terça-feira, 10 de julho de 2012

Corinthians - O que fazer para chegar bem ao Mundial de Clubes

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Campeão invicto da Copa Libertadores da América, o Corinthians já começa a viver o clima de Mundial de Clubes da Fifa e um possível confronto com o Chelsea, que conquistou a Liga dos Campeões deste ano. Goal.com analisa o que precisa ser feito para que o Timão chegue ao Japão pronto para buscar o bicampeonato mundial.

Disputar bem o Brasileirão

Por conta da disputa da Libertadores, o Corinthians ocupa a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No entanto, o Timão não deve ter problemas para se recuperar rapidamente, já que os titulares voltarão a ser utilizados na próxima rodada.

O técnico Tite sabe que é preciso se focar no Brasileirão e esquecer um pouco do Mundial de Clubes. Segundo ele, o Corinthians precisa estar bem na competição nacional para que consiga manter seu padrão de jogo até dezembro.

Para que o Corinthians consiga continuar desempenhando o mesmo futebol apresentado desde a última temporada é preciso manter a base da equipe titular. Isso porque a força do conjunto foi um dos grandes trunfos do Timão na conquista do Brasileirão de 2011 e da Libertadores deste ano.

Depois das saídas do zagueiro Leandro Castán e dos atacantes Willian e Gilsinho, a diretoria alvinegra deve se esforçar ao máximo para evitar um desmanche do time campeão da competição continental.

Um dos jogadores mais assediados do Corinthians, o volante Paulinho recebeu uma proposta oficial do Inter de Milão, mas deve permanecer no clube pelo menos até o final do ano. Para isso, o camisa 8 deve receber um aumento salarial.

Além de manter a base da equipe, o Timão precisa reforçar seu elenco. A contratação de um centroavante é uma das prioridades do clube. Desde a primeira partida contra o Emelec, dia 2 de maio, pelas oitavas de final da Libertadores, o Corinthians vem atuando sem um centroavante de referência.

O esquema campeão brasileiro em 2011 foi alterado com a saída de Liedson do time. O camisa 9 não repetiu as boas atuações que teve com a camisa alvinegra na última temporada e foi parar no banco de reservas.

A diretoria corintiana também busca um atleta para ser reserva imediato do volante Ralf.