sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pai e filho destacam DNA corintiano e relembram fatos marcantes do Timão

Paulo Marcelo Vélez João Paulo torcedores Corinthians (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)Paulo e João Paulo: DNA corintiano na família
(Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)

Está no sangue. É assim que Paulo Marcelo Vélez define a sua paixão pelo Corinthians. Aos 50 anos de idade, o torcedor explicou que o DNA do Timão está enraizada na sua família e que o fato de ter nascido na Penha, bairro de São Paulo, ajudou.

- A paixão já vem no sangue. Está no DNA. Eu sou da Penha, bairro próximo do Corinthians. Sou filho de conselheiro vitalício. Se olhar a parte da família da minha mãe, que são nove irmãos, todos são da Penha e corintianos. A família do meu pai também, tirando uma ovelha perdida, um tio são-paulino. Então, não tinha como ser diferente. Está no sangue mesmo.

Sangue que corre nas veias do filho de Paulo, João Paulo Rocha Vélez, também torcedor do Timão. O adolescente de 16 anos deixou bem claro que a escolha do pai não influenciou na escolha do clube do coração.

- Ele não influenciou. Já nasci corintiano. Veio no sangue. Eu nasci e a primeira roupa que eu vesti foi a do Corinthians. É obrigatório. Já estava no DNA.

Momentos marcantes com o Timão

Pai e filho recordaram momentos marcantes em suas vidas atrelados a história do Corinthians. Acompanhando o clube há bastante tempo, Paulo recordou dos momentos difíceis em que passou sempre ao lado do Timão.

- Acho importante estar presente nos momentos difíceis. Eu costumo sempre falar isso. Do jeito que pude sempre estive nas situações mais complicadas. Na queda de 2007 (jogo contra o Grêmio), eu larguei tudo e fui para o Sul. Outra queda em 1981. Era um jogo muito importante para obter a classificação para a Taça de Ouro e não pegamos. Teve em 77, quando vi meu pai chorar acho que pela terceira vez na vida. Como ele chorou também em um momento muito ruim que foi em 1974 (Campeonato Paulista). Perdemos um título que estávamos na fila e eu o vi chorar. Para se ter noção da importância que tem o Corinthians na nossa vida. Foi a primeira vez que eu o vi chorar.

Paulo Marcelo Vélez João Paulo torcedores Corinthians (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)Pai e filho em viagem à Brasília durante disputa da Série B pelo Timão (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)

Já João Paulo se lembra de um momento mais alegre para os corintianos: o ano de 2005. Não só pelo título brasileiro conquistado pela geração Carlitos Tevez, mas por um jogo especial: Corinthians 7 a 1 no Santos, no Pacaembu.

- Importante, em 2005, foi a goleada. O 7 a 1 no Santos. Foi um jogo bem legal para gente. Marcou bastante e até hoje o pessoal lembra para zoar. Foi um jogo importante para nós.

Aposta em Emerson Sheik e Paulinho no Mundial

Os dois acompanharão o Corinthians no Mundial de Clubes deste ano, no Japão. A viagem começa nesta sexta-feira. Primeiro eles irão até os Estados Unidos para se encontrar com outro grupo de torcedores e de lá seguem para Tóquio.

Na disputa, onde o Timão busca o bicampeonato, João Paulo já escolheu quem deverá ser o destaque do clube brasileiro na competição: o atacante Emerson Sheik.

- Acho que será o (Emerson) Sheik de novo, assim como foi na Libertadores. Ele tem esse jeito de decidir,  já jogou no Oriente. Ele possui espírito de decisão e acho que vai ajudar a gente de novo.

Já Paulo acredita mais em Paulinho como um jogador que pode desiquilibrar. Entretanto, ele espera que todos os jogadores deem o máximo em campo.

- Eu não sei. Acho que o Paulinho está muito bem. Pode ser que faça um gol decisivo para gente. Certo é que quem entrar lá e jogar tem a obrigação é correr e muito. O resto está tudo certo.

Como terceiro destaque eles não esquecem do xodó da torcida na Libertadores: Romarinho. O jogador marcou o gol de empate contra o Boca Juniors, em La Bombonera, na primeira partida decisão da Libertadores. Poderia ele ajudar o Timão novamente em um momento chave?

- Quem sabe o Romarinho de novo? Ele já está no céu com a gente - concluiu Paulo.

João Paulo Vélez camisa Corinthians Ronaldo (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)João Paulo exibe camisa do Timão com autógrafo de Ronaldo (Foto: Bruno Gutierrez / Globoesporte.com)