sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diretoria do Corinthians diz que Tite só sai se multa rescisória for paga

Poucas horas depois de Mano Menezes ser demitido da Seleção Brasileira, a diretoria do Corinthians se apressou para garantir a permanência do técnico Tite. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, o diretor de futebol Roberto de Andrade disse que só liberará o treinador caso a Confederação Brasileira de Futebol ou o comandante pague a multa rescisória.

Tite no treino do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, durante treino do Corinthians, no CT Joaquim Grava (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Tite renovou recentemente o contrato com o Timão até o encerramento da temporada 2013. Não há no vínculo nenhuma cláusula que o deixe livre do compromisso caso seja convidado para assumir a Seleção. A multa é referente ao tempo do acordo, cerca de R$ 5 milhões.

– O contrato está firmado até dezembro de 2013, e ele vai cumprir. Não existe cláusula nenhuma que o libere e não vamos liberar. Todo contrato tem uma multa. Estou falando pelo Corinthians e não pelo Tite. Foi uma posição minha querer falar. Estou dando a palavra oficial do clube – afirmou Andrade.

O dirigente, porém, não descartou se reunir com o treinador caso ele seja convidado pela CBF. Entretanto, não quer que o assunto entre em pauta no clube nas próximas semanas em virtude da disputa do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. A delegação alvinegra viaja no dia 4 para o Oriente. Curiosamente, o presidente da CBF, José Maria Marin, será o chefe da delegação.

– Conversar não tem problema. O que não podemos é tratar de um assunto só na hipótese de ele ser convocado. Temos de seguir o trabalho, temos um objetivo importante. Tenho certeza de que o Tite vai cumprir todas as metas. Se o convite surgir, talvez nós conversemos. Mas a posição do Corinthians é não liberar o treinador para trabalhar na Seleção Brasileira.

Roberto de Andrade, Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Roberto de Andrade, diretor de futebol do Timão
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

A possibilidade de perder Tite não agrada em nada a cúpula do futebol do Timão. O clube cederia o segundo treinador consecutivo para a Seleção Brasileira. O temor é de que a equipe volte a passar por um momento instável, como aconteceu na saída de Mano Menezes. Adilson Batista assumiu, mas foi demitido ainda durante o Brasileirão de 2010.

– Isso (liberação) tem um custo ao clube. Não é bem financeiro, é um custo de mudar o comando. Desta vez, o Corinthians não vai abrir mão disso e vai exercer o contrato até o final. 

Poucas horas antes, Tite conversou rapidamente com o repórter Fábio Seródio, da Rádio Jovem Pan. Ao ser questionado se aceitaria o convite da CBF, disse:

– Que papai do céu me ilumine!