terça-feira, 24 de julho de 2012

Elenco do Corinthians está fechado para o restante da temporada

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O Corinthians está com o elenco fechado para a disputa do Campeonato Brasileiro e do Mundial de Clubes da Fifa. Após a conquista da Copa Libertadores, seis jogadores deixaram o clube: Leandro Castán, Ramon, Alex, Willian, Gilsinho e Liedson. Por outro lado, a diretoria alvinegra manteve a maioria das peças e acertou as contratações dos atacantes Guerrero, ex-Hamburgo, e Martínez, ex-Vélez Sarsfield.

Mesmo com o mercado interno aberto, o Corinthians não busca mais ninguém para reforçar o grupo. Até o final da temporada, o técnico Tite deverá trabalhar com os 31 atletas do atual elenco profissional. O volante Guilherme, que interessava ao Timão, foi descartado por conta dos valores pedidos pela Portuguesa.

– Fiquei bastante feliz. Não só pelos que chegaram, mas pelo grupo que existe e a qualidade que trouxemos. A ideia nunca foi quantidade, mas qualidade. Conseguimos manter a base e nos reforçamos. E a ideia foi essa agora – declarou o diretor de futebol Roberto de Andrade.

A manutenção da base da equipe titular é fundamental para que o Timão consiga continuar desempenhando o mesmo futebol apresentado desde o ano passado. Isso porque a força do conjunto foi um dos grandes trunfos da equipe na conquista do Brasileirão de 2011 e da Libertadores deste ano.

Dois titulares na conquista invicta da Libertadores deixaram o Corinthians. O zagueiro Leandro Castán foi negociado com o Roma-ITA. A partir daí, Paulo André passou a formar dupla com Chicão. Além dele, o treinador conta com Wallace e o jovem Marquinhos para a posição.

No meio-campo, Douglas foi o escolhido para substituir Alex, vendido para o Al Gharafa, do Qatar. Desde então, o camisa 15 vem sendo o destaque da equipe. Nos dois últimos jogas, o meia marcou três gols.

O argentino Juan Manuel Martínez, que estava no Vélez Sarsfield, é um atacante de bastante movimentação e que atua pelos lados do campo. Burrito, como é chamado, chega para repor as saídas de Willian e Gilsinho.


Por sua velocidade pode se adaptar ao futebol brasileiro e ser uma peça importante para o Corinthians. Tem experiência por ter jogado a Copa Libertadores e sem dúvidas pode render bem no Mundial de Clubes.


Christian Nacimbera, Goal.com América Latina

Para a vaga de Liedson, a diretoria corintiana contratou o peruano Paolo Guerrero, que estava no Hamburgo-ALE. De acordo com Claas Philipp, do Goal.com Alemanha, o novo centroavante tem tudo para vingar com a camisa alvinegra.

Guerrero tem bom controle de bola e é capaz de protegê-la contra dois ou três adversários, para que os companheiros cheguem de trás. Ele não é um grande matador, mas tem boa finalização e bom cabeceio.