terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Palmeiras elimina Corinthians e avança na Copa Brasil Sub-15

O estádio era acanhado, o gramado de qualidade discutível, os jogadores desconhecidos. Mas, de um lado, era Corinthians, e do outro, Palmeiras. E aí, como sempre acontece quando os dois rivais estão envolvidos, houve emoção, nervosismo, casa cheia, gritos e provocações.

E um novo capítulo do dérbi paulista foi escrito: com um gol de falta do garoto Vitinho, o Verdão bateu o Timão por 1 a 0, no início da noite desta terça-feira, em Votorantim, no interior de São Paulo, e se classificou para as semifinais da Copa Brasil de Futebol Infantil, um dos principais torneios da categoria sub-15 no Brasil.

Cerca de 5 mil torcedores, de Votorantim, Sorocaba e outras cidades da região, estiveram presentes. Havia faixas e gritos de guerra do lado de fora, muita luta e correria dentro de campo. Sob a arbitragem do aspirante à Fifa Guilherme Ceretta de Lima, que é de Votorantim, os garotos que sonham em ser ídolos puderam sentir o clima de um grande clássico

Copa Brasil Sub-15 - Palmeiras x Corinthians (Foto: Teylor Soares/SECOM Votorantim)Jabá, atacante do Corinthians com penteado no estilo de Guerrero (Foto: Teylor Soares/SECOM Votorantim)

E se não tinha Guerrero em campo com a camisa do Timão, tinha Jabá. O garoto com cabelo raspado nas laterias, inspirado no herói do título mundial corintiano, teve duas oportunidades no início da partida para abrir o placar: aos 7 minutos, ele apareceu livre, de frente para o goleiro Anderson, mas demorou para concluir e foi desarmado pela zaga. Dois minutos mais tarde, Jabá recebeu lançamento pelo alto, após a bola encobrir o lateral palmeirense, e conseguiu se livrar do defensor, mas foi travado na finalização.

Apesar das chances criadas pelo Corinthians, quem teve as melhores oportunidades na etapa inicial foi o Palmeiras. A equipe de verde até conseguiu marcar, mas Belisco estava impedido. Em seguida, depois de cobrança de escanteio, o ataque palestrino finalizou três vezes. Nas duas primeiras, o goleiro Vitão fez boas defesas e, na última tentativa, a bola foi chutada para fora.

O Corinthians respondeu mais uma vez, com Jabá, que recebeu passe, dominou e chutou forte, no travessão, para delírio dos corintianos e susto dos palmeirenses.

No segundo tempo, o jogo prosseguiu equilibrado, até que, aos 11 minutos, Vitinho abriu o placar de um jeito que o torcedor palmeirense se acostumou a comemorar nos últimos anos: ao melhor estilo do agora santista Marcos Assunção, o camisa 10 cobrou a falta cruzada, pelo lado esquerdo, e a bola cruzou toda a área, enganando o xará Vitão: 1 a 0 para o Verdão.

O Corinthians foi com tudo para o ataque, e brilhou então a estrela do zagueiro Taubaté, que, sem nenhum pudor, chutava a bola para onde o nariz apontava, para vibração da torcida alviverde. Jabá teve outras boas chances, mas não conseguiu finalizar com perigo. Nos minutos finais, o goleiro Vitão subiu para tentar a cabeçada, mas a defesa do Palmeiras espantou todas as bolas e conseguiu segurar a vitória.

Nesta quarta-feira tem mais clima de clássico em Votorantim: Santos e Sâo Paulo se enfrentam às 19h para decidir o adversário do Palmeiras na semifinal, que será na sexta-feira. Antes, às 17h30, Internacional e Bahia jogam para ver quem vai pegar o Grêmio, que, no primeiro jogo desta terça, eliminou o Coritiba, campeão de 2012, com vitória por 1 a 0.

Copa Brasil Sub-15 - Palmeiras x Corinthians (Foto: Teylor Soares/SECOM Votorantim)Após muita correria, Verdão levou a melhor e vai à semifinal (Foto: Teylor Soares/SECOM Votorantim)