domingo, 19 de agosto de 2012

Santos x Corinthians: os personagens que podem decidir o clássico

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Após a semifinal da Copa Libertadores da América, Santos e Corinthians voltam a se encontrar neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 18º rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 303 jogos na história entre os dois rivais, o Corinthians apresenta uma grande vantagem. Foram 123 vitórias do Timão, contra 96 do Santos, além de 84 empates. O time de Parque São Jorge marcou 557 gols, contra 472 do Peixe.

Pensando neste grande duelo, o Goal.com cita alguns dos personagens que podem decidir o clássico.

QUEM PODE DECIDIR A FAVOR DO SANTOS


Neymar

Principal estrela do Santos e grande candidato a craque do Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar é a grande esperança da equipe em todas as partidas. Depois de quase um mês fora por conta da disputa das Olimpíadas e do amistoso com o Suécia, o craque santista já foi o principal destaque da vitória sobre o Figueirense.

Neymar também tenta diminui o retrospecto negativo em confrontos contra o arquirrival: em 15 jogos, são cinco vitórias, três empates e sete derrotas. O último encontro entre os dois times aconteceu nas semifinais da Copa Libertadores da América. Neymar deixou sua marca, mas o empate em 1 a 1 tirou o Santos da luta pelo bicampeonato.

Ganso

Ainda sem ter seu futuro definido, o meia Paulo Henrique Ganso retornou ao Santos e contribuiu com um dos gols da vitória do time sobre o Figueirense por 3 a 1.

A torcida espera que o jogador volte a ser participativo como antigamente. Se estiver inspirado, sua criatividade e seus toques envolventes podem ajudar o Peixe a superar a forte defesa do Corinthians.

André

Após dois anos, André reestreou pelo Santos na quinta-feira, na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, em Florianópolis. Ainda sem ritmo de jogo, o atacante teve dificuldades para criar jogadas e sequer conseguiu finalizar na meta adversária. Contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Pacaembu, o atacante terá a chance de voltar a balançar as redes com a camisa do alvinegro praiano.

Patito Rodríguez

Logo na sua estreia pelo Santos, o meia-atacante Patito Rodríguez marcou um gol no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, no último sábado, no Pacaembu. No meio de semana, contra o Figueirense, o argentino fez seu primeiro jogo como titular. No entanto, como Juan foi expulso, teve que deixar o campo ainda aos 12 minutos para dar lugar a Gerson Magrão.

Neste domingo, Patito estará à disposição do técnico Muricy Ramalho para disputar seu primeiro clássico com a camisa do Peixe.

QUEM PODE DECIDIR A FAVOR DO CORINTHIANS

Paulinho

Após ter defendido a Seleção Brasileira no amistoso contra a Suécia, o volante Paulinho está de volta ao Corinthians. Peça-chave do esquema tático do técnico Tite, o camisa 8 tem capacidade de desequilibrar o clássico deste domingo a favor do Timão.

As chegadas de Paulinho ao campo de ataque tem sido determinantes para a equipe conseguir a vitória em diversas partidas.

Danilo

Autor do gol do empate em 1 a 1 com o Santos, que colocou o Corinthians na de decisão da Copa Libertadores da América, o meia Danilo é mais um jogador com extrema capacidade para ajudar a equipe.

Danilo possuí uma qualidade técnica invejável e sua função tática dentro da equipe é fundamental.

Romarinho

Romarinho está de volta ao time depois de ter cumprido suspensão contra o Internacional. O atacante, herói do Corinthians no empate contra o Boca Juniors na primeira partida da final da Libertadores, gosta de marcar gols bonitos e em jogos decisivos.

Em sua primeira partida como titular pelo Timão, Romarinho marcou os dois gols da vitória sobre o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Depois de um longo período sem balançar as redes, o atacante garantiu a vitória do Corinthians sobre o Coritiba na semana passada com mais um belíssimo gol de letra.

Guerrero

O clássico contra o Santos é uma boa oportunidade para o centroavante Guerrero marcar seu primeiro gol pelo Corinthians. O jogador que estava defendendo a seleção peruana e por isso desfalcou o Corinthians na partida contra o Internacional, deve voltar a ser titular, já que Jorge Henrique e Emerson estão lesionados.