sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PC defende Mano e diz que substituto não fará trabalho muito diferente

A demissão de Mano Menezes não agradou o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, nem Paulo César Vasconcellos, comentarista do SporTV. Para ele, o ex-treinador vinha fazendo um bom trabalho e seu substituto não conseguirá realizar muitas coisas diferentes do que já vem sendo feito. Os mais cotados para assumirem o cargo são Tite, comandante do Corinthians, Muricy Ramalho, do Santos, e Luiz Felipe Scolari, atualmente sem clube (assista ao vídeo).

- Eu acho que ele deveria ter permanecido no cargo e vou mais além, acredito que quem o substituir, seja o Muricy, o Tite ou o Luiz Felipe, nenhum deles fará algo muito diferente do que o Mano realizou até agora. Por que o técnico da Seleção esbarrará sempre com a limitação. Seria muito mais fácil se, além do Kaká, você também pudesse contar com um Ronaldinho (Gaúcho) e com um Adriano. Esses três jogadores poderiam ter ajudado a fazer uma transição mais fácil. O que aconteceu foi que hoje você tem um trabalho iniciado e que aponta para um caminho, agora interrompido. Mas, quem o substituir não fará um trabalho tão diferente - disse Paulo César.

O novo treinador da Seleção só será conhecido em janeiro de 2013, mas PC Vasconcellos acha um prazo muito longo.

- Acho que o Brasil entrará em um ano de Copa das Confederações e se for decidida a dispensa do técnico, deveria ser imediatamente anunciado o novo treinador, para que ele, nesse ano ainda de 2012, com a comissão técnica, iniciasse seu trabalho.

Mano Menezes apresentado como técnico da Seleção (Foto: AFP)Mano Menezes ainda no comando da Seleção (Foto: AFP)

Dos 39 jogos que a Seleção disputou sob o comando de Mano Menezes, o time ganhou 26, empatou seis vezes e perdeu sete partidas. Para PC, esses números não são parâmetro, o que influenciou na queda foi a limitação dos jogadores.

- O que motivou essa demissão efetivamente não deve ter sido esse ou aquele desempenho. Me parece que a direção da CBF entendeu que o Mano não estava a altura do desafio que vem por aí. Eu já vejo de forma diferente, entendo que o Mano tem condições plenas de encarar o desafio da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Além disso, Paulo César também revela que conversou com o ex-treinador, mas que ele não esperava a própria demissão.

- O próprio Mano Menezes não estava vivendo a expectativa de ser demitido, pelo contrário, ele já sabia de todo o cenário que se desenhava, mas acreditava que a situação não teria o desfecho que teve. Ele acreditava porque o trabalho mostrava evolução. Em alguns amistosos disputados contra seleções mais fortes, o Brasil não se saiu bem porque era (comandando pelo) Mano Menezes. Fosse o Muricy, que é o mais cotado para assumir, fosse o Felipão, segundo mais cotado, ou o Tite, terceiro mais cotado, a Seleção não teria um desempenho tão diferente assim. Por que a matéria-prima do futebol brasileiro não anda tão em alta assim.

Durante a entrevista coletiva que concedeu à imprensa, Andrés Sanches não escondeu seu descontentamento com a decisão de encerrar o contrato de Mano. Apesar do diretor de seleções não afirmar, PC Vasconcellos explica por que não se surpreenderia se, em algum momento, Sanches pedisse demissão do cargo (assista no vídeo ao lado).

- Ele deixou muito claro que ele não ficou absolutamente nada satisfeito com a decisão. Andrés Sanches é um sujeito capaz de rompantes, às vezes de exageros, mas você jamais deixará de saber rigorosamente o que ele pensa. Nessa entrevista coletiva e e deixou claro que não concordou com a decisão da CBF, deixou claro que se ele não fosse a entrevista, ninguém teria ido e eu não me surpreenderei se, dentro de um breve período, ele Andrés Sanches também deixar o cargo de diretor de seleções da CBF porque o desconforto dele com a decisão é muito grande. Desde o início, quando surgiram as informações de que Mano Menezes poderia ser demitido ele se manifestou de forma contrária e sempre de forma enfática que é uma característica dele.

Assista a mais vídeos do Tá na Área