quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tranquilo e guerreiro, Cássio encarna samurai pelo bi do Mundial

Felipe Bolguese - 06/12/2012 - 07:03 São Paulo (SP)

Entrevista com Cassio (Foto: Ari Ferreira)
Cassio foi visitar loja de bonsais em São Paulo (Foto: Ari Ferreira)

Em meio a dezenas de Bonsai, Cássio pareceu ainda maior. O Gigante da Fiel, com 1,95m, acostumou-se a ver tudo de tal perspectiva. E em campo, garante, a altura impõe medo em adversários e o deixa mais seguro.

No Mundial, o futuro do Corinthians estará nas mãos do goleiro. Como esteve na Libertadores, nas quartas de final diante do Vasco, no lance em que Diego Souza caminhou até sua área e ficou perto de acabar com o sonho dos corintianos. Com desvio milagroso, nascia um herói e o dono da posição.

Quando está no gol, duas características se fortalecem. A principal é a tranquilidade, conhecida por todos, que nunca se abala.

– A pressão no Corinthians é enorme, mas sou tranquilo mesmo. Nada me tira do sério. Não tenho medo algum. O mais difícil nesse ano já passamos, que foi a Libertadores. Foi uma pressão enorme, vários jogos decisivos, e o time se mostrou bem. Temos de jogar o Mundial com tudo, com a mesma vontade para trazer esse título – disse.

A outra personalidade, atípica para Cássio, é a de um guerreiro samurai, figura que ele carrega em uma tatuagem no antebraço direito. No Japão, samurais usavam a arte do Bonsai para aflorar a concentração e encontrar equilíbrio.

O goleiro encarna um lutador quando lembra de todas as dificuldades que passou na vida. De Veranópolis (RS), onde nasceu, passando pelos tempos de Holanda, onde atuou, até chegar ao Timão para viver a melhor fase de sua carreira.

– O Corinthians é minha casa. Antes nunca imaginei jogar aqui. As pessoas me receberam e me trataram muito bem, não penso em sair mais para a Europa, penso em ficar no Corinthians, fazer história e ganhar títulos. Esse é o meu objetivo na carreira – ressaltou Cássio.

Bate-Bola com Cássio

Goleiro do Corinthians, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

‘Quando entrei, sabia que não ia mais sair’

Quando achou que tinha conquistado a posição de titular?
Sem querer desprezar ninguém, quando eu entrei sabia que não ia mais sair. Confio muito no meu trabalho. Trabalhei muito duro quando não vinha jogando, quando não era convocado sempre me dediquei ao máximo para tentar melhorar. Eu sabia que estaria preparado. O Julio era titular, mas o grupo me apoiou, mostrou que estava comigo. De repente eles poderiam ficar desconfiados, mas não aconteceu.

Se der Corinthians e Chelsea na decisão, qual será o favorito?
O Chelsea. O Corinthians é um grande time, nós sabemos da nossa força, mas eles são os atuais campeões da Europa, têm jogadores consagrados, são os favoritos. Mas não é por serem favoritos que vamos achar que não dá para ganhar. Já provamos nossa força e estamos prontos para qualquer desafio.

Após a defesa do lance com o Diego, você foi chamado de ‘Petr Cássio’, em alusão ao ‘Petr Cech’, goleiro do Chelsea. O que achou?
É um goleiro que não tem nem o que falar, está há muito tempo como titular do Chelsea, ganhou todos os títulos possíveis. Fico feliz de ser comparado com um goleiro do porte dele. Tem posicionamento bom, não fica saltando muito. Goleiro alto sabe explorar a altura. É um grande goleiro, se acontecer essa final, vai ser um prazer jogar contra um grande goleiro.

O que é Bonsai?

Arte milenar
Bonsai, na realidade, não é um tipo de árvore, mas sim a técnica de cultivo. A arte nasceu na China, no século III A.C., mas foi aprimorada pelos japoneses entre os séculos XII e XV, como forma de culto e meditação. Em japonês, Bonsai significa “Cultivar árvore em vaso ou bandeija”.

Técnica e tamanhos
Não existem árvores de Bonsai, mas sim árvores que se transformam através do processo. Com isso, transformam a árvore em uma réplica em miniatura. Não há tamanho específico, mas as árvores geralmente variam entre 25cm e 80cm.

Samurais
A arte do Bonsai era praticada pelos samurais, que eram soldados do Império Japonês, para aflorar a concentração e amenizar o espírito de raiva. Até hoje os policiais japoneses precisam ter no currículo alguma técnica de jardinagem.

Relíquias e tradição
Na China e no Japão existem exemplares com mais de mil anos de idade. Estes podem custar até cerca de US$ 400 mil. Antigamente no Japão, uma família para ter tradição precisava de um Bonsai de 300 anos, pelo menos. O cultivo, antes elitizado, agora virou prática popular.

Com a palavra

Mauri Lima
Preparador de goleiros, em depoimento exclusivo ao LANCE!Net

Conseguimos fazer com que perdesse peso

"Quando Cássio chegou, estava parado havia três, quatro meses, só treinando em Veranópolis (RS), o que não era o ideal. Ele também não jogava havia muito tempo. Conseguimos fazer com que ele diminuísse o peso corporal, o percentual de gordura. Hoje ele tem 10,9% de gordura corporal, que é excelente para alguém de 1,95m. Essa melhora fez com que ele tivesse uma oportunidade e mostrasse as qualidades dele. É um goleiro grande, que tem de trabalhar a agilidade. Quando Tite o escolheu como titular, ele abraçou a vaga e não soltou mais. Cássio vem tendo uma regularidade muito boa durante o ano e espero que ele nos ajude a ganhar o título mundial"