terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estrela do Auckland, ex-parceiro de Messi analisa Timão: 'Um dos maiores'

Manel Exposito, do Auckland (Foto: Divulgação)Manel Expósito disputará seu segundo Mundial
com o Auckland (Foto: Divulgação)

Primeiro forasteiro a desembarcar no Japão para a disputa do Mundial e time com mais participações na competição, o Auckland City, representante da Oceania, pode ser o primeiro adversário do Corinthians na estreia alvinegra no torneio, dia 12 de dezembro, em Toyota. Para isso, precisa passar pelo japonês Sanfrecce Hiroshima, na estreia, e pelo egípcio Al Ahly, nas quartas. Mesmo que tenha algum caminho a percorrer até lá, o atacante Manel Expósito, do time neozelandês, mostra que está sabendo o que acontece pelas bandas do Parque São Jorge e até fora dele.

- Conheço os jogadores do Corinthians, como Romarinho, Douglas e Emerson. Também sei que eles têm um novo estádio sendo construído. Eles são um dos maiores clubes do Brasil e o título da Libertadores foi uma grande conquista. Eles jogam no 4-2-3-1, possuem uma grande técnica e um ataque com qualidade - diz o atacante espanhol, destacando o quarteto formado por Danilo, Douglas, Emerson, com Paolo Guerrero mais à frente.

Revelado no Barcelona, Expósito fez sua estreia na equipe catalã no mesmo dia de Messi, em  16 de novembro de 2003, durante amistoso contra o Porto, treinado na época por José Mourinho. Além do argentino, o espanhol atuou ao lado de grandes nomes do futebol sul-americano na equipe catalã e não esconde uma certa admiração pelo Brasil.

- A seleção brasileira é uma dos melhores do mundo. Cresci vendo o Brasil vencer as principais competições internacionais quando criança. Jogadores como Ronaldo e treinei ao lado do Ronaldinho quando estava no Barcelona, assim como Edmilson e Rivaldo. A lista é grande. Todo mundo joga futebol no Brasil.

Auckland City no Japão (Foto: Reprodução / Facebook)Auckland City foi a primeira equipe estrangeira a chegar ao Japão para a disputa (Reprodução / Facebook)

Poucas mudanças em relação a 2011

Em sua quarta participação desde que o Mundial de Clubes adotou o atual formato, o que faz deles a equipe com mais participações na competição, o Auckland, que disputou o torneio em 2006, 2009 e 2011, é um time formado, em sua maioria, por jogadores amadores. Ou seja, muitos de seus atletas batem ponto em outro emprego e encontram no futebol apenas um complemento à renda.

Talvez por esse motivo tenha apenas conquistado uma vitória em seis jogos disputados até hoje no torneio, em 2009, contra o carrasco colorado Mazembe. Na temporada passada, a campanha neozelandesa se resumiu a uma derrota para o japonês Kashiwa Reysol por 2 a 0 na estreia. Expósito avisa que pouca coisa mudou de lá para cá.

Manel Exposito, do Auckland, e Lionel Messi juntos no Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)Expósito (primeiro à esquerda) começou a carreira com Lionel Messi no Barcelona (Foto: Arquivo Pessoal)

- Esse é um time jovem comparado ao do ano passado, mas é difícil fazer comparações. Ambos os times são brilhantes na sua maneira, mas nós tempos alguns novos jogadores e eles têm que se ajustar ao nosso sistema de jogo, De qualquer forma, eles têm qualidade e fizeram isso rapidamente. De resto, esta é praticamente a mesma equipe do ano passado, só que com algumas pequenas mudanças.

Tite acha encontro com o Auckland improvável

Apesar da possibilidade de encarar o Auckland City na estreia do Mundial, o técnico do Corinthians, Tite, vê o clube da Nova Zelândia com poucas chances de chegar à semifinal da competição em solo asiático. Em conversa recente com jornalistas, o treinador disse acreditar que Sanfrecce e Al Ahly aparecem com mais chances de serem os adversários do Timão na primeira partida alvinegra.

Para tentar provar que o treinador corintiano está errado e tentar - ao menos - repetir o feito de 2009, quando venceu sua única partida na competição, o time neozelandês abre a competição na próxima quinta-feira, em Yokohama, contra o Sanfrecce, em duelo válido pela repescagem.

tabela mundial FIFA 2012 07 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)