terça-feira, 10 de julho de 2012

Boas atuações levam Bernard às primeiras posições do Armandão

Bernard e Danilinho (Foto: Bruno Cantini / Divulgação Atlético-MG)Bernard aparece como postulante ao Armandão
(Foto: Bruno Cantini / Divulgação Atlético-MG)

A boa campanha do Atlético-MG, atual líder do Campeonato Brasileiro, poderia estar atrelada às boas atuações de Ronaldinho Gaúcho, jogador que já foi duas vezes eleito melhor do mundo. Ou quem sabe a Réver, xerife da zaga, e convocado já algumas vezes para a Seleção. Talvez o atacante Jô pudesse ser o nome principal da companhia, com gols decisivos. No entanto, é o garoto Bernard quem tem sido decisivo e causado dor de cabeça aos adversários. A jovem revelação do Galo já caiu nas graças do torcedor por sua habilidade, jogadas de efeito, passes e gols. Tais atuações tem lhe rendido também boas notas no Troféu Armando Nogueira (com base nas avaliações dos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM) e, agora, já aparece entre os cinco melhores na média geral.

O líder do Armandão continua sendo o meia Deco, do Fluminense. No histórico Fla-Flu dos cem anos realizado no domingo, o jogador pode não ter sido decisivo, mas, novamente, teve boa movimentação, com bons passes e a habilidade de sempre. Com isso, tem mantido a média de pontuação e se mantém em primeiro lugar, com média de 7,35 pontos. O mesmo não tem acontecido com Juninho Pernambucano, que vem decaindo nas avaliações e já vê o Romarinho, do Corinthians, empatar na segunda colocação, com 6,75 de média. Outro que aparece como novidade entre os cinco primeiros é Edu Dracena, do Santos. O zagueirão foi decisivo na rodada, marcando um dos gols na vitória sobre o Grêmio por 4 a 2 e, bem avaliado, conseguiu aumentar sua média, aparecendo entre os melhores da competição.

Entre os goleiros, Jefferson, que vinha mantendo a liderança da posição por três rodadas consecutivas, teve pouco trabalho diante da Bahia e recebeu uma nota mediana. Com isso, goleiros que fizeram mais defesas subiram na classificação. O guarda-meta do Botafogo caiu para terceira posição, enquanto Dênis aparece como líder e Diego Cavalieri em segundo. O goleirão do São Paulo tem sido um grande substituto de Rogério Ceni desde o início do ano e fez boas defesas diante do Coritiba, recebendo boa nota. Já o arqueiro do Flu se fez valer das ótimas avaliações nas rodadas anteriores e, com uma atuação segura contrao Flamengo, conseguiu aumentar sua média. Outros jogadores da posição que tem recebido muitos elogios dos torcedores já aparecem correndo por fora: Paulo Victor, do Flamengo, e Marcelo Lomba, do Bahia.

Na lateral direita, Lucas, do Botafogo, tem mantido a regularidade durante toda a competição e com mais uma exibição segura, desta vez, diante do Bahia, alcançou o status de melhor da posição na parcial do Armandão, com média de 6,55. Marcos Rocha, do Atlético-MG, marcou o primeiro gol contra a Portuguesa e, de quebra, conseguiu uma vaga na seleção da oitava rodada, além de alcançar média de 6,42 e entrar de vez na briga para ser o melhor da lateral direita. Pelo lado esquerdo, quem tem aparecido como grande surpresa na competição é João Paulo, da Ponte Preta. Bem na defesa e ainda melhor no apoio, o jogador da Macaca tem chamado a atenção dos avaliadores do Troféu Armando Nogueira e, com boas avaliações, assume a liderança da posição, com nota 6,07 de média. Outros nomes pouco badalados e que têm feito boas partidas são Guilherme Santos, do Figueirense, e Reinaldo, do Sport.

Time menos vazado no Brasileirão, o Atlético-MG tem Réver como seu representante entre os titulares da zaga da seleção do Armandão. O jogador tem se "beneficiado" de sua lesão, já que tem mantido a média de 6,7. Ainda assim, a boa fase é tanta que a dupla que tem atuado nas últimas rodadas, Leonardo Silva e Rafael Marques, já surgem no top 5 da posição. O defensor do Santos, Edu Dracena, alcançou a mesma média de Réver ao ter boa atuação diante do Grêmio, inclusive marcando um gol, e chega ao status de titular do Troféu Armando Nogueira.

Apesar da campanha irregular do Figueirense, o volante Túlio tem sido aclamado pela torcida pela garra em campo e boas exibições ao longo do ano. O jogador tem mantido a boa média de atuações e, com mais uma ótima nota na última rodada, chega ao patamar de melhor de sua posição. Souza é outro que, sem muito alarde, tem feito bons jogos e completa o meio-campo defensivo desta seleção. Na parte ofensiva, Deco e Juninho continuam como titulares. No entanto, Romarinho já aparece com boas possibilidades de tomar a posição do veterano atleta do Vasco. A revelação do Corinthians perde a vaga entre os 11 principais jogadores apenas no critério de desempate - jogou menos partidas. Outro que parece disposto a assumir o posto é Bernard, que tem sido o grande destaque do Atlético-MG no campeonato. Oscar ainda corre por fora.

No ataque, aparece uma dupla que bem poderia ser do Fluminense. Wellington Nem está no clube e, com seu jeito arrojado de jogar, tem conquistado boas notas pelos avaliadores do Armandão, alcançando média 6,70 ao fim de oito rodadas. No entanto, Araújo deixou o Flu antes do início do Brasileirão para defender o Náutico e, por lá, tem feito grandes atuações que o colocam como artilheiro do campeonato e, agora, na seleção do Troféu Armando Nogueira, com nota 6,64 de média. Quem também aparece no top 5 é Marquinhos Gabriel, que chamou a atenção nas últimas rodadas com gols e grandes atuações pelo Sport. Luis Fabiano e Julio Cesar completam a lista da posição.

Parcial do Armandão 09/07 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.