domingo, 16 de setembro de 2012

Dois dias x dois anos: Verdão do novato Narciso encara Timão de Tite

Até a última quinta-feira, Luiz Felipe Scolari era o técnico na elite nacional que comandava seu clube há mais tempo. A demissão do treinador mudou totalmente o panorama do clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu. Em crise, o Verdão entra em campo com o técnico mais “recente” da Série A, Narciso, que deixou a equipe sub-20 e conheceu o elenco profissional há dois dias. Por outro lado, o descompromissado Timão passou a ter o técnico mais longevo da elite do futebol brasileiro: Tite, há um ano e 11 meses no cargo.

Felipão foi demitido depois da série de maus resultados – o último deles, a derrota por 3 a 1 para o Vasco. Por isso, Narciso foi chamado às pressas para “quebrar o galho”, enquanto a diretoria procura um novo comandante. Foram apenas dois dias de trabalho. Bem diferente de Tite, atual campeão brasileiro e da Taça Libertadores. O corintiano foi contratado em outubro de 2010, venceu crises e foi premiado com títulos.

Montagem, Narciso e Tite (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Narciso, no Palmeiras, encara o Corinthians de Tite (Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

No Pacaembu, o Palmeiras enfrenta o Corinthians e a si mesmo. Depois de dias conturbados na Academia de Futebol, a missão do novato Narciso é amenizar o ambiente e tentar alguma novidade tática e técnica, algo que Felipão já não conseguia mais fazer. Com 20 pontos em 24 rodadas, o Verdão está afundado na zona de rebaixamento e precisa urgentemente vencer o clássico para tentar alcançar seus adversários mais próximos na tabela: Figueirense, Sport, Flamengo, Bahia...

Enquanto o Mundial não chega, o Corinthians tenta encontrar objetivos para levar o Brasileirão a sério. Tite e a comissão técnica traçaram um plano de atingir 45 pontos e não correr mais riscos de cair. Com o empate diante da Ponte Preta, o Timão chegou a 32 e perdeu boa chance de subir na classificação. O discurso entre dirigentes e jogadores está ensaiado: ninguém fala sobre o desejo de afundar o rival rumo à Série B, mas uma vitória no clássico deixaria o atual campeão da Libertadores ainda mais em alta.  

Marcelo Aparecido de Souza (SP) apita a partida. Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP) são os auxiliares. O Premiere Futebol Clube transmite a partida para todo o Brasil, e você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM. 

header as escalações 2

Palmeiras: com o provável retorno de Marcos Assunção, Narciso tem mais opções para armar a equipe. O capitão palmeirense deve integrar um meio-campo mais cauteloso, com Henrique e João Vitor auxiliando na marcação. Dessa forma, Tiago Real começaria o duelo no banco de reservas. Na lateral direita, Artur foi sacado e deu lugar a Correa. A provável escalação é a seguinte: Bruno, Correa, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Luan e Barcos. 

Corinthians: o técnico Tite vem sofrendo nas últimas rodadas para repetir formação. Desta vez, as novidades são as entradas do lateral-direito Guilherme Andrade e do zagueiro Wallace na defesa. No meio, Ralf volta de suspensão, enquanto Paulinho está recuperado de dores na coxa direita. Já no ataque, Martinez ganha nova chance. A equipe começa o jogo com: Cássio, Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Romarinho e Martinez. 
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Palmeiras: Fernandinho e Wesley, ambos com lesões no ligamento cruzado anterior no joelho. O primeiro só volta em 2013, mas o segundo pode retornar ainda neste ano. 

Corinthians: o zagueiro Chicão passou por uma cirurgia para a retirada de uma hérnia inguinal, enquanto o meia Ramírez tem uma lesão na coxa esquerda e o centroavante Paolo Guerrero torceu o tornozelo esquerdo. O lateral-direito Alessandro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E o atacante Emerson Sheik foi suspenso pelo STJD.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Palmeiras: Artur, Daniel Carvalho, Luan, Márcio Araújo, Obina e Wellington. 

