sábado, 5 de janeiro de 2013

Com salário ‘dentro do teto’, Pato lucrará com marketing e patrocínios

Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)Alexandre Pato, com a camisa "Locopositivo"
(Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)

Alexandre Pato vai chegar ao Corinthians com um salário dentro do teto estabelecido pelo clube. No entanto, o atacante poderá lucrar muito com a exploração de sua imagem. O clube planeja ações de marketing envolvendo o nome do jogador, contratado do Milan e anunciado como grande reforço alvinegro para a temporada. A forma como Pato foi apresentado nas redes sociais e no site oficial do clube mostram que os planos são ambiciosos.

Ainda não há um estudo mais profundo sobre o impacto que o atacante pode causar em sua chegada ao Corinthians. Mesmo assim, o clube fala em fazer dele um garoto-propaganda do Alvinegro em todo o mundo, assim como fez com Ronaldo – o Fenômeno foi responsável por intensificar a marca Corinthians no exterior em sua passagem entre 2009 e 2011.

– Sem dúvida, o Pato tem um potencial enorme, uma mídia monstruosa. É um cara que pode e vai ser produto de marketing – afirmou o diretor adjunto Duílio Monteiro Alves.

O clube já sentiu o impacto de Pato logo que anunciou sua contratação, na noite de quinta-feira. Com fotos e um vídeo já produzidos, o Corinthians só viu a imagem do reforço se disseminar por todo o mundo. Jornais europeus e sul-americanos destacaram a transação fechada por cerca de R$ 40,2 milhões, segunda maior compra feita por um clube brasileiro na história – a primeira é de Carlitos Tevez, também pelo Timão, no fim de 2004: à época, cerca de R$ 60,5 milhões.

O reforço corintiano também pode faturar com uma futura revenda, já que ficou com 40% dos direitos econômicos – o Timão tem os outros 60%. Aos 23 anos, Pato é visto como jogador de enorme potencial para manter o marketing alvinegro em alta.

Além do novo atacante, o clube pretende trabalhar a imagem de outros destaques do elenco campeão do Mundial de Clubes, no Japão. Destaque, claro, para o peruano Paolo Guerrero, identificado com a torcida pelo seu estilo raçudo e pelos dois gols que deram o título mundial – um contra o Al-Ahly, na semifinal, outro contra o Chelsea, na decisão.

– Ele fez dois gols importantes e tem a cara do nosso time e torcida. Com certeza, vamos explorar mais isso, como também faremos com o Emerson, Jorge Henrique, entre outros – afirmou Duílio Monteiro Alves.