segunda-feira, 16 de julho de 2012

Assédio sobre atletas causa preocupação no Corinthians

Renato Rodrigues
Rodrigo Vessoni

Publicada em 16/07/2012 às 08:10
São Paulo (SP)

Depois do jogo contra o Náutico, Tite quase não falou sobre a vitória ou do próprio desempenho da equipe. O principal assunto da entrevista coletiva foi a possibilidade de perder atletas para o exterior. E a bronca foi geral.

O treinador demonstrou preocupação com o assédio sobre seu elenco, de clubes do exterior e também de pessoas interessadas em ganhar dinheiro com as vendas. Tal sentimento foi aflorado pela situação de Paulinho. De acordo com Tite, antes da definição, o volante foi bastante pressionado a aceitar a oferta de 8,5 milhões de euros (R$ 23 milhões) da Internazionale (ITA).

Tite não citou nomes, mas a pressão que externou foi feita por aqueles que detém maior parte dos seus direitos – Pão de Açúcar detém 45% e o Banco BMG outros 45%, ficando só 10% com Timáo.

– Existe uma série de interesses, “n” objetivos. O Paulo, assim como o grupo todo, é inteligente em termos táticos e como pessoa. Tem caráter, é íntegro. Ele estava muito pressionado. Disse a ele: ‘Você e sua família são do bem’, e que saberiam enxergar quem não era do bem – desabafou Tite, que completou:

– O torcedor corintiano tem que entender que o Paulinho só ficou no clube por um desejo pessoal. Ele estava pressionado – desabafou.

Tite quer pressa da diretoria na solução das pendências. A situação de Alex, que está perto do Catar, é apenas um caso a ser resolvido...

– Há outras que vocês não sabem. Pega-se o exemplo do Alex, mas é de todo o plantel. Não vou passar para vocês, mas tem jogador que não está nem no banco de reservas e tem proposta. É a valorização de todos (pelo título da Libertadores). Esperamos que isso seja resolvido para ficar voltado apenas no trabalho – afirmou o treinador.

O LANCENET! apurou que Romarinho, Welder e Fábio Santos são alguns dos casos que ainda preocupam a diretoria (leia mais abaixo).

– Não queria estar na pele dos dirigentes corintianos. Solucionar todo esse pepino foi complicado. Os jogadores precisam ouvir os familiares. Eles sabem aonde é que dói o calo, em que lugar aperta, alivia. Só eles – finalizou o técnico do Timão.

Alguns dos jogadores corintianos que estão na mira de clubes do exterior:

Alex – Catar

Jogador do elenco do Corinthians que está mais perto de ir embora. Proposta milionária do Al-Gharafa, do Catar, é vista como irrecusável pelo jogador, de 31 anos. A diretoria do Timão, que não teria interesse em vendê-lo, admite tal possibilidade em meio à proposta que também é altíssima para o clube, de 5 milhões de euros (cerca de R$ 12 mi). Chance de o negócio sair é enorme.

Romarinho – Itália

Nem bem chegou e o jovem atacante já desperta interesse do exterior. A Juventus, tradicional clube italiano, mandou um representante para o Brasil, que foi atrás de informações do jogador com pessoas ligadas à diretoria do Corinthians, que não quis saber nem de ouvir propostas. O desejo italiano em contar com o jovem, que acabou de chegar ao Parque São Jorge, está parado. Mas não terminou...

Welder – Espanha

O lateral-direito não é nem titular do Corinthians, mas há alguns dias houve contato de agentes ligados a um clube da primeira divisão do futebol espanhol, que quiseram levá-lo. A diretoria alvinegra não quis abrir negociação, mas o assunto ainda não está encerrado. Tanto que o técnico Tite citou Welder como um dos assediados por clube do exterior, durante entrevista coletiva sábado, no Pacaembu.

Fábio Santos – Itália

Não houve proposta, mas a diretoria do Corinthians sabe que o lateral é tratado pela imprensa italiana como substituto de Armero na Udinese, da Itália. De acordo com os jornais daquele país, o colombiano, ex-Palmeiras, está na mira da Juventus e, em caso de sucesso nas negociações, o camisa 6 do Timão seria a prioridade da Udinese para substituí-lo. Diretoria alvinegra não tem interesse.