Rivaldo: agora é São Caetano (Foto: Divulgação)
O atual campeão mundial de clubes contra um pentacampeão mundial pela seleção brasileira: assim será o confronto entre Corinthians e São Caetano, neste sábado, às 16h20m, no estádio do Pacaembu. Se o Timão conta com o elenco que o levou a conquistar o planeta em dezembro do ano passado, a equipe do ABC tem ninguém menos que o estreante Rivaldo, aos 40 anos, como seu principal jogador.
Preocupado em dar sequência à equipe para o clássico contra o Palmeiras, marcado para o próximo fim de semana, e também para a estreia na Taça Libertadores da América, dia 20, contra o San José, da Bolívia, o técnico Tite não poupará nenhum dos seus titulares. Alexandre Pato, que havia assumido a vaga de Guerrero na última quarta-feira, volta ao banco de reservas. O setor ofensivo será formado pelo peruano acompanhado de Jorge Henrique e Emerson Sheik.
As duas atuações de Pato, na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste (quando marcou gol após três minutos em campo) e no empate sem gols com o Botafogo, agradaram ao treinador e à torcida do Corinthians. A filosofia de Tite, porém, não muda: para ganhar vaga entre os titulares, o camisa 7 ainda precisará demonstrar muito serviço nos treinamentos e nas oportunidades que tiver em campo
Se do lado alvinegro do confronto a expectativa gira em torno de diversos nomes, tamanha a força do elenco, no São Caetano a maior novidade é a estreia de Rivaldo. O pentacampeão do mundo será acompanhado do também veterano Fábio Costa, mais novo titular do gol do Azulão, como referência da equipe. O técnico Geninho, também recém-chegado ao clube, não tem certeza sobre a duração do meia em campo, mas o assegurou por pelo menos 45 minutos.
Tite conversa com jogadores no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Na tabela de classificação, as situações são bastante distintas: enquanto o Corinthians luta para entrar no G-4 do Campeonato Paulista, o São Caetano vem de três derrotas consecutivas e ocupa a zona de rebaixamento do estadual.
Marcelo Aparecido de Souza Ribeiro apita a partida no estádio do Pacaembu. O confronto será transmitido pelo canal Premiere, no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir das 16h.

Corinthians: o técnico Tite não fez mistérios sobre a formação. Com Alessandro, Paulo André e Danilo (de volta após serem poupados), além de Paulinho e Guerrero (que estavam nas respectivas seleções) novamente à disposição, o treinador repetirá em campo a escalação utilizada na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste no último domingo: Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Emerson e Guerrero.
São Caetano: Geninho decidiu abandonar o esquema com três volantes e voltou para o 4-4-2. Sem Juninho, Fábio Costa assume o gol da equipe. Já Rivaldo entra no lugar do suspenso Zé Vitor. O São Caetano deve ser escalado com: Fábio Costa; Samuel Xavier, Gabriel, Eli Sabiá e Fernandinho; Moradei, Leandro Carvalho, Rivaldo e Aílton; Danielzinho e Vandinho

Corinthians: com o retorno dos três titulares que haviam sido poupados na última rodada, seguem como desfalques o zagueiro Chicão e o goleiro Cássio, ainda se recuperando de lesão. O meia Douglas, abaixo do nível físico esperado, não foi relacionado.
São Caetano: expulsos na última rodada, Zé Vitor e Juninho cumprem suspensão. O time segue sem o volante Pirão, que sofreu contusão muscular na perna esquerda, além do zagueiro Wagner, com torção no joelho, e o goleiro Luiz, fora até agosto devido a uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito.

Corinthians: o zagueiro Gil foi um dos poucos pontos de firmeza da equipe na fraca atuação contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. Seguro no jogo aéreo e sem comprometer com a bola rolando, mostrou que chegou para brigar por uma vaga entre os titulares com Chicão e Paulo André. Erra poucos passes. Deve dificultar as coisas para o ataque adversário.
São Caetano: Rivaldo e Fábio Costa farão suas estreias no São Caetano. O meia deve atuar 45 minutos, enquanto o goleiro assume a posição após 870 dias sem entrar em campo.

Tite, técnico do Corinthians: “Esse jogo é muito importante para a equipe. Pode nos colocar no G-4 e nos dar sequência para enfrentarmos o Palmeiras e fazermos nossa estriea na Libertadores. Historicamente, o Corinthians tem dificuldade contra o São Caetano”.
Geninho, técnico do São Caetano: "Se o Corinthians trocar os 11 jogadores continua forte, eles têm dois ou três jogadores de qualidade para cada posição. Espero um Corinthians muito forte, vindo buscar o resultado, com o Pacaembu lotado, com a torcida em estado de graça pelo título mundial. Teremos todas as dificuldades do mundo".

* Quem leva vantagem? Confira aqui o histórico do confronto
* Desde sua chegada à primeira divisão, em 2001, o São Caetano se tornou um dos principais algozes do Corinthians no Campeonato Paulista. O Timão demoraria oito anos para chegar à primeira vitória contra o Azulão no estadual.
* O histórico recente, porém, é favorável ao Corinthians. Nos últimos cinco jogos, de 2008 para cá, foram quatro vitórias alvinegras, contra apenas uma do Azulão.
* Nas três vezes em que venceu o São Caetano pelo estadual, o Corinthians não conseguiu ultrapassar um gol de diferença: dois triunfos por 1 a 0 e outro por 2 a 1. Pelo Brasileiro de 2006, porém, fez 3 a 0, maior vitória até hoje sobre o time do ABC.
* Em 2003, o Azulão levou a melhor nas três vezes em que enfrentou o Corinthians. Duas vitórias por 3 a 0 e uma pelo placar mínimo.
* As duas equipes já jogaram em seis estádios diferentes na história. Além de Pacaembu e Anacleto Campanella, suas respectivas casas, Corinthians e São Caetano se enfrentaram no Vail Chaves (em Mogi Mirim), no Santa Cruz (em Ribeirão Preto), no Morumbi e na Arena Barueri.

Com Adriano Imperador como titular do Corinthians no Anacleto Campanella, quem brilhou foi o atacante William. No dia 18 de fevereiro do ano passado, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista, ele marcou o único gol da vitória alvinegra sobre o Azulão, aos 18 minutos do segundo tempo.