sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Com agente 'europeu', Paulinho ainda mira recorde no Corinthians

Rodrigo Vessoni - 18/01/2013 - 07:30 São Paulo (SP)

Paulinho - Corinthians x Chelsea (Foto: Ari Ferreira)
Paulinho foi destaque na decisão do Mundial (Foto: Ari Ferreira)

Paulinho chegou ao Corinthians em abril de 2010 vindo do Bragantino. No meio do futebol, era um simples desconhecido. Em menos de três anos, tornou-se ídolo da exigente torcida alvinegra, com a conquista de três títulos importantes e gols. Muito gols. E é em busca de mais recordes que o volante inicia seu quarto ano no Timão.

Com 28 bolas na rede, sendo 13 apenas em 2012 – seu recorde pessoal –, o jogador está apenas a quatro gols de igualar Dino Sani, volante que atuou entre os anos de 1965 e 68. Se chegar aos 35 gols, alcançará o coringa Wilson Mano, que também atuava como lateral – Biro-Biro, que atuou por dez anos (1978/88), é disparado o maior volante-artilheiro, com 75 gols. Competência para alcançar isso não vai faltar. Mas haverá tempo ou ele deixará o Parque São Jorge antes?

A próxima janela de transferência, que acontecerá no meio deste ano, parece ser o seu limite. Ainda mais com a mudança de empresário. Recentemente, Paulinho trocou a empresa de José Carlos Brunoro por Giuliano Bertolucci, um dos empresários mais influentes do futebol internacional, com passagem livre pela Europa e responsável por inúmeras negociações nos últimos meses.

Apesar disso, o volante do Corinthians garantiu que dependerá da sua vontade. Em entrevista coletiva na última quinta-feira, o camisa 8 do Timão comentou a mudança de agente e da possibilidade de deixar o Parque São Jorge para atuar no Velho Continente.

– Para mim não muda nada, simplesmente estamos trabalhando em parceria, ele e o pessoal do Pão de Açúcar. Não é porque ele faz grandes transações que eu vou sair – avisou:

– Eu aprendi uma coisa: independentemente de quem trabalha contigo, a última palavra é do jogador. Se o Giuliano trouxer uma proposta, a última palavra será minha. Quem decidirá sou eu – finalizou o volante.

Além dos direitos federativos, o Corinthians detém 50% dos direitos econômicos de Paulinho. A outra metade pertence ao Pão de Açúcar, que deve repassar 10% desse percentual ao Bragantino, seu antigo clube, em caso de transferência para fora.

Top 10 dos volantes-artilheiros do Corinthians:

1.Biro-Biro - 75 gols
2.Wilson Mano - 35 gols
3.Dino Sani - 32 gols
4.Paulinho - 28 gols
5.Elias - 24 gols
6.Ruço - 22 gols
7.Roberto Belangero - 22 gols
8.Marcelo Mattos - 20 gols
9.Édson Cegonha - 17 gols
- Vampeta - 17 gols
- Fabinho - 17 gols