domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desfalque, Guerrero se diz tranquilo com Pato no seu lugar

O ataque do Corinthians brilhou neste domingo. Com dois gols marcados por Paolo Guerrero e um pelo estreante Alexandre Pato, a equipe goleou o Oeste de Itápolis por 5 a 0 e chegou à sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Paulista (Paulinho e Danilo também marcaram, veja os gols no vídeo ao lado).

Na próxima quarta-feira, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, o peruano desfalcará o Timão, devido a um amistoso de sua seleção com Trinidad e Tobago. Problema? O camisa 9 não tem qualquer preocupação em relação ao seu substituto, que deverá ser o próprio Pato.

Neste domingo, o atacante contratado do Milan entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo, no lugar de Guerrero. No primeiro lance em que tocou na bola, aproveitou rebote de uma finalização dele mesmo e, de perna esquerda, fechou o massacre alvinegro. Desempenho tão convincente que o peruano representará seu país sem peso na consciência.

– O Pato é um jogador de muita qualidade. Isso ficou provado hoje. Ele está se entrosando rápido demais com o restante do time, e isso é importante – avaliou.

O técnico Tite se recusa a fazer qualquer previsão em relação à dupla que formará o ataque titular do Corinthians neste ano. Com diversas opções à disposição, o treinador continua com a mesma filosofia: entra em campo quem treina melhor. Ciente de que a disputa será em alto nível, Guerrero ressaltou a necessidade de mostrar serviço e ganhar confiança para não perder o lugar conquistado na formação principal.

– Não dá para saber quem vai ser titular, somente que todo mundo tem de trabalhar. A qualidade do grupo é muito grande. Olhamos para o banco e vemos Pato, Renato Augusto, Douglas, Romarinho... É preciso correr, marcar e ter humildade, porque há muita concorrência  – argumentou.

Foram dois jogos desde o retorno dos titulares: vitórias sobre Mogi Mirim e Oeste, ambas com Jorge Henrique, Emerson e Guerrero formando o trio ofensivo – o esquema tem os dois primeiros mais abertos e o peruano na função de pivô, referência dentro da área. Desde que os principais jogadores voltaram a trabalhar em 2013, o discurso de Tite é o mesmo: o início de temporada deve servir para observar em que local do campo cada atleta rende mais.

Guerrero comemora gol do Corinthians contra o Oeste (Foto: Ag. Estado)Guerrero comemora um de seus dois gols contra o Oeste (Foto: Ag. Estado)

Mesmo ciente da grande concorrência no elenco, Guerrero descarta pedir dispensa da seleção peruana para manter a sequência no Corinthians. Pensando em jogar a próxima Copa do Mundo, o atacante também perderá dois jogos em março, contra o XV de Piracicaba (dia 20) e o Guarani (dia 24), devido a compromissos do Peru pelas Eliminatórias.

– Eu tenho de ir para a seleção também. Quero disputar a Copa do Mundo de 2014. Quando chegar aqui no Corinthians vou retomar todo o trabalho normalmente – disse.

O volante Paulinho também ficará fora do confronto com o Botafogo nesta quarta-feira – ele foi chamado por Luiz Felipe Scolari para o amistoso do Brasil contra a Inglaterra. Quinto colocado do Campeonato Paulista, com 10 pontos, o Corinthians disputa três de quatro jogos na tabela como mandante (além do Oeste, ainda pegará São Caetano e Palmeiras no Pacaembu após viajar a Ribeirão Preto).