sábado, 11 de agosto de 2012

Peça vital de Tite, Danilo tem sondagens da Ásia

Marcelo Braga
Renato Rodrigues

Publicada em 11/08/2012 às 07:03
São Paulo (SP)

Na dele, tranquilo e sem jogar para a torcida. Foi assim que Danilo se tornou um dos principais – ou o principal – jogadores do Corinthians na cabeça de Tite.

Fora da última partida por conta de dores na panturrilha direita, o camisa 20 deverá estar em campo amanhã, contra o Coritiba, para alívio do seu comandante. Após o empate contra o Atlético-GO, o técnico falou diversas vezes sobre a importância do meia. Valor exaltado e justificado a cada palavra.

– Quando você tem o Danilo em campo, tem um jogador que faz a bola bater na frente e ficar. Ele tem a retenção no ataque – explicou.

Essa característica é um dos pontos fortes do meia. No Brasileirão, ele tem média de 1’30” de posse de bola por jogo – só fica atrás do 1’49” dos laterais Alessandro e Fábio Santos, que ficam mais com a bola no pé pelo espaço no setor.

Além de ajudar – e muito – na marcação do meio de campo, ele tem se destacado pelos gols em 2012. Desde que chegou ao Timão, em 2010, a cada ano que passa, seu faro de gol aumenta (veja ao lado). A admiração de Tite pelo pupilo não é à toa, já que, só neste ano, ele superou números de duas temporadas.

Mas a preocupação do técnico não para só em sua volta ao time. Com contrato até 31 de dezembro, o camisa 20 é o único titular sem vínculo garantido para 2013. Apesar de toda moral que tem no Parque São Jorge, a diretoria ainda não o procurou para renovar. O fato preocupa, já que ele tem condições de assinar um pré-contrato com qualquer equipe.

Em contato com a reportagem do LANCENET!, seu agente, Gilmar Rinaldi, ressaltou a vontade de Danilo ficar, mas por outro lado revelou que tem outros clubes de olho.

– Tivemos sondagens da Ásia. Coisas da China, Japão... Teve Qatar também. Mas foram só consultas. Ele quer ficar.

Importante com seus gols e experiência em campo, Tite não quer Danilo em campo só contra o Coxa, quer o meia por mais tempo no Timão.

Gilmar Rinaldi

Agente de Danilo, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

Já houve algum contato do clube para renovar o contrato do Danilo?
Por enquanto nada. Não teve nenhum contato, mas também é muito cedo para isso. Creio que ele fique. O Corinthians tem a nossa preferência na negociação.

E ele quer ficar?
A vontade é que ele continue. Tanto da minha quanto da parte dele. Danilo não é mais um menino, não quer mudar de ares agora. Até tivemos sondagens da Ásia. Coisas da China, Japão. Teve Qatar também. Foram só consultas. Mas como é cedo e sei que ele quer ficar, nem abri uma conversa.

E o que tanto faz ele ter essa vontade de permanecer no clube?
Ele está muito feliz. Está muito bem adaptado ao clube e não nada do que reclamar. Ele sempre me diz que se sente em casa lá.

Acredita que terão alguma dificuldade para acertar valores na hora que abrirem negociação?
O Corinthians querendo que ele continue, acho que a renovação vai sair bem normal. Não teremos dificuldades nos valores. Sempre que sentamos, tivemos as mesmas ideias do clube. Como a gente tem um parâmetro para esses negócios, não vamos ter problemas.

A evolução e os gols de Danilo no Corinthians:

2010 - 3 gols - 49 jogos - 0,06

1° - Paulistão - Corinthians 4x3 São Paulo - Pacaembu - 28/Mar
2° - Brasileirão - Vitória 1x1 Corinthians - Barradão - 21/Nov
3° - Brasileirão - Corinthians 2x0 Vasco - Pacaembu - 28/Nov

2011 - 4 gols - 52 jogos - 0,07

4° - Paulistão - São Bernardo 2x2 Corinthians - 1º de Maio - 30/Jan
5° - Brasileirão - Corinthians 2x1 Coritiba - Fonte Luminosa - 29/Mai
6° - Brasileirão - Corinthians 5x0 São Paulo - Pacaembu - 26/Jun
7° - Brasileirão - Vasco 2x2 Corinthians - São Januário - 02/Out

2012 - 10 gols - 36 jogos - 0,27

8° - Paulistão - Corinthians 1x0 São Paulo - Pacaembu - 12/Fev
9° - Paulistão - Corinthians 2x1 Catanduvense - Pacaembu - 29/Fev
10° - Libertadores - Corinthians 2x0 Nacional (PAR) - Pacaembu - 07/Mar
11° - Libertadores - Corinthians 1x Cruz Azul (MEX) - Pacaembu - 21/Mar
12° - Libertadores - Corinthians 6x0 Táchira - Pacaembu - 18/Abr
13° - Brasileirão - Corinthians 1x1 Figueirense - Pacaembu - 07/Jun
14° - Libertadores - Corinthians 1x1 Santos - Pacaembu - 20/Jun
15° - Brasileirão - Corinthians 2x1 Náutico - Pacaembu - 14/Jul
16° - Brasileirão - Corinthians 2x1 Náutico Pacaembu - 14/Jul
17° - Brasileirão - Corinthians 3x0 Flamengo - Engenhão - 18/Jul

Para embalar longe do Pacaembu

Liberado pelo departamento médico do Timão, Danilo treinou bem ontem, no CT Joaquim Grava. Único titular na atividade técnica com os reservas, ele vai enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira com uma nova missão para ser cumprida: deslanchar longe do Pacaembu.

– Estou muito bem, participei do treino e me senti bem. Tem amanhã ainda, mas espero estar 100% no jogo – afirmou Danilo, ontem.

Vivendo uma ótima temporada quando o assunto é gols, o camisa 20 balança a rede, na maioria das vezes, no Pacaembu. Dos dez tentos em 2012, nove foram na casa alvinegra. O único longe do estádio saiu contra o Flamengo, no último dia 18, na vitória por 3 a 0, dentro do Engenhão.

Seus números nas estatísticas do Footstats também caem fora dos domínios corintianos. No quesito finalização, quando ele está no Pacaembu, tem uma média de 2,2 por jogo. Fora, o número cai para 1,5.

E o problema longe do Pacaembu não tem sido só de Danilo. Em sete jogos neste Brasileirão, conquistou apenas uma vitória – goleada por 3 a 0 sobre o Flamengo.

– No ano passado nosso ponto forte foi fora de casa. Vencemos bastante. O importante é que estamos jogando bem. Mostramos que temos condições de ganhar em qualquer lugar. Agora é voltar a vencer jogar – disse Danilo.

Na edição de 2011, quando o Timão sagrou-se pentacampeão, em 19 jogos como visitante, foram oito vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas. Para subir na tabela, é hora de resolver longe do Paca.