quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Paulistas dominam convocação de Mano Menezes para o superclássico das Américas

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

Na última segunda-feira, depois da goleada por 8 a 0 sobre a China, no estádio Arruda, em Recife, Mano Menezes anunciou a lista dos 21 jogadores que vão disputar o Superclássico das Américas, contra a Argentina, nos dias 19 de setembro e 3 de outubro. Apenas com nomes que atuam no futebol nacional, o comandante da Seleção Brasileira apostou no futebol paulista para montar a equipe.

Ao todo, dez atletas que atuam na capital paulista foram lembrados. Corinthians e São Paulo, com quatro convocados cada, são os clubes com mais jogadores chamados.

Corinthians: quatro convocados



Cássio

Apresentado como reforço do Corinthians em fevereiro deste ano, Cássio assumiu a meta alvinegra após as falhas do até então titular Júlio César e não deixou mais a equipe. Tranquilo e seguro, o goleiro foi um dos destaques da invicta campanha corintiana na Copa Libertadores da América.

Convocado para os dois últimos jogos do Brasil, o goleiro Cássio espera sua primeira chance na Seleção principal nos duelos com a Argentina. Em 2007, ele já havia sido chamado por Dunga para os amistosos contra Chile e Gana.



Fábio Santos

Dono absoluto da lateral-esquerda do Corinthians, Fábio Santos vive o melhor momento da sua carreira. Formado nas categorias de base do São Paulo, o jogador já atuou no Kashima Antlers-JAP, Cruzeiro, Monaco-FRA e Santos, mas só conseguiu superar os problemas físicos e as atuações irregulares no Grêmio. Em 2011, decidiu trocar os dois anos de titular no clube gaúcho para ser reserva de Roberto Carlos no Timão.

Com a saída do pentacampeão para o Anzhi-RUS, o camisa 6 conseguiu se firmar no time alvinegro graças as boas atuações no Paulistão e nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores.



Ralf

Força física, disposição e forte poder de marcação. Esses e alguns outros fatores fazem de Ralf, do Corinthians, o melhor marcador do futebol brasileiro. Em 2011, o camisa 5 foi convocado por Mano Menezes em quatro oportunidades. No entanto, o volante parou de ser chamado na atual temporada, pois o treinador da Seleção disse que precisava de um jogador com características de saída de jogo.

De volta à Seleção para a disputa do Superclássico das Américas, Ralf espera mostrar para Mano que é um volante completo.



Paulinho

Titular absoluto do Corinthians, Paulinho é mais um dos volantes que chegou ao clube como um desconhecido, mas hoje vem sendo um dos grandes diferenciais da equipe comandada por Tite.

Presente no Superclássico das Américas do ano passado, o camisa 8 voltou à Seleção contra a África do Sul, mas se lesionou e não participou do amistoso contra a China. Agora, o volante deverá ser titular nos dois confrontos contra a Argentina.


São Paulo: quatro convocados



Rhodolfo

Assim como já havia acontecido no ano passado, o zagueiro Rhodolfo volta a ser chamado pelo técnico Mano Menezes para o Superclássico das Américas.

No entanto, ao contrário do que aconteceu em 2011, o jogador do São Paulo espera ter a oportunidade de jogar.



Jadson

Depois de pouco mais de um ano, Jadson volta a ser lembrado por Mano Menezes. A última convocação do meia havia sido na Copa América do ano passado, quando ainda defendia o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Na competição continental, ele fez o primeiro gol do empate por 2 a 2 com o Paraguai.

No Tricolor, Jadson levou um tempo para se readaptar ao futebol brasileiro. No entanto, com uma boa sequência de jogos, voltou a se destacar com um bom número de assistências e cinco gols marcados no Brasileirão.



Lucas

Presença constante nas convocações de Mano Menezes, o meia Lucas terá mais duas oportunidades entre os titulares para mostrar para o treinador brasileiro que pode ser titular do Brasil na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.

Autor de um dos gols do Brasil na goleada por 8 a 0 sobre a China, em Recife, o meia foi vendido recentemente para o PSG por € 43 milhões (R$ 108,34 milhões). Contudo, ele permanecerá no São Paulo até o final do ano.



Luis Fabiano

Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com 10 gols, Luis Fabiano volta a ser convocado para defender a Seleção Brasileira. O atacante não era chamado para vestir a amarelinha desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo contra a Holanda.

O Fabuloso, que já disputou 43 jogos e marcou 28 gols pelo Brasil, sabe que não terá muitas oportunidades e por isso espera aproveitar a oportunidade.


Santos: dois convocados



Arouca

Um dos destaques do Santos nas últimas temporadas, Arouca foi convocado pela primeira vez para vestir a camisa da Seleção nos amistosos contra África do Sul e China. Em ambas as partidas, o volante entrou no segundo tempo.

Agora, a expectativa é que o jogador do Peixe possa atuar mais tempo no Superclássico, já que apenas jogadores que atuam no Brasil puderam ser convocados.



Neymar

Nos dois últimos amistosos da Seleção Brasileira, Neymar viveu momentos totalmente distintos. Muito vaiado na vitória por 1 a 0 sobre a África do Sul, no Morumbi, o craque santista marcou três gols e foi um dos destaques da goleada por 8 a 0 contra a China, no Recife.

Apesar do pedido do técnico Muricy Ramalho para que o atacante fosse poupado do Superclássico, o técnico Mano Menezes incluiu o jogador na lista de convocados.