sábado, 22 de setembro de 2012

Protótipo da cobertura da Arena Corinthians está 'escondido' no CT

Mais perto do que todos imaginavam. Bem ao lado do centro de treinamento do Corinthians, no Parque Ecológico do Tietê, está algo que todo torcedor do time gostaria de ver. Enquanto a construção do estádio, em Itaquera, segue em ritmo acelerado, outra parte fundamental, que vai deixar tudo mais bonito, está escondida ali - o projeto da cobertura.

cobertura estádio corinthians (Foto: Sinclair Jr.)Protótipo da cobertura que será utilizada na Arena do Timão (Foto: Sinclair Jr.)

- Esse é um protótipo com o material que vai ser utilizado no estádio. Assim é possível sair do projeto e perceber de maneira real como vai ficar a cobertura do palco de abertura da Copa do Mundo de 2014 - diz Aníbal Coutinho, arquiteto responsável pela obra.

Tudo faz parte de uma série de testes. No protótipo é possível ver todas as camadas da construção: primeiro, uma camada de chapa corrugada. Depois, placas de poliisocianurato, que vão garantir isolamento térmico e acústico. Por cima ainda tem uma camada de gesso acartonado. E, para finalizar, uma grande manta branca, que vai dar acabamento e ainda escoar a água das chuvas, que será reaproveitada no estádio.

Serão seis meses com essa estrutura montada. Assim, todos vão ter certeza de que, quando uma peça igual a essa for colocada na parte mais alta do estádio, nada vai sair errado.

- Esses testes começaram na Alemanha, num túnel de vento. Depois, eles foram feitos agora no local e vamos continuar fazendo os testes mecânicos, que são os testes de subir em cima, andar, chuva, limpeza de sujeira – diz Aníbal.

São três anos desde o início do projeto até o fim da colocação da cobertura. A expectativa é que o estádio esteja pronto no fim de 2013.

cobertura estádio corinthians (Foto: Sinclair Jr.)Estrutura foi montada para que engenheiros fizessem testes (Foto: Sinclair Jr.)