terça-feira, 27 de novembro de 2012

Corinthians: Os 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O Corinthians anunciou nesta segunda-feira a lista dos 23 jogadores que disputarão o Mundial de Clubes de Fifa, no Japão. O Timão estreia no torneio intercontinental no dia 12 de dezembro contra o Auckland City (NZL), Al Ahly (EGI) ou o Sanfrecce Hiroshima (JAP).

A principal surpresa da relação é ausência do meia peruano Cachito Ramirez, que deve deixar o time alvinegro na próxima temporada. Confira a lista de jogadores que tentarão o bi mundial para o Timão:



Cássio

Apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro deste ano, Cássio assumiu a meta alvinegra após as falhas do até então titular Júlio César e não deixou mais a equipe. Tranquilo e seguro, o goleiro foi um dos destaques da invicta campanha corintiana na Copa Libertadores da América.



Julio Cesar

Revelado nas categorias de base do Corinthians, Julio Cesar foi um dos destaques da equipe na conquista do pentacampeonato brasileiro de 2011. Nesta temporada, o goleiro acabou falhando em momentos decisivos e acabou perdendo a posição de titular durante a Libertadores. Só deve jogar em caso de lesão ou suspensão de Cássio.



Danilo Fernandes

Também formado nas categorias de base do Timão, Danilo Fernandes já disputou 11 partidas com a camisa alvinegra. No Campeonato Brasileiro, o camisa 22 tem revezado com Julio Cesar um lugar no banco de reservas.




Alessandro

No Corinthians desde 2008, Alessandro é titular absoluto da lateral-direita. Depois de ter levantado a taça de campeão da Copa Libertadores da América, o camisa 2 espera ter a oportunidade de repetir o que fez o colombiano Freddy Rincón na conquista do Mundial em 2000.



Fábio Santos

Dono da lateral-esquerda do Corinthians, Fábio Santos vive o melhor momento da sua carreira. Com a saída de Roberto Carlos para o Anzhi-RUS, o camisa 6 conseguiu se firmar no time alvinegro graças as boas atuações no Paulistão e nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.



Guilherme Andrade

Contratado por empréstimo depois de ter feito um bom Campeonato Paulista pela Ponte Preta, Guilherme Andrade se destaca por ser um jogador polivalente: joga nas duas laterais e também como 1º ou 2º volante. A diretoria do Corinthians deve pagar R$ 1 milhão para garantir o jogador em definitivo.




Chicão

Segundo maior zagueiro artilheiro do Corinthians com 42 gols, Chicão chegou ao Corinthians em 2008 e, desde então, conquistou diversos títulos com a camisa alvinegra. O camisa 3, que passou um período no banco de reservas em 2011, voltou ao time titular no início do ano e tem presença garantida nos onze principais para o Mundial.



Paulo André

Destaque na campanha do título brasileiro do Corinthians em 2011, Paulo André precisou superar uma série de graves lesões até conseguir se firmar no time. Neste ano, acabou sendo cortado da lista de jogadores inscritos da Libertadores por conta de uma artroscopia no joelho.



Wallace

Primeira opção no banco de reservas para a zaga, Wallace chegou ao Corinthians em 2011. No empate com o Santos na penúltima rodada do Brasileirão, o defensor finalmente marcou o seu primeiro gol pelo Corinthians.



Anderson Polga

Pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, o zagueiro Anderson Polga chegou ao Corinthians no meio do ano para ajudar principalmente com a sua experiência. Caso Tite necessite, o atleta também pode ser utilizado como volante.



Felipe

Pouco utilizado durante toda a temporada, Felipe quase foi para o Flamengo durante o Brasileirão e seria emprestado em 2013 para ganhar experiência. Contra o Bahia, o zagueiro precisou substituir Wallace e agradou o treinador corintiano, que optou por leva-lo ao Mundial.




Ralf

Força física, disposição e forte poder de marcação. Esses e alguns outros fatores fazem de Ralf o melhor marcador do futebol brasileiro. O volante que chegou ao Corinthians em 2010 tem vaga garantida na equipe titular.



Paulinho

Titular absoluto da Seleção Brasileira e do Corinthians, Paulinho é mais um volante que chegou ao Timão como um desconhecido, mas hoje é o jogador mais importante no esquema tático da equipe. É de se destacar também as chegadas do camisa 8 ao ataque.



Edenilson

Assim como Guilherme Andrade, Edenilson também atua em diversas posições: lateral-direito, segundo volante ou meia. O camisa 21 tem entrado no decorrer de quase todas as partidas do Timão no Campeonato Brasileiro.


Willian Arão

Sem poder contar com o volante Guilherme por conta do jogador ter sido contrato pelo clube depois do fechamento janela de transferências internacionais, Willian Arão foi inscrito em seu lugar. O camisa 17 já participou de 10 jogos com a camisa do Timão.




Danilo

Referência no meio de campo do Corinthians, Danilo foi contratado em 2010 a pedido do então técnico Mano Menezes. Depois de passar um longo período no banco, o meia conseguiu dar a volta por cima sob o comando de Tite no início do Brasileirão do ano passado. O camisa 20 foi titular e peça fundamental no esquema tático que levou o Timão ao seu quinto título brasileiro, e à inédita conquista da Libertadores.



Douglas

Após a venda de Alex para o Al-Gharafa (QAT), Douglas voltou a jogar bem, marcar gols decisivos e colaborar com assistências, principalmente nas jogadas de bola parada. Responsável pela armação das jogadas junto com Danilo, o Maestro deverá ser titular no Mundial.



Giovanni

Depois de ter sido um dos principais jogadores do Corinthians na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o meia Giovanni foi integrado ao elenco profissional da equipe e agradou ao comandante corintiano.




Emerson

Depois de chegar ao Corinthians em maio de 2011, Emerson se tornou o primeiro atleta a vencer o Brasileirão três vezes consecutivas por clubes diferentes e escreveu de vez seu nome na história do Timão ao marcar os dois gols na final da Libertadores, contra o Boca Juniors. Responsável pelas jogadas mais bonitas e as provocações durante as partidas, o Sheik costuma dar bastante trabalho para os adversários.



Guerrero

Contratado após a Copa Libertadores, o peruano Paolo Guerrero conta com a vontade do técnico Tite de montar um esquema de jogo com um centroavante para ser titular. Com experiência internacional, o jogador tem atuado bem nas últimas partidas.



Martínez

Outro estrangeiro que chegou após a Libertadores, o argentino Martínez é um atleta rápido, com bom arranque e que se movimenta bastante dentro de campo. No entanto, a forte concorrência de jogadores que estão a mais tempo no Timão pesam contra o atacante na briga por uma vaga no time titular.



Jorge Henrique

No Corinthians desde 2009, o atacante Jorge Henrique tem o carinho da apaixonada torcida corintiana por sua forte marcação e o estilo guerreiro em campo. As diversas lesões musculares no segundo semestre, atrapalharam o motorzinho do time.



Romarinho

Herói do Corinthians no empate contra o Boca Juniors na primeira partida da decisão da Copa Libertadores da América, Romarinho já caiu nas graças da fiel torcida. O jogador que se destacou no Bragantino deverá começar o torneio intercontinental no banco.