Centro das atenções do treino do Corinthians desta segunda, no CT Joaquim Grava, Alexandre Pato está pronto para fazer sua primeira partida como titular, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, na quarta. Participativo, o jogador fez trabalhos físicos, técnicos e se arriscou nas cobranças de pênalti. Em oito tentativas, acertou sete com direito a chutes fortes e cavadinhas.
Autor do quinto e último gol do Timão na vitória por 5 a 0 sobre o Oeste de Itápolis, Pato se dividiu entre as cobranças e brincadeiras com o goleiro Caíque. No último sábado, também em treinamento no CT Joaquim Grava, o camisa 7 havia recebido o “Prêmio Pereba” – piada criada pelo elenco alvinegro, que homenageia com um troféu o dono de pior desempenho no rachão. O atacante havia perdido “gols feitos” naquela oportunidade. No Pacaembu, ele precisou de três minutos em campo e dois chutes para balançar as redes.
Apenas os reservas do Timão foram a campo nesta manhã. E não tiveram moleza: fizeram trabalhos fortes de impulsão e arrancada. O goleiro Julio Cesar permaneceu junto dos titulares na academia – ele sentiu dores no joelho direito e se dedicou a atividades de recuperação específicas. Além dele, o chinês Zizao, em fase de transição após problema na coxa direita, trabalhou sob orientação de Flávio Soares, auxiliar do preparador físico Fábio Mahseredjian. Cássio e Chicão também seguem sem ir ao gramado.
O técnico Tite terá mais dois desfalques contra o Botafogo: Paulinho e Paolo Guerrero estarão disputando amistosos por suas respectivas seleções – enquanto o volante viajou na noite de domingo para o jogo entre Brasil e Inglaterra, em Londres, o peruano embarca nesta segunda para o confronto com Trinidad e Tobago. Guilherme e Pato devem ser os substitutos.
Como o próximo compromisso é logo no sábado, contra o São Caetano, o treinador deverá utilizar força máxima em Ribeirão Preto, mas poupar jogadores no fim de semana. Após a vitória sobre o Oeste, Tite já havia demonstrado preocupação em evitar lesões devido ao excesso de jogos. Quinto colocado do Paulistão, com 10 pontos, o Corinthians vem de três vitórias nos últimos três jogos.
Alexandre Pato treina cobranças de pênalti no CT Joaquim Grava, nesta segunda-feira (Foto: Rodrigo Faber)