domingo, 12 de agosto de 2012

Coritiba 1 x 2 Corinthians: time paulista acelera ritmo no segundo tempo e consegue a virada com gol de letra de Romarinho

Em jogo realizado no Couto Pereira, o Corinthians acabou saindo vencedor pelo placar de 2 a 1, com gols de Everton Ribeiro, pelo Coxa, e Paulinho e Romarinho pelo Corinthians. A equipe paulista se aproximou um pouco mais da meta traçada por Tite: ficar entre os dez primeiros colocados ao fim do primeiro turno. Com a vitória, a equipe ocupa justamente a décima posição, já o time paranaense fica em 15º, a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Inter em casa enquanto o Coritiba tem uma parada dura pela frente: o Vasco em São Januário.

Pouca criatividade e muitos erros de passe marcaram a primeira etapa. No último lance, Coxa abre o placar.

Apesar de começar pressionando o Corinthians em seu campo de defesa, o Coritiba não representava grandes problemas à defesa do time paulista. Jogando somente com Everton Ribeiro na armação, o time da casa encontrava grandes dificuldades para armar suas jogadas ofensivas.

Do lado do Corinthians, o fato de jogar com dois meias mais ofensivos não influenciava tanto, já que Douglas fez um primeiro tempo abaixo da média. A equipe do técnico Tite até criou algumas boas oportunidades, mas também contou com o mal dia de Romarinho, que vem sofrendo críticas pela escassez de gols. O jogador substitui Emerson desde a lesão do héroi da Libertadores, mas agora tem a forte concorrência de Guerrero, que estava no banco.

Aos 12, Gil, o jogador mais incisivo do Coxa, colocou na frente do círculo central e por muito pouco não domina bola quase na entrada da área. Fábio Santos chegou cortando. O retorno de Ayrton ao time trazia esperança de boas jogadas pelo lado direito, mas o lateral fez um fraco primeiro tempo, protagonizando até um lance feio: após receber passe, ele tentou cruzamento de primeira e pegou muito mal na bola, dando de presente nos pés da zaga paulista.

O Corinthians tentava principalmente pelo lado esquerdo, com Danilo e Fábio Santos, muito dificultado pela forte marcação do Coritiba. Numa das poucas vezes que chegou pela direita, o time paulista criou sua principal chance na primeira etapa: Jorhe Henrique recebeu dentro da área e rolou pra trás, mas Romarinho escorregou na hora de finalizar.

E se quem não faz leva, no último lance da primeira etapa o time da casa abriu o placar. Everton Ribeiro passou Leonardo, que fez muito bem o pivô e devolveu bola açucarada para o meia, que finalizou por baixo do goleiro Cássio, deixando o Coxa em vantagem para o segundo tempo.

Corinthians acelera e consegue a virada mesmo jogando fora de casa

Com Guerrero no lugar de Douglas, Tite mostrou que não estava nem um pouco satisfeito com a derrota e iria buscar não só o empate como a virada. Apesar de ter mais a posse de bola, o time paulista viu o Coritiba passar muito perto de ampliar o placar no Couto Pereira. Aos 11 minutos, Everton Ribeiro soltou uma bomba de perna direita, que Cássio colocou pra escanteio do jeito que deu. Na cobrança, Leonardo desviou livre na pequena área e mandou rente ao travessão, assustando novamente a zaga corinthiana.

Pouco tempo depois, Fábio Santos sentiu lesão na perna e pediu substituição. Sem opção para a posição, o treinador Tite recuou Jorge Henrique para a função e colocou Martínez, tornando o time ainda mais ofensivo. Apenas dois minutos depois, o próprio Jorge Henrique cruzou na segunda trave e Paulinho escorou para o chão, empatando a partida: 1 a 1.

A velocidade do jogo aumentou, com as duas equipes buscando o gol da vitória. Aos 29, Martínez teve a chance de cabeça e não decepcionou: mandou no contra pé do goleiro, pra baixo, como manda o manual. Seria gol não fosse a defesa sensacional de Vanderlei, evitando a virada corinthiana. O Coritiba não deixou por menos e Ayrton cobrou falta venenosa, carimbando a trave esquerda do goleiro Cássio, um minuto depois.

Aos 35, Guerrero, que havia sido pouco efetivo até então, passou por dois dentro da área e rolou pra trás, mas ninguém chegou para desviar. Leonardo nova chance pelo Coritiba aos 43: após saída errada do Corinthians, ele recebeu dentro da área, mas demorou pra bater e tentou o cruzamento rasteiro, fácil para o corte da zaga.

E se no primeiro tempo o Corinthians desperdiçou chances e acabou sofrendo o gol, o Coritiba provou do próprio veneno no último minuto do tempo regulamentar. Após jogada bem trabalhada do Corinthians , Paulinho apareceu na direita, dentro da área, para cruzar rasteiro. Romarinho recebeu o passe e tirou uma finalização de letra da cartola, virando a partida para o time do Parque São Jorge. Não houve tempo para mais nada além do lamento dos jogadores do Coritiba.