sábado, 14 de julho de 2012

Corinthians vence o Náutico e deixa a zona de rebaixamento

Danilo - Corinthians x Santos

Site Ofiicial do Corinthians

Precisando vencer para espantar o fantasma do relaxamento que ronda os clubes vencedores de títulos expressivos no primeiro semestre, o Corinthians apostava suas fichas no retorno de Emerson para derrotar o Náutico, em confronto válido pela nona rodada do Brasileirão. Mas quem brilhou foi Danilo, autor dos dois gols da virada corintiana, que enfim deixa a zona de rebaixamento.

Náutico larga na frente e sofre empate relâmpago

O discurso do Corinthians ao longo da semana foi exaustivamente repetido: era necessário esquecer a glória da conquista da Libertadores e focar integralmente no Brasileirão. Afinal, o clube paulista ocupava a vice-lanterna do campeonato. Nos primeiros minutos, entretanto, o Timão aparentou estar disperso:foram 5 escanteios seguidos cobrados pelo Náutico nos 5 primeiros minutos.

O Corinthians só entrou no jogo aos 7 minutos, quando Weldinho fez boa jogada pela ponta direita e cruzou para Danilo dentro da área, que girou e bateu para excelente defesa de Felipe. A partir daí o time da casa passou a ter mais posse de bola, mas sem conseguir criar bons lances de ataque, muito por conta do bom posicionamento defensivo do Náutico.

E foi um defensor que abriu o placar para o Timbu: Elicarlos avançou pelo meio como um camisa 10, tentou o passe para Lúcio e a bola sobrou para o volante, que com categoria colocou no canto direito de Cássio, aos 22 minutos. O Timão não se abateu e no minuto seguinte Paulinho fez lindo lançamento para Danilo dentro da área.O meia ajeitou e bateu com estilo, encobrindo o goleiro Felipe e colocando a igualdade no placar. Após sofrer o empate, o Náutico recuou muito e viu Romarinho crescer no jogo e dar muito trabalho para a defesa alvirrubra.

Danilo vira o jogo

O Corinthians buscou pressionar o Naútico no começo do segundo tempo e deu certo. Aos 4 minutos, Fábio Santos cobrou lateral com força, Danilo desviou e Romarinho completou de cabeça, obrigando Felipe a se esticar todo para fazer a defesa. No minuto seguinte, um verdadeiro bombardeio corintiano: Emerson fez bela jogada pela direita, o zagueiro quase fez contra ao tentar cortar e Paulinho chutou o rebote no travessão. Na sequência, Romarinho subiu e escorou de cabeça para Danilo chutar forte e enfim virar o placar, fazendo explodir o Pacaembu.

O Timão até tentou ensaiar uma pressão, mas essa não é a característica do time de Tite. A partir do gol da virada, o Corinthians passou a ocupar o meio campo, trocando passes e esperando o momento certo para usar a categoria de Danilo e a velocidade de seus atacantes. Cássio só teve trabalho aos 17 minutos, quando Araújo desviou de calcanhar para o gol, mas foi flagrado em posição irregular.

Depois de muito cozinhar o jogo no meio campo, o Corinthians voltou a ameaçar aos 30 e aos 32 minutos: primeiro Emerson recebeu belo passe de Edenilson, avançou e fuzilou o goleiro Felipe, que defendeu com os pés. Depois Danilo observou a passagem de Alex dentro da área, que chutou forte, mas em cima da marcação.  Nos minutos finais, o Náutico foi desordenadamente ao ataque e quase empatou aos 45: Breitner cobrou escanteio, Cássio saiu de soco e Romero, vendo o goleiro adiantado, mandou por cobertura e acertou o travessão, na última chance do Náutico da partida.