quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Perfil Mundial de Clubes 2012: Corinthians

PERFIL
Por Fernando H. Ahuvia

O Mundial de Clubes 2012 está prestes a começar, em menos de uma semana, e vai coroar o melhor entre os mais vitoriosos times da temporada.

O campeonato terá duração de 6 a 16 de dezembro e será disputado no Japão, onde os melhores clubes de cada confederação se farão presentes. Para a maioria dos fãs, Chelsea e Corinthians não necessitam apresentações, porém outros competidores precisam ser introduzidos.



Nesta série, o Goal.com apresentará para você todos os sete clubes que irão tomar parte deste torneio. Aqui, o perfil do Corinthians.

Sob a luz de um lampião, o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado no dia 1 de setembro de 1910, no bairro paulistano do Bom Retiro por cinco jovens operários.  O nome da equipe veio de uma homenagem ao Corinthian Football Club, da Inglaterra, que fazia uma excursão pelo Brasil no mesmo ano. No final da década de 20, o Timão inaugurou o estádio Alfredo Schürig (Parque São Jorge). No entanto, a “fazendinha”, como é conhecida, quase não foi utilizada para jogos do time alvinegro por conta da sua pequena capacidade (18 mil torcedores).

Em mais de 102 anos de existência, o Corinthians passou por diversos momentos históricos, como a invasão corintiana para assistir à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense, no Maracanã. Na ocasião, mais de 70 mil torcedores foram ao Rio de Janeiro. No ano seguinte, o Timão acabou com um jejum de 22 anos, oito meses e sete dias sem conquistar um título ao bater a Ponte Preta no Morumbi com um gol sofrido de Basílio. Em 1982 e 1983, o clube viveu a Democracia Corinthiana, onde, após 18 anos de ditadura, o Corinthians passou a respirar ares de liberdade.

Na década de 90, o Corinthians conquistou nada menos que quatro títulos nacionais: três brasileiros (1990, 1998, 1999) e uma Copa do Brasil (1995). Logo na virada da década, o Timão se tornaria o primeiro campeão Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Vasco nos pênaltis. Em 2007, o time paulista viveu o pior momento da sua história: o rebaixamento para a Série B do Brasileirão. No ano seguinte, o Corinthians voltou à Série A. Em 2009, com a presença de Ronaldo Fenômeno no elenco, o Timão voltaria a conquistar títulos importantes. Neste ano, o Timão conquistaria pela primeira vez a Copa Libertadores da América.

TÁTICAS E ESTILO DE JOGO

Vivendo o melhor momento da sua carreira no comando do Corinthians, o técnico Tite conta com um conjunto muito forte. No Mundial, o comandante pretende escalar o Timão no 4-2-3-1 com uma linha de três entre o meio e o ataque e o centroavante Guerrero mais à frente no setor ofensivo.

Durante as partidas, é possível observar diversas variações táticas na equipe e reservas que se adaptam facilmente ao estilo de jogo imposto pelo treinador corintiano. É de se destacar também a ajuda dos atacantes na forte marcação que o Corinthians impõessobre os adversários.

Titular absoluto da Seleção Brasileira e do Corinthians, Paulinho é mais um volante que chegou ao Timão como um desconhecido, mas hoje é o jogador mais importante no esquema tático da equipe. O 4-2-3-1 utilizado na maioria dos jogos por Tite permite uma maior participação do camisa 8 nas jogadas ofensivas do time.

Destaque nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 2011 e da Copa Libertadores da América deste ano, Paulinho forma ao lado do “cão de guarda” Ralf a melhor dupla de volantes do futebol nacional.

O SÍMBOLO | Emerson Sheik

Depois de chegar ao Corinthians em maio de 2011, Emerson se tornou o primeiro atleta a vencer o Brasileirão três vezes consecutivas por clubes diferentes e escreveu de vez seu nome na história do Timão ao marcar os dois gols na final da Libertadores, contra o Boca Juniors.

Muito elogiado pelo empenho dentro de campo, o atacante costuma dar bastante trabalho para os adversários. Além disso, o Sheik é o principal responsável pelas jogadas mais bonitas e as provocações durante as partidas.

A JOVEM PROMESSA | Romarinho

Herói do Corinthians no empate contra o Boca Juniors na primeira partida da decisão da Copa Libertadores da América, Romarinho já caiu nas graças da fiel torcida. O atacante foi contratado pelo Timão após ter sido eleito a revelação do Campeonato Paulista deste ano pelo Bragantino.

Se aproveitando das lesões dos companheiros, Romarinho jogou com frequência no segundo semestre. No entanto, ele deverá começar o torneio intercontinental no banco.

  • Em 2000, o Corinthians conquistou o primeiro campeonato Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Vasco nos pênaltis. O torneio disputado no Brasil é muito contestado pelos torcedores rivais.
  • A Fifa espera uma invasão de corintianos ao Japão. Segundo a autoridade máxima do futebol, a expectativa é de que 20 mil torcedores acompanhem os jogos do time do outro lado do mundo.
  • O lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Danilo já conquistaram o Mundial de Clubes com o São Paulo, em 2005.

O técnico Tite utilizou as últimas rodadas do Brasileirão para fazer os ajustes necessários e definir a equipe que começará jogando o Mundial de Clubes. O setor ofensivo é o único que ainda segue em aberto para a disputa do torneio. Danilo, Douglas, Emerson, Guerrero, Jorge Henrique, Martínez e Romarinho disputam as últimas quatro vagas. A tendência é que os quatro primeiros sejam os escolhidos para começar jogando.

Com um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito, o peruano é a única dúvida. Caso não tenha condições de jogo, Jorge Henrique deve ficar com a vaga.

Cássio
Alessandro, Chicão, P. André, F. Santos
Ralf, Paulinho
Danilo, Douglas, Emerson
Guerrero