domingo, 13 de janeiro de 2013

Raio-X de SP: Timão está ainda mais forte e PH Ganso tem ano decisivo

Ganso São Paulo x Ponte Preta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ganso vai voltar a brigar para ser titular da Seleção,
prevê colunista (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A temporada 2013 para os quatro gigantes de São Paulo começa na próxima semana. Nos dias 19 e 20, Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras estream no Campeonato Paulista. Para o colunista Fábio Seixas, da "Folha de S. Paulo", Timão e Tricolor foram as duas equipes que se movimentaram melhor durante as férias. No Morumbi, a principal aposta é em um jogador contratado ainda em 2012, Paulo Henrique Ganso.

- O São Paulo se reforçou bem, o Lúcio pode dar uma bela organizada na zaga e o Ganso, finalmente, vai mostrar do que é capaz. O Ganso, até agora, teve só uma "pré-estreia" no São Paulo. Ele teve agora o que ainda não tinha acontecido no Santos: tempo e tranquilidade para se recuperar e voltar na sua melhor condição física. O Ganso ia trabalhar todos os dias no Santos, com vários problemas na cabeça, o futuro indefinido. Na Vila Belmiro, era vaiado, xingado. Com todo o tempo de recuperação, a pré-temporada completa e a vida fora de campo tranquila, o Ganso voltará a brigar pela camisa 10 da Seleção com o Oscar. Será uma grande surpresa para mim se isso não acontecer - afirmou Fábio Seixas.

No Corinthians, com as chegadas de Alexandre Pato, Gil e Renato Augusto, o colunista vê o atual campeão mundial e da Taça Libertadores com um elenco ainda mais forte para a disputa da temporada.

- O Corinthians já tinha um grupo muito forte e não perdeu quase ninguém, só o Martínez. Ganhou o Mundial de Clubes em dezembro e, um mês depois, está ainda mais forte. O Pato é uma aposta que tem tudo para dar certo. Imagino que o Corinthians tenha todas as certezas de que vai recuperar o Pato. Ele é jovem, pode ser útil para dentro de campo e pode ser negociado daqui a um ou dois anos, trazer dinheiro para os cofres do clube. Além disso, eu vejo o Corinthians com uma sintonia muito grande entre direção e comissão técnica.

alexandre pato corinthians apresentação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Fábio Seixas: Corinthians trouxe Pato por saber que irá recuperá-lo (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Se os dois rivais estão em alta, Fábio Seixas acredita que o Palmeiras continua sofrendo com o ambiente conturbado fora de campo. O jornalista destacou que, nas primeiras semanas de 2013, o Alviverde já sofre com polêmicas e prevê que, se situação interna não se acalmar, será mais um ano de agonia para os torcedores.

- O Palmeiras parece uma comédia de erros. Conseguiu a renovação com o Barcos, mas perdeu o Marcos Assunção. O Valdivia chegou de maneira agressiva, dizendo que ninguém tem nada com o que ele faz nas férias, chamando dirigente de babaca. O Palmeiras terá mais um ano conturbado fora de campo e, em campo, será outro ano complicado. Está na Libertadores, mas o corre o risco de fazer feio. Este ano era para consertar as coisas e até agora o Palmeiras não começou a fazer isso.

Na Vila Belmiro, o colunista confia em um grande ano do maior reforço do Santos. O argentino Montillo, vindo do Cruzeiro, tem todas as condições de ser o companheiro ideal para Neymar. Na opinião de Fábio Seixas, não havia um camisa 10 melhor para o Peixe contratar.

- O Santos trouxe o Montillo, um jogador que não foi bem em 2012, mas é muito difícil encontrar um camisa 10. O Montillo é o jogador que pode articular as jogadas, organizar o meio de campo, municiar o Neymar. No mercado brasileiro, era o único jogador disponível capaz de tudo isso. Ele tem todas as condições de ser muito importante para o time.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)