domingo, 2 de setembro de 2012

Timão operário desafia liderança e força ofensiva do Atlético-MG

Montagem, Douglas e Ronaldinho (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Douglas e Ronaldinho, armadores de Timão e Galo
(Montagem: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Cada um ao seu estilo, Corinthians e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 16h, no Pacaembu, em busca da reação no Campeonato Brasileiro. Sem pretensões de brigar pelo título, o Timão não quer acomodação e aposta no consagrado esquema baseado na forte marcação para derrotar o líder. Do outro lado, o Galo confia na boa fase de Ronaldinho Gaúcho e do ataque para superar o atual campeão da Libertadores e seguir na rota da taça.

Depois de arrancar com nove partidas sem perder (cinco vitórias e quatro empates), o Corinthians estacionou. O Timão vem de duas derrotas para os rivais Santos e São Paulo, além de um empate com o Fluminense. A sequência fez a equipe esquecer definitivamente a aproximação aos primeiros colocados. A meta agora é terminar o torneio em uma boa posição. A equipe inicia a rodada em 12º lugar, com 25 pontos.

Dono do melhor ataque (35 gols), o Atlético-MG encara o duelo contra o Corinthians como um jogo de reafirmação. O time atravessa o momento de maior desequilíbrio na competição, já que não vence há duas rodadas, apesar de 14 jogos de invencibilidade – tem 44 pontos.

Os empates com Cruzeiro e Ponte Preta tiveram gosto de derrota. Um triunfo em São Paulo, além de manter a liderança da competição, fará com que o time recupere a confiança e os pontos perdidos em casa.

A Rede Globo transmite a partida apenas para o estado de Minas Gerais. O restante do país pode assistir ao duelo pelo canal PFC, através do sistema pay-per-view. Você acompanha também, no GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.

header as escalações 2

Corinthians: o técnico Tite fez apenas uma mudança na equipe que empatou com o Fluminense. O zagueiro Paulo André cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e volta na vaga de Wallace. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Emerson.

Atlético-MG: o técnico Cuca terá força máxima para o duelo contra o Timão. O treinador ganhou os retornos do volante Pierre e do meia Bernard, que estavam suspensos diante da Ponte Preta. O time está definido com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: o centroavante Paolo Guerrero, com dores no tornozelo esquerdo, e o atacante Jorge Henrique, com uma lesão na coxa direita, não foram relacionados.

Atlético-MG: ninguém.
 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Corinthians:
Ramírez, Martinez e Ralf.

Atlético-MG: Rafael Marques, Réver, Richarlyson, Ronaldinho Gaúcho e Junior Cesar.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Fábio Pereira (TO). Péricles Bassols arbitrou sete jogos no Brasileirão, marcou 257 faltas (média de 36,7 por jogo), aplicou 39 amarelos (média de 5,6 por jogo), três vermelhos (média de 0,43 por jogo) e três pênaltis (média de 0,43 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,4 faltas e 0,24 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Sport 1 x 1 Corinthians, pela oitava rodada.

header fique de olho 2

Corinthians: enquanto o Atlético-MG aposta no talento de Ronaldinho Gaúcho, o Timão também tem seu cérebro para buscar a vitória. Reserva durante a Libertadores, Douglas vem recuperando a forma e subindo de produção. É dos pés dele que o técnico Tite espera que venham as bolas para Romarinho, Emerson e Danilo decidirem.

Atlético-MG: o meia Bernard está de volta ao time após cumprir suspensão. Destaque da equipe, o jogador deverá ser o elemento de velocidade que tentará surpreender a defesa corintiana, que constantemente joga em linha.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “O Atlético-MG é muito forte, com peças de reposição e um treinador que está lá há bastante tempo e sabe usar as características dos jogadores. Ele e o Fluminense estão conseguindo manter uma regularidade”.

Cuca, técnico do Atlético-MG: “O Douglas está jogando muito bem, o Danilo, o Romarinho. É um time rápido, veloz, ofensivo. As armas que eles têm não são poucas. Jogam em casa, fazem aniversário sábado, é um clima festivo, já salvou o ano com sobras por conta da Libertadores, mas quer fazer bonito no Brasileiro. A gente pretende fazer um bom jogo como temos feito lá (em São Paulo)”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

*Líder do campeonato desde a sétima rodada, o Atlético-MG conta com a tradição para ser o campeão brasileiro de 2012. Na era dos pontos corridos, de 2003 para cá, o vencedor do primeiro turno conquistou o Brasileirão em sete das nove edições disputadas. As exceções foram os anos de 2008 e 2009, quando a dupla Gre-Nal terminou o primeiro turno na liderança, mas São Paulo e Flamengo ficaram com os títulos.

*Com 44 pontos em 57 possíveis, o Atlético-MG tem a melhor campanha de um Campeonato Brasileiro por pontos corridos após 19 jogos. Esta marca do Galo supera a campanha do Grêmio em 2008 que somava 41 pontos em 19 partidas.

*Este ano, o Corinthians disputou 30 jogos no Pacaembu, com 20 vitórias, cinco empates e cinco derrotas (0 a 1 Portuguesa; 2 a 3 Ponte Preta; 0 a 1 Fluminense; 1 a 3 Botafogo e 1 a 2 São Paulo), marcando 45 gols e sofrendo 21.

*Corinthians e Atlético-MG se enfrentaram 22 vezes em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, com 11 vitórias do Timão, quatro do Galo e sete empates. Na capital paulista, o Corinthians marcou 25 gols, contra 17 do Atlético.

*Os 22 confrontos entre Corinthians e Atlético-MG realizados em São Paulo pelo Campeonato Brasileiro aconteceram em quatro estádios diferentes: 14 no Pacaembu, seis no Morumbi, um no Canindé e um no Parque Antártica.

*Em São Paulo, a última vitória atleticana sobre o Corinthians aconteceu pela Copa Sul-Americana 2003, quando venceu por 2 a 0, no Pacaembu (30/07/03), gols de Michel e Guilherme. Nas últimas seis vezes que as duas equipes se enfrentaram em São Paulo, o Timão obteve quatro vitórias e dois empates.

header último confronto v2

Corinthians e Atlético-MG se enfrentaram pela última vez no dia 27 de maio, pela segunda rodada do Brasileirão. O Galo venceu por 1 a 0, gol marcado por Danilinho no segundo tempo. Na ocasião, o Timão aguardava pelo início das semifinais da Taça Libertadores, torneio no qual seria campeão pouco tempo depois.