sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Elicarlos comanda virada incrível do Náutico e é o craque da rodada#20

A comemoração pelos 150 jogos de Elicarlos no Náutico se desenha com enredo de filme de terror. Após os 45 minutos iniciais, o placar mostrava 2 a 0 para o Figueirense, em pleno Estádio dos Aflitos e o Timbu desperdiçara um pênalti logo no início da partida. No entanto, era dia do volante da equipe pernambucana. Apesar da posição em campo, ele era figura constante no ataque e foi recompensado ao marcar dois gols e ajudar sua equipe a virar o jogo e sair com uma vitória épica. Com isso, Elicarlos recebeu nota 9,0 e ganhará o troféu Armandinho, por ter sido o melhor jogador da 20ª rodada.

As exibições de São Paulo e Portuguesa diante de Botafogo e Palmeiras, respectivamente, renderam ótimas notas aos jogadores das equipes. Destaques para Jadson, que comandou o Tricolor na goleada por 4 a 0 sobre o time carioca, e para a dupla Ananias e Bruno Mineiro, que envolveu a zaga alviverde.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de um terço do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

Seleção da 20ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Goleiro:

Mais uma vez Magrão salvou o Sport. As duas grandes defesas no segundo tempo garantiram o empate do time pernambucano diante do Flamengo em 1 a 1, no Rio de Janeiro (confira uma delas no vídeo ao lado). Sem culpa no gol, o paredão ainda manteve a segurança habitual debaixo dos postes e garantiu nota 7,5 na opinião dos avaliadores. Outros três goleiros foram bem na rodada (7,0) e merecem destaque: Dida (Portuguesa), Vanderlei (Coritiba) e Wilson (Figueirense) que, apesar de sofrer três gols, fez grandes defesas e pegou até pênalti na derrota para o Náutico por 3 a 2.

Lateral-direito:

Cicinho foi o verdadeiro heroi da Ponte Preta diante do Atlético-MG. Atuando fora de casa, a Macaca foi no esquema 3-5-2 e o lateral-direito atuou como ala, com liberadade para atacar. O jogador aproveitou os espaços deixados pelos avanços de Junior Cesar e marcou os dois gols do empate (veja o primeiro no vídeo ao lado), garantindo um ponto valioso diante do líder da competição. Pela grande atuação, ele recebeu nota 8,0 dos avaliadores. A posição foi concorrida e teve outros destaques: Ayrton, do Coritiba, e Neto, do Bahia, fizeram grandes partidas nas vitórias de suas equipes e ambos receberam nota 7,5.

Zagueiros:

Rhodolfo gol São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Ag. Estado)Rhodolfo foi um dos destaques do São Paulo
(Foto: Rubens Chiri / Ag. Estado)

Na goleada sobre o Botafogo por 4 a 0, sobressaiu também a solidez defensiva do São Paulo, que conseguiu anular os ataques da equipe carioca. O melhor do trio de zaga foi Rhodolfo, que se desdobrou na marcação sobre Cidinho e Elkeson. O jogador do Tricolor recebeu nota 7,0. Com a mesma avaliação, Valdomiro, da Portuguesa, completa o setor de defesa da seleção da rodada. O jogador da Lusa levou a melhor sobre os velozes Betinho e Mazinho durante a partida e esteve muito seguro durante os 90 minutos, garantindo tranquilidade a sua equipe. Vale a menção para outros jogadores da posição: Rafael Donato (Cruzeiro), Titi (Bahia) e Escudero (Coritiba).

Lateral-esquerdo:

everton cruzeiro treino (Foto: Washington Alves / Vipcomm)Everton foi uma das melhores opções ofensivas do
Cruzeiro (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

Na boa vitória do Cruzeiro fora de casa sobre o Atlético-GO, uma das melhores opções ofensivas da Raposa foi o lado esquerdo, com Everton. Apesar de improvisado no setor, ele se saiu bem, dando trabalho ao goleiro Márcio, com boas finalizações, e ao sistema de defesa do Dragão. O jogador foi envolvente e iniciou boa parte das jogadas de ataque do time mineiro durante a partida, recebendo nota 6,5. Outro atleta que jogou improvisado neste setor e se saiu bem foi Rogério, da Portuguesa. O zagueiro de origem deu conta do recado e impediu os avanços do ataque do Palmeiras e ainda apareceu como homem-supresa, auxiliando o ataque da Lusa.

Volantes:

Os dois jogadores da posição na rodada saíram do Náutico. Souza, que tem jogado mais recuado no Timbu, auxiliando na marcação, não perdeu o ímpeto ofensivo dos tempos em que jogava no Palmeiras. Depois de um primeiro tempo discreto, ele foi um dos grandes nomes da partida contra o Figueirense, marcando um gol (veja no vídeo ao lado) e dando passe para outro, o que lhe rendeu nota 7,5 dos avaliadores. No entanto, quem se sobressaiu foi Elicarlos. O jogador, que marcou dois gols, comandou a equipe para uma virada épica e, com isso, recebeu nota 9,0, sendo considerado o melhor jogador da rodada. Outros do setor que foram bem: Willian (Coritiba), Martinez (Náutico), Edinho (Fluminense) e Ralf (Corinthians), todos com nota 7,0.

Meias:

Ananias não marcou, mas foi um dos melhores da Portuguesa na vitória sobre o Palmeiras. Nos dois primeiros protagonizou belos lances que resultaram em gols de Bruno Mineiro. No primeiro, deu um drible desconcertante no defensor e cruzou com perfeição para o atacante da Lusa (veja no vídeo ao lado). No segundo, um passe de calcanhar que deixou Rogério na cara do gol antes do rebote para o goleador marcar mais um. Nota 8,5 após uma bela atuação. Quem também brilhou sem marcar gols foi Jadson, do São Paulo. O meia iniciou grande parte das jogadas de ataque do Tricolor e desmontou a defesa do Botafogo, sendo um dos melhores na goleada da equipe. O ápice da atuação foi a assistência para o gol de Luis Fabiano, o primeiro da equipe, e o resultado foi a nota 8,0 para ele. Vale destacar também Zé Roberto, do Grêmio, e Moacir, do Sport, que receberam nota 7,0 após boas atuações.

Atacantes:

 Luis Fabiano assinou uma obra-prima logo aos cinco minutos de jogo contra o Botafogo: arrancou, passou pelo zagueiro, driblou o goleiro Jefferson e chutou para marcar o que seria o início da goleada sobre o time carioca (veja no vídeo ao lado). O atacante ainda deu muito trabalho à defesa alvinegra, sempre aparecendo bem dentro da grande área para chutar a gol. Nota 7,5 para o artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred, do Fluminense. No entanto, quem arrebentou foi Bruno Mineiro. A avaliação de 8,5 foi o resultado de dois gols sobre o Palmeiras e o bom trabalho como pivô no ataque da Lusa, sempre abrindo espaços para os companheiros chegarem na cara da meta adversária. Outros jogadores da posição que merecem destaque são Lucas (São Paulo), Aloísio (Figueirense), Kléber (Grêmio), Fred (Fluminense), Emerson (Corinthians) e Rafinha (Coritiba).