terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os possíveis adversários do Corinthians na estreia do Mundial de Clubes

Sorteo Mundial de Clubes 2012

El sorteo del Mundial de Clubes, en Zúrich / Getty

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O Corinthians já conhece seus possíveis adversários na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa de 2012. Na última segunda-feira (24), em Zurique, na Suíça, a entidade organizou em sua sede o sorteio da chave da competição, que será realizada entre 6 e 16 de dezembro no Japão.

Representante da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o Timão pode encarar o campeão africano, Auckland City (NZL) ou o campeão japonês. A partida será disputada no dia 12 de dezembro, no Toyota Stadium.

Apesar da definição das chaves, o time de Parque São Jorge precisará esperar um pouco para saber o cruzamento exato. Na abertura do Mundial, o Auckland City (representante da Oceania) enfrentará o campeão japonês, que será definido daqui a oito rodadas do campeonato nacional. O vencedor desse jogo pega o campeão da Liga dos Campeões da África, que será conhecido no dia 11 de novembro.

A única coisa certa é que o time Alvinegro não enfrenta o Monterrey na semifinal. Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, o time mexicano irá encarar o representante da Ásia, que só será conhecido no dia 9 ou 10 de novembro. Quem passar neste confronto terá pela frente o Chelsea.

OCEANIA: Auckland City (Nova Zelândia)

Pela quarta vez em sua curta história, o Auckland City, da Nova Zelândia, será o representante da Oceania no Mundial de Clubes da Fifa. Fundado em 2004, o time neozelandês foi eliminado ainda na primeira fase em 2006 e 2011. Um quinto lugar, em 2009, foi a melhor participação da equipe.

A vaga para o Mundial deste ano aconteceu sem maiores dificuldades.  Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Auckland City se classificou na primeira posição do Grupo B da Liga dos Campeões da Oceania. Na decisão contra o Tefana, da Polinésia Francesa, mais duas vitórias: 2 a 1 e 1 a 0.

O ACFC será comandado pelo espanhol Ramón Tribulietx, que assumiu a equipe em julho de 2010. O atacante Manel Expósito, com passagens pelas categorias de base do Barcelona, é a grande esperança de gols dos neozelandeses.

PAÍS-SEDE: campeão japonês

O representante do país-sede só será conhecido em 1 de dezembro. Faltando oito rodadas para o fim do Campeonato Japonês, o Sanfrecce Hiroshima lidera a competição com 50 pontos, dois a mais que o Vegalta Sendai, que conta com o meia-atacante Deyvid Sacconi, ex-Palmeiras. Na terceira posição, com 45 pontos, está o Urawa Reds dos brasileiros Popó e Marcio Richardes.

ÁFRICA: Liga dos Campeões da África

A Liga dos Campeões da África está na semifinal. Responsável pela eliminação do Internacional no Mundial de 2010, o Mazembe, do Congo, pega o Espérance Túnis, da Tunísia. Na outra chave, o Sunshine Stars, da Nigéria, enfrenta os egípcios do Al Ahly.

Os dois jogos das semifinais acontecerão nos dias 4 e 18 de outubro, e as finais serão disputadas entre os dias 2 e 11 de novembro.

TABELA DO MUNDIAL DE CLUBES
DATA JOGO CIDADE
6/12 Campeão japônes x Auckland City
Yokohama
9/12 Quartas de final (jogo 1): Campeão japônes ou Auckland City x representante da África 
Toyota
9/12 Quartas de final (jogo 2): Monterrey x representante da Ásia Toyota
12/12 Disputa pelo 5º lugar Toyota
12/12 Semifinal: Corinthians x vencedor do jogo 1 Toyota
13/12 Semifinal: Chelsea x vencedor do jogo 2 Yokohama
16/12 Disputa pelo 3º lugar Yokohama