domingo, 6 de janeiro de 2013

Pré-temporada do Corinthians conta com sósia e conterrâneo de Pato

Rodrigo Vessoni - 06/01/2013 - 09:00 São Paulo (SP)

Mateus - (Foto: Paula Máscara)
É o Alexandre Pato? Não, mas tem alguma relação com o craque - (Foto: Paula Máscara)

– Professor, o Pato foi tomar água. Já vamos recomeçar...

A frase foi dita pelo jovem Rafael ao preparador de goleiros Mauri Lima durante uma parada para descanso durante o treino na manhã de sexta-feira no CT Joaquim Grava.

E Rafael não estava louco. Era mesmo Pato, mas não o Alexandre, que deixou o Milan (ITA) e será do Timão nas próximas quatro temporadas. Tratava-se de Matheus Artuzo da Silva, de 16 anos, que ganhou uma chance de treinar entre os profissionais na pré-temporada que começou no último dia 3.

Nascido na mesma cidade do mais novo ilustre corintiano, Pato Branco, o jovem é chamado pelo mesmo apelido do atacante desde que chegou ao Parque São Jorge em meados do ano passado.

– Quando cheguei tinham vários Matheus e, para diferenciar, o pessoal acabou me chamando de Pato. O apelido pegou – contou o jovem goleiro, em entrevista ao LANCE!Net.

Desde que o Corinthians confirmou a contratação do ex-camisa 9 do Milan, as brincadeiras com Matheus aumentaram. Além de terem nascido na mesma cidade e serem chamados pelo mesmo apelido, a semelhança do rosto virou alvo dos boleiros.

– O pessoal pega no pé mesmo, mas tudo na paz, sempre para descontrair o ambiente – lembrou.

Pato, o Matheus, já esteve com Pato, o Alexandre. O encontro ocorreu quando o goleiro era adolescente na cidade natal. Em visita ao local, o atacante foi ao clube mais badalado da região com a ex-namorada.

– Ele foi lá com a Sthefany Brito e eu peguei autógrafo dele. Me lembro que ele atendeu a todos – contou.

Apesar de seguirem a mesma profissão, Matheus e Alexandre nunca estiveram juntos em campo. Nem mesmo na cidade de Pato Branco. Mas...

– Eu nunca joguei, mas meu irmão que é mais velho, sim. Eles jogaram futsal lá na nossa cidade natal – afirmou Matheus, que ficará no CT Joaquim Grava por pouco tempo.

De acordo com o goleiro, ele estará no local até o fim da pré-temporada dos profissionais. O período de treino foi concedido pelo preparador Mauri Lima que, neste momento, trabalha também com Rafael, outro jovem da base – Danilo Fernandes e Julio Cesar retornam nesta segunda-feira e Cássio, que atuou no Mundial, voltará apenas no próximo dia 14.

A pergunta que fica, é: haverá o encontro dos Patos???

Quem é ele...
Nome:
Matheus Artuzo da Silva

Nascimento:
12/04/1996, em Pato Branco (PR)

Altura:
1,85m

Posição:
Goleiro

Contrato:
Início: 1/10/2012
Término: 30/9/2015

Trajetória:
Depois de se destacar na cidade natal, foi trazido pelo Corinthians. Aos 16 anos, faz parte da base.

Bate-Bola: Matheus
Goleiro da base do Corinthians, em entrevista exclusiva ao LANCE!Net

Desde quando você é chamado de Pato no Corinthians?
Acho que desde o primeiro dia mesmo. Tinha vários garotos com nome Matheus e, até por conta do meu sotaque puxado do Paraná, deram o apelido. E pegou...

Como está sendo essa oportunidade de treinar junto com o pessoal do profissional no CT?
Maravilhoso. Eu estava na base, tenho apenas 16 anos. Lá é sempre difícil, né? Aqui é bem legal, todo mundo dá atenção, não tem preconceito por eu ser da base. Agradeço ao Mauri (Lima, preparador de goleiros) pela chance.

O que pensa do outro Pato? Ele vai se dar bem no Corinthians?
Não tenho dúvida. Ele sempre fez sucesso por onde passou. O Alexandre voltará a ficar em forma e vai arrebentar aqui no Corinthians. Aqui todo mundo é tratado de forma igual e ficará bem, não tenho nenhuma dúvida.

A cidade de Pato Branco parece fadada a ter filhos ilustres, não?
Pois é, o Alexandre, o Rogério Ceni. Espero me dar bem no futebol como eles conseguiram fazer.

Você costuma ir para lá?
Sim, sempre que posso eu viajo. Normalmente vou em julho e no fim do ano. É uma bela cidade...