sábado, 16 de fevereiro de 2013

Valdivia e Marcelinho: heróis do dérbi paulista e de títulos estaduais

Corinthians e Palmeiras têm hoje praticamente a mesma campanha no Campeonato Paulista de 2013, mas neste domingo, dia 17, um deles pode deixar o outro para trás na classificação. Alvinegros e alviverdes jogam pela oitava rodada da primeira fase, às 16h, no Pacaembu. Na década passada, duelos importantes marcaram a trajetória dos dois clubes. O relembra dois deles.

Em 11 de fevereiro de 2001, Palmeiras e Corinthians se enfrentavam pela quarta rodada do Estadual. Luizão abriu o placar para o Timão, após cobrança de escanteio de Marcelinho Carioca em que a bola acabou sobrando para o atacante perto da pequena área. O palmeirense Basílio empatou em chute de fora da área. Mas o zagueiro Scheidt, com uma cabeçada no início do segundo tempo, deu números finais ao jogo, com vitória corintiana por 2 a 1. O Corinthians foi campeão estadual naquele ano.

Valdivia gol Palmeiras (Foto: Ag. Estado)Valdivia foi decisivo em vitória do Palmeiras sobre o Corinthians em 2008 (Foto: Ag. Estado)

Sete anos depois, em 2008, foi a vez de o Palmeiras vencer o clássico diante do seu maior rival e ainda levantar a taça do Paulistão no fim da competição. Na 12ª rodada, o duelo levou ao Morumbi 48.930 pagantes, o maior público daquela edição. O único gol do jogo foi marcado pelo palmeirense Valdivia. Diego Souza enfiou a bola para Kleber, que, dentro da área, chutou para a defesa de Júlio César. No rebote do goleiro corintiano, a bola sobrou para o chileno, que colocou no fundo da rede.

Em 2013, os números dos dois times são muito parecidos no Paulistão. O Palmeiras é o quinto colocado com 12 pontos, mesma pontuação do Corinthians, que ocupa a sexta posição. Cada um deles tem três vitórias, três empates e uma derrota. Ambos têm ainda seis gols de saldo, mas o Verdão fica na frente no critério de gols marcados, 15 a 11. Os oito primeiros colocados após 19 rodadas vão às quartas de final.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)