terça-feira, 11 de setembro de 2012

Giovanni ganha espaço no meio-campo do Corinthians

O terceiro gol do Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, no último sábado, chamou a atenção da Fiel no estádio do Pacaembu. Com um chute sutil no ângulo, o meia Giovanni não deu chances ao goleiro Marcelo Grohe e marcou pela primeira vez como profissional, fechando o triunfo alvinegro sobre a equipe gaúcha.

Campeão da Copa São Paulo de Juniores deste ano pelo clube, ele se tornou uma espécie de “filho único” dentre os jovens na equipe comandada pelo técnico Tite.

Dono de atuações discretas na competição juvenil, o garoto de 18 anos acabou ofuscado por outros jogadores, como os zagueiros Marquinhos e Antonio Carlos, o meia Matheuzinho e o atacante Douglas. Hoje, porém, ele é o único que deve ter mais oportunidades de mostrar seu futebol até o fim do Campeonato Brasileiro.

Campeão da Taça Libertadores da América, inscrito no lugar do atacante Adriano, Marquinhos foi cedido por empréstimo ao Roma, da Itália. Já Matheuzinho foi emprestado para o Bragantino e Douglas, para o Paraná. Antonio Carlos permaneceu na equipe, mas não agradou à torcida nos jogos em que foi escalado como titular, no início do Brasileirão, e hoje compete com cinco zagueiros: Chicão, Paulo André, Wallace, Anderson Polga e Felipe. O goleiro Matheus treina com os titulares, mas é a quarta opção, atrás de Cássio, Danilo Fernandes e Julio Cesar.

Assim, Giovanni tornou-se o único que deve continuar sendo presença constante no time, em especial na reta final do Brasileirão, quando o Corinthians se voltar quase que completamente para o Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, entre 6 e 16 de dezembro. Natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, ele acumula cinco jogos entre os profissionais do Timão.

O técnico Tite já deixou claro que pretende fazer o rodízio de atletas em sua equipe durante o campeonato, visando evitar desgastes físicos e lesões musculares desnecessárias. No último sábado, Giovanni entrou no lugar do argentino Martínez, demonstrando versatilidade para jogar tanto no meio-campo, quanto de maneira mais avançada.

Hoje, os meias titulares são Douglas e Danilo. Os concorrentes são o peruano Cachito Ramírez, que não caiu nas graças da torcida, embora tenha participado da campanha do título brasileiro de 2011 e da Libertadores neste ano, e o curinga Edenílson, que pode ser escalado tanto como volante quanto na lateral. O recém-chegado Chiquinho, que ainda não estreou, também pode atuar no setor.