domingo, 20 de janeiro de 2013

De Yokohama a Jundiaí: Timão volta a campo para enfrentar o Paulista

Zizao, treino Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Zizao será a novidade do Corinthians em Jundiaí
(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

O distintivo de campeão mundial de clubes estará lá, bem no centro da camisa alvinegra, mas o time do Corinthians que estreia no Campeonato Paulista é bem diferente daquele que venceu o Chelsea há pouco mais de um mês, no Japão. Neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Jayme Cintra, em Jundiaí, o Paulista local recebe uma espécie de “expressinho” do Timão. Esse time tem alguns jogadores que tiveram poucas chances em 2012 e outros mais conhecidos – caso do atacante Romarinho, por exemplo.

Dos campeões mundiais, só o técnico Tite estará em campo, mesmo tendo retornado das férias há pouco mais de uma semana. Os titulares da conquista histórica voltaram ao trabalho no dia 14, e só devem estar à disposição para a quarta rodada do campeonato estadual. Os reforços Alexandre Pato, Renato Augusto e Gil também não jogam neste domingo.

Enquanto isso, a torcida corintiana poderá observar nomes como o chinês Zizao, que deve ser titular pela primeira vez com a camisa alvinegra. Ele treinou bem durante a semana e sempre esteve entre os 11 escolhidos por Tite. O atacante promete ser a grande atração deste início de temporada.

Já o Paulista espera fazer um Estadual melhor do que no ano passado, quando começou bem, com 13 pontos nos primeiros cinco jogos, mas depois sofreu seis derrotas consecutivas e chegou a temer o rebaixamento. Sem reforços de peso e com pouco dinheiro em caixa, o time aposta na base formada durante a Copa Paulista, no segundo semestre do ano passado, e no bom retrospecto do técnico Giba, que sempre liderou a equipe em boas campanhas. Em campo, a promessa é de um time veloz, ofensivo e sem medo do Corinthians.

- Estamos treinando e o nosso grupo está preparado. Claro que faltam alguns ajustes na equipe, por ser uma equipe muito jovem. Mas vamos jogar na nossa casa, e nosso objetivo é a vitória - diz o treinador.

A arbitragem será de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza. A TV Globo transmite o duelo ao vivo a partir das 17h, para o estado de SP (menos Sorocaba), enquanto o PFC mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

header as escalações 2

Paulista: Giba fez mistério e não quis antecipar a escalação, mas deve optar pelo mesmo time que saiu jogando no jogo-treino do último domingo, contra o Fluminense, em Atibaia - à exceção do meia-atacante João Henrique, que substitui Alan Mineiro, ainda sem documentação. O time deve jogar com: Richard; Thales, Lima, Lázaro e Correia; Matheus, Flávio, Kasado, Chiquinho e João Henrique; Joaelton.

Corinthians: com 12 jogadores em fase de preparação, além de Pato, Gil e Renato Augusto, Tite vai escalar um time bem diferente daquele que conquistou o Mundial. A estrutura tática, ao menos, será mantida – um 4-2-3-1 com três jogadores mais avançados, e Romarinho centralizado na área. Wallace, negociado com o Flamengo, será substituído por André Vinícius. O time: Julio Cesar, Edenílson, André Vinícius, Felipe e Ygor (Welder); Guilherme Andrade e Guilherme; Giovanni, Nenê Bonilha e Zizao; Romarinho.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Paulista: o meia Alan Mineiro, que voltou de empréstimo ao futebol japonês, não teve a documentação regularizada a tempo e, apesar de ter sido titular nos últimos jogos-treinos, está de fora da estreia.

Corinthians: Alexandre Pato e Renato Augusto, ainda em fase de preparação física, e Gil, sem documentação regularizada, estão fora. Além deles, os jogadores mais utilizados na temporada passada não jogam – Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas, Emerson Sheik, Guerrero e Jorge Henrique. O atacante Elton, que treinou durante a semana, foi liberado para acertar transferência para o Náutico.

header fique de olho 2

Paulista: Chiquinho foi o grande nome do Galo durante a Copa Paulista de 2012, na qual o time chegou até a segunda fase. Com boa visão de jogo e mira afiada na bola parada, pode ser o homem-gol do Paulista na competição.

Corinthians: após quase um ano de espera, o chinês Zizao, enfim, deve ter uma chance como titular. Elogiado por Tite, o atacante mostrou boa técnica nos treinamentos da semana e deve ser a grande atração do duelo em Jundiaí. Até hoje, ele só jogou dez minutos com a camisa alvinegra, em jogo contra o Cruzeiro, ano passado.

header o que eles disseram

Giba, técnico do Paulista: É uma partida muito difícil, mas também vejo como uma grande oportunidade para os nossos jogadores. Independentemente de o Corinthians vir com time A, B ou C, será um jogo difícil, pois não deixa de ser o Corinthians”.

Paulinho, volante do Corinthians: É sempre importante iniciar um campeonato em busca do título. Vamos iniciar muito bem, passo a passo para conquistar o Paulista. Com todo o respeito a outras equipes grandes, mas o Corinthians sempre entra para ganhar títulos”.

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia

* O Corinthians defende uma invencibilidade de seis anos em estreias no Paulistão. A última derrota foi por 1 a 0 para o Noroeste, em 2006.

* O Paulista busca quebrar um pequeno jejum contra os grandes. Em 2012, só somou um ponto, em empate com o Santos. A última vitória foi em 2011: 3 a 2 sobre o São Paulo.

* O confronto direto tem sido equilibrado nos últimos dez anos. Em oito partidas pelo estadual, foram três vitórias corintianas, três empates e duas vitórias do Paulista.

header último confronto v2

Em 8 de abril de 2012, o Timão enfrentou o Paulista com um time misto, já que dividia atenções com a disputa da Libertadores. Mesmo assim, conseguiu vencer por 1 a 0 e encaminhar sua classificação para a segunda fase. O gol foi marcado pelo atacante Willian, aos 34 do segundo tempo, em jogo que teve nomes como o zagueiro Marquinhos (hoje no Roma), o meia Ramírez e o próprio Willian.