Corinthians: Danilo, Fábio Santos, Guilherme e Ramírez.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Marcelo Aparecido de Souza (SP) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP). Marcelo Aparecido arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 179 faltas (média de 35,8 por jogo), aplicou 30 amarelos (média de 6 por jogo), três vermelhos (média de 0,6 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo do Verdão na Série A deste ano: Ponte Preta 1 x 0 Palmeiras, pela oitava rodada. 

header fique de olho 2
Palmeiras:
capitão, garçom e líder em campo, Marcos Assunção volta depois de oito jogos fora – sete pelo Brasileiro e um pela Sul-Americana. Referência nas bolas paradas, ele devolve ao time um de seus principais trunfos, que fez muita falta nos últimos jogos 

Corinthians: Romarinho era um desconhecido para a Fiel até o clássico do primeiro turno. Sem tomar conhecimento do principal rival do Timão, o ex-jogador do Bragantino fez os dois gols da equipe na vitória por 2 a 1, credenciando-se para uma vaga no banco de reservas no primeiro jogo da decisão da Libertadores contra o Boca, na Bombonera. O final todos já sabem: Romarinho entrou e fez o gol de empate com os argentinos.

header o que eles disseram

Narciso, técnico do Palmeiras:Não posso colocar minha cara no time em apenas dois dias de trabalho. Vou trabalhar na base do diálogo, tentando motivar, acertar algumas coisas. Mas esse time ainda tem total cara do Felipão.

Tite, técnico do Corinthians: "É um jogo que tem sua grandeza pela história, talvez o maior clássico de São Paulo. Palmeiras e Corinthians têm feito grandes clássicos, quis o destino que em momentos cruciais. Se tivesse perdido aquele jogo depois do Tolima-COL acho que eu não estaria aqui. Se tivesse perdido na última rodada do Brasileiro do ano passado poderíamos ficar sem o título. São jogos sempre com caráter decisivo." 

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* A última vitória palmeirense no clássico foi pelo primeiro turno do Brasileirão 2011, vencendo de virada por 2 a 1, em Presidente Prudente. Emerson marcou para o Timão, Luan e Fernandão para o Verdão. Pelo segundo turno do Brasileirão 2011, Corinthians e Palmeiras empataram sem gols no Pacaembu, resultado que deu o título brasileiro ao Timão.

* No Pacaembu, a última vitória do Palmeiras sobre o Corinthians aconteceu no dia 17 de setembro de 1995, quando venceu por 2 a 0, gols de Müller e Antônio Carlos em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas dez vezes que este clássico foi realizado no Pacaembu, o Timão venceu sete vezes, com três empates.

* Empate é o resultado mais comum nos jogos entre Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Das 40 partidas realizadas por esta competição, 15 terminaram sem vencedor. Sete dos 15 empates foram sem abertura de contagem, o último deles em 1991.

* As maiores goleadas do confronto entre Palmeiras e Corinthians, dentro do Campeonato Brasileiro, foram conseguidas pelo Verdão. Em duas oportunidades, o Palmeiras derrotou o rival por 4 a 1, em 94 e 99, e em 2004, por 4 a 0. Já maior vitória corintiana foi no Brasileiro 2001, quando venceu por 4 a 2.

* Em toda a história, Palmeiras e Corinthians já se enfrentaram 341 vezes, com vantagem palmeirense de três vitórias. O Verdão venceu 121 vezes, contra 118 vitórias corintianas e 102 empates, 497 gols do Palmeiras e 456 do Corinthians.

* A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians completou 95 anos em 2012. O primeiro confronto aconteceu no Parque Antártica, dia 6 de maio de 1917, pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória do então Palestra Itália por 3 a 0, com três gols de Caetano.     

header último confronto v2

Palmeiras e Corinthians se enfrentaram pela última vez no dia 24 de junho, no Pacaembu, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Mazinho abriu o placar para o Verdão logo no início, mas os reservas do Timão viraram para 2 a 1. Destaque para a grande exibição de Romarinho. Na primeira partida como titular, o atacante marcou dois belos gols e comandou o triunfo alvinegro em meio à Libertadores.