 partidas pelo Corinthians, Guerrero deverá formar dupla de ataque com Alexandre Pato no clássico do próximo domingo, contra o Santos, às 16h, no estádio do Morumbi. Poupado no empate por 2 a 2 com o Bragantino, o peruano deu lugar a Romarinho, mas entrou no segundo tempo para salvar o Timão da derrota, marcando um gol de pênalti aos 51 minutos do segundo tempo.