domingo, 27 de janeiro de 2013

Do videogame à vida real: Pato inspira Giovanni para ganhar espaço

Giovanni, meia do Corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Giovanni foi titular nos dois primeiros jogos do
Timão na temporada (Foto: Diego Ribeiro)

O autor do único gol do Corinthians nesta temporada foi ofuscado graças às pedaladas do chinês Zizao. Mesmo assim, o meia Giovanni, de 18 anos, sente-se prestigiado após as duas oportunidades que teve como titular.  A terceira chance será neste domingo, quando o Timão enfrenta o Mirassol, às 17h (horário de Brasília), no interior paulista. Fã de Alexandre Pato e apoiado por torcedores nas redes sociais que tanto utiliza, o garoto está animado com o crescimento que teve neste início de ano.

Há um ano, em janeiro de 2012, o meia sequer imaginava estar próximo dos medalhões que acabavam de ser campeões brasileiros. Agora, tem sua primeira sequência como titular com a camisa do Corinthians. Antes, só havia entrado em algumas partidas do Campeonato Brasileiro. Poucas, mas que renderam um golaço contra o Grêmio e serviram para carimbar seu passaporte para o Mundial de Clubes.

– Foram dois jogos muito legais, meus primeiros como titular com a camisa do Corinthians, todo mundo me deixou à vontade para jogar. Foi uma experiência muito legal, é difícil ver um garoto de 18 anos começar jogando pelo Corinthians. Vamos ver se nós (reservas) saímos por cima com uma vitória sobre o Mirassol – afirmou Giovanni.

No empate com o Paulista e na derrota para a Ponte Preta, o meia teve alguns bons momentos e se mostrou satisfeito com o desempenho, jogando aberto pela direita e com função parecida com a do titular da posição, Jorge Henrique. Do gol, pouca gente lembra. Colocado na área como um autêntico centroavante, ele recebeu passe preciso de Zizao para mandar a bola às redes. O assunto do dia seguinte foi o passe, não o gol.

 – Deu para mostrar um pouquinho do meu futebol nesses jogos. Quero aproveitar as oportunidades para fazer mais gols. Como a jogada foi do Zizao, todo mundo falou muito dele, e fico feliz por isso também. Mas importante é que fiz o gol – disse o garoto.

Após o jogo contra o Mirassol, Giovanni voltará à condição de reserva, já que os medalhões retornam da pré-temporada e começam a pegar ritmo para a Taça Libertadores, que começa para o Timão no dia 20 de fevereiro. Se vai jogar menos, o meia espera aprender mais com os mais velhos – e também com Alexandre Pato, de quem era fã desde antes de ser jogador profissional. Agora, é colega de equipe e faz até brincadeiras com o ídolo.

– O Pato é um cara muito legal. Já conversei com ele algumas vezes, principalmente na hora das refeições, na concentração. Aprendo com ele todos os dias, mas as conversas são só sobre besteiras (risos). Até outro dia eu jogava com o cara no videogame, e agora jogo com ele na vida real – comemorou Giovanni.

Aprendo com o Pato todos os dias, mas as conversas são só sobre besteiras"

Giovanni

O garoto de 18 anos faz questão de compartilhar esse aprendizado com os fãs, principalmente nas redes sociais. Os hábitos de Giovanni são semelhantes aos de qualquer jovem da idade dele – internet, futebol e até pipa. Na pré-temporada, ele passou longo tempo após o treino empinando um artefato no céu da zona leste de São Paulo. Na internet, o contato com os seus seguidores é quase diário.

– É muito legal estar ao lado do torcedor, ele paga ingressos para assistir ao jogo e a única forma de dar uma atenção é pelas redes sociais. Procuro conversar com alguns, colocar fotos, mas já estou parando um pouquinho de usar porque não tenho tanto tempo. Prefiro não ter tempo pelo ano inteiro e ganhar espaço no time – brincou o meia.

Contra o Mirassol, a torcida poderá conhecer um pouco mais de Giovanni, uma das boas promessas reveladas na última safra de campeões da Copinha. Se depender de seu ânimo, o Timão pode ganhar opção bem interessante para as disputas da Taça Libertadores, Paulistão, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.