quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Consultor médico do Timão explica procedimentos com Alexandre Pato

LANCEPRESS! - 10/01/2013 - 13:33 São Paulo (SP)

Corinthians anuncia Alexandre Pato (Foto: Divulgação)
Alexandre Pato deverá ser apresentado nesta sexta-feira no Timão (Foto: Divulgação)

Após chegar em São Paulo na manhã desta quinta-feira, Alexandre Pato já começa a passar por uma maratona de testes e exames médicos. Com um histórico complicado, principalmente com lesões musculares, o Corinthians está fazendo um estudo geral do atleta antes da assinatura do contrato.

Em entrevista ao programa Bate-Bora, da ESPN Brasil, o consultor médico do clube, Joaquim Grava, explicou todo o procedimento com relação ao jogador. A ideia é tirar todas as dúvidas da condição real que o atacante se encontra, já que ele não vinha tendo uma sequência de jogos no Milan (ITA).

- Fizemos hoje (quinta-feira) exames de sangue no Pato. No Corinthians, temos a conduta de fazer a colheita do perfil genético por meio da saliva. Tem também a biopsia muscular para ver que tipo de músculo que é, para ver se tem alguma patologia. Fazemos isso em algum jogadores do elenco também - contou.

E MAIS:
Timão espera usar Alexandre Pato na terceira ou quarta rodada do Paulistão

Além de toda prevenção, alguns testes musculares para saber como está os diferentes tipos de massa de Pato serão feitos na parte da tarde. A ideia é que tudo isso seja feito antes de sua apresentação, que deverá acontecer nesta sexta-feira. Os resultados deverão ser conhecidos durante a manhã desta sexta.

- Hoje (quinta-feira) também faremos o exame isocinético, lá no clube mesmo. Também tem a avaliação para saber a massa gorda e a massa magra. E também tem o exame no laboratório R9, que cuida da prevenção de lesão. Nesse ano todo que passou, disputamos Libertadores, Mundial, não tivemos nenhuma lesão muscular. Apenas contratura - afirmou.

Confira na íntegra outros assuntos que o médico abordou sobre Pato:

TUMOR ÓSSEO NA INFÂNCIA/PROBLEMA DENTÁRIO

"O que teve no ombro foi um tumor benigno, uma protuberância óssea. Não tem interferência nenhuma. E o foco dentário não tem influência nenhuma a levar lesões musculares. Antigamente usava-se essa teoria, porque naquela época os jogadores não tinham nem dente. Hoje, não. Todos os atletas vão nos melhores dentistas do mundo, têm dentes perfeitos. Ouvi tantos absurdos a esse respeito, até que ele tinha ido nos Estados Unidos por ter um vírus no sangue."

TANTOS PROBLEMAS

"Tenho certeza que, o que aconteceu com o Pato, é que ele foi muito jovem para Europa, com 17 anos. Isso tudo sem haver uma transição da adolescência para adulto e houve uma sobrecarga com desequilíbrio muscular."

ESSA FALTA DE TRANSIÇÃO AFETOU

"Não tenho dúvida. Isso é uma coisa que é óbvia. Não existe nenhuma patologia que faça ter tanta lesão muscular. Ele teve esse treinamento que foi feito de maneira errado. Aí você entra num desequilíbrio muscular que você deixa de usar um músculo e passa a usar outro. Só a parte posterior da perna esquerda dele, ele teve seis lesões. Esse músculo foi mal treinado e maltratado."

COMO CURAR O PROBLEMA

"Não tem cura. Tem de fazer todas as avaliações. Fazer trabalho com o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) e com o Bruno (Mazziotti, fisioterapeuta) para deixar o jogador apto. Ele não tem problema de ligamento, cartilagem... Aí sim seria um problema."