segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Timão aposta em Guerrero e Pato para acabar com baixa do ataque

Alexandre Pato na partida do Milan (Foto: Getty Images)Pato: a caminho do Timão (Foto: Getty Images)

O Corinthians espera por Alexandre Pato para tentar acabar de vez com um problema que ferveu os miolos do técnico Tite em 2012. Apesar dos gols decisivos de Paolo Guerrero no Mundial de Clubes e dos dois títulos conquistados na temporada, o Timão sofreu com o baixo aproveitamento dos atacantes.

Não por acaso, o volante Paulinho terminou o ano como o artilheiro alvinegro. A marca alcançada por ele, porém, não é das mais expressivas para um goleador. O marcador, decisivo no esquema tático do treinador pela forma como aparece no setor ofensivo, balançou as redes adversárias 13 vezes. Muito para um defensor, pouco para um clube acostumado com decisões.

Em comparação com os rivais, o artilheiro corintiano tem o pior desempenho. Todos são atacantes. Neymar fez nada menos que 43 pelo Santos. Já Luis Fabiano anotou 32 com a camisa do São Paulo. Até mesmo o rebaixamento Palmeiras foi melhor. O argentino Barcos guardou 28.

O desempenho dos atacantes do Corinthians foi bem abaixo do que os alvinegros projetaram para o ano. Autor de dois na decisão da Taça Libertadores, Emerson fez 12 e terminou em segundo na lista do clube. A terceira posição na relação é ocupada por outro meio-campista, Danilo, com 11.

Abaixo dele, ninguém sequer chegou aos dez. Herói no Mundial, Guerrero comprova como o aproveitamento do setor foi baixo. O jogador chegou ao clube em meados de julho e, mesmo tendo atuado em apenas 17 partidas, anotou oito gols, terminando em quarto.

guerrero corinthians x chelsea (Foto: Getty Images)Guerrero fez oito gols pelo Timão, entre eles, os dois que valerão o título mundial  (Foto: Getty Images)

Liedson e Willian, que deixaram o clube após a Libertadores, sem terem se firmado como titulares, fizeram cinco cada. O número é apenas abaixo de Romarinho, reforço para o segundo semestre e titular em praticamente todo o Campeonato Brasileiro. O Levezinho, aliás, liderou os números em 2011, com 23.

O pior desempenho na atual temporada pertence a Jorge Henrique. Titular na última partida do Mundial e muito importante defensivamente no esquema tático, o atacante participou de 43 partidas e anotou somente três gols. Elton, emprestado ao Vitória, tem a mesma marca. Gilsinho e Adriano, outros que saíram durante a temporada, fizeram um.

À espera de uma resposta do Milan sobre a oferta corintiana, Pato chegará ao clube cercado de expectativa. Entretanto, os números dele na parte final de 2012 não são dos melhores. Com alguns problemas físicos, o jogador foi a campo só sete vezes e fez dois gols. Bem menos do que a Fiel e a diretoria esperam dele.