sábado, 15 de dezembro de 2012

Com estrela, Jorge Henrique renasce para a decisão: 'Fiquei surpreso'

Jorge Henrique Tite treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jorge Henrique foi escolhido por Tite para a final
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O atacante Jorge Henrique contabiliza apenas 27 gols em 196 partidas pelo Corinthians, mas carrega um prestígio que supera qualquer estatística. Longe de ser artilheiro ou um atacante de jogadas espetaculares, o baixinho aprendeu a ser decisivo taticamente e conquistou os últimos treinadores que passaram pelo Timão. Neste domingo, ele volta a ser titular com a missão de surpreender o Chelsea, a partir das 8h30m (de Brasília), na final do Mundial de Clubes.

– Estou preparado. Venho trabalhando para buscar meu espaço. Minha hora chegou e vou fazer de tudo para ajudar o time – afirmou.

Jorge Henrique ganhou a vaga depois que Tite viu o Chelsea vencer o Monterrey por 3 a 1, pela semifinal. O treinador passou a entender que o Timão precisaria de um reforço na marcação ofensiva pelo lado direito, local dominado pelo belga Hazard, e de mais velocidade na saída ao retomar a bola.

Estou preparado. Venho trabalhando para buscar meu espaço. Minha hora chegou e vou fazer de tudo para ajudar o time"

Jorge Henrique

A estratégia com o mesmo Jorge Henrique foi usada na reta final da Taça Libertadores e deu resultado. E que resultado! Atuando desta maneira, o Corinthians anulou Neymar nas semifinais diante do Santos e minou as forças de Riquelme e do Boca Juniors, na decisão.

– O Tite já me conhece há bastante tempo e sabe o que posso fazer a favor da equipe. Fiquei surpreso, não esperava essa chance porque o Douglas vinha muito bem no Brasileiro e jogou bem o primeiro jogo. Estou preparado para o que der e vier.

Contratado do Botafogo em 2009, Jorge Henrique caiu no gosto dos técnicos pela versatilidade. Antes de Tite, já havia atuando como um falso lateral-esquerdo no período vitorioso sob o comando de Mano Menezes. Entre idas e vindas da equipe titular, sempre se destacou em momentos decisivos cumprindo funções muito diferentes de apenas atacar.

O histórico também é favorável. Em três decisões que esteve presente com a camisa alvinegra, venceu duas e perdeu apenas um. Em 2009, se sagrou campeão paulista ao bater o Santos na decisão. O mesmo Peixe que derrotaria o Timão na edição de 2011 do torneio.

O grande momento foi vivido meses depois do primeiro título. Com um gol em cada partida da final, dividiu o papel de protagonista com Ronaldo ao vencer a Copa do Brasil, competição que colocou o Alvinegro novamente na Taça Libertadores.

A volta ao time titular agora serve como redenção. Depois da conquista do maior torneio das Américas, Jorge Henrique sofreu com seguidas lesões nas coxas e praticamente não atuou no segundo semestre. Tanto que, recuperado, ficou no banco de reservas. Por pouco tempo.

– Tinha certeza de que minha hora chegaria de novo. Não fiquei desanimado e continuei procurando meu espaço. Estou preparado.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

tite corinthians (Foto: AFP)Jorge Henrique tem 27 gols em 196 partidas com a camisa do Corinthians (Foto: AFP)