terça-feira, 2 de outubro de 2012

Com a suspensão do STJD, Cruzeiro pode mandar o jogo contra o Corinthians no Acre

A suspensão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pode render algum benefício financeiro para o Cruzeiro. A equipe teria recebido proposta de algumas cidades para mandar a partida contra o Corinthians. Um dos estádios é do estado do Acre.

O Estádio Melão, em Varginha, tem sido o principal lugar onde o Cruzeiro manda jogos, porém o Parque do Sabiá, em Uberlândia, e o Ipatingão, em Ipatinga, fizeram propostas para realizar o jogo contra o atual campeão da Libertadores.


Outras propostas vieram de estados diferentes como Joinville, em Santa Catarina e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O convite de mais longe veio da Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. A definição deve sair na próxima semana e a opinião dos jogadores será levada em conta.

O Cruzeiro tenta sair do meio da tabela, após ficar cinco jogos sem vencer, contra a Portuguesa, em Varginha, nesta quarta-feira, dia 02.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Tite trabalha para que elenco chegue com saúde para a disputa do Mundial

POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO

O Corinthians voltou aos trabalhos na tarde desta terça-feira no CT Joaquim Grava. Após o treino que contou com diversos desfalques, o técnico Tite concedeu entrevista coletiva e falou sobre o treino ‘esvaziado’.

- Inicialmente eles retornam na quinta e vão para o jogo. Chegando eles farão exames para ver como estão. A partir daí começamos a definir uma equipe. Se os convocados voltarem com algum problema, já estamos preparados – declarou.

Desfalque certo é o do atacante Jorge Henrique. O camisa 23 passou por exames nesta terça e uma nova lesão no músculo adutor da coxa esquerda foi constatada.

Faltando seis pontos para atingir a zona de conforto e começar a preservar alguns jogadores para o Mundial de Clubes da Fifa, Tite declarou que o mais importante é que todo o grupo chegue com saúde no Japão. O treinador garantiu que o zagueiro Chicão e o atacante Emerson que não participaram das últimas não terão mais folga.

- Eles não vão ter mais folga. Agora é pau dentro – brincou.

O Corinthians volta a campo no próximo sábado, às 16h20, no estádio dos Aflitos, contra o Náutico.



Jorge Henrique tem lesão confirmada e desfalca o Timão novamente

O Corinthians vai continuar desfalcado dos principais atacantes do elenco, pois Emerson está suspenso e Jorge Henrique teve uma lesão confirmada, nesta terça-feira. O jogador já tinha sido desfalque, na última rodada, e agora pode ficar mais algum tempo no departamento médico. O problema de Jorge Henrique é na coxa esquerda e já atormenta ele há algum tempo. A falta de jogos, é um fator preocupante para Tite e o atacante, pois o Mundial de Clubes se aproxima e a última boa sequencia dele foi na Libertadores.

Quem deve ganhar chance no ataque titular é Martínez, pois Romarinho está suspenso, após acumular três cartões amarelos.

O Corinthians volta a jogar, neste sábado, dia 06, contra o Náutico, nos Aflitos.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Pensando no Mundial de Clubes, Paulo André fala sobre o Chelsea

Apesar de ainda faltar dois meses para o Mundial de Clubes, o titular da defesa alvinegra, Paulo André, já está ciente sobre um dos seus possíveis adversários, o Chelsea (ING), na final da competição no Japão.

Estrela do time inglês na conquista da última Champions League, Didier Drogba deixou o clube e seguiu para o Shanghai Shenhua, da China. A saída do centroavante foi comemorado por Paulo André, o camisa 13 do Timão.

"Para nós, zagueiros, ajuda (a saída). O Drogba é um jogador de qualidade, que incomoda muito. Mas tem o Fernando Torres, que é perigoso, é mestre naquela bola enfiada no limite da linha de impedimento. E nós jogamos pressionando o adversário. Então temos de ter cuidado", afirmou durante entrevista no Programa Bem, Amigos!, do canal SporTV.

Para confrontar o Chelsea, o Timão precisará passar pelas semifinais no dia 12 de dezembro. Até lá, a equipe alvinegra terá que enfrentar um representante africano, japonês ou, até mesmo, o Auckland City, da Nova Zelândia.

Segundo Paulo André, a equipe de Londres deverá vir diferente para o torneio intercontinental. "Acredito que o Chelsea está se montando, se formando, com jogadores jovens e muita velocidade do meio para a frente. Acho que, em outubro ou novembro, vamos ter uma cara mais definida do que vamos enfrentar", explicou.

O jogador alvinegro ainda sugeriu como o Timão deverá atuar nas partidas decisivas no Japão. "A proposta de jogo do Corinthians é de jogar no campo todo, a defesa tentando empurrar o time. Acho que a gente até se assemelha ao estilo de jogo do Chelsea e isso pode nos ajudar", finalizou. As informações são do Lancenet.



Anderson Silva cria versão própria no videogame para jogar no Corinthians

O lutador Anderson Silva é mais um adepto do Pro Evolution Soccer, famoso jogo de videogame. O campeão peso-médio do UFC criou sua própria versão no game e postou uma foto do seu boneco no Twitter, convidando os seguidores a jogar uma partida com ele.



Tite descarta surpresas, mas diz que não pensa na lista para o Mundial

Tite treino do corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite, durante treino do Corinthians, no CT
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O técnico Tite tem menos de um mês para enviar à Fifa a primeira lista de jogadores que defenderão o Corinthians no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Mesmo com um elenco não muito recheado de opções para fazer mistério, o treinador garante que, neste momento, prefere não pensar nela.

O Timão será obrigado a entregar no dia 26 de outubro os nomes dos 35 atletas inscritos. Um mês depois, diretoria e comissão técnica cortarão 12 jogadores, formando assim o grupo de 23 que viajará ao Oriente no dia 4 de dezembro.

– Antes (da lista) tem todo um processo. Agora, tiro de lado. A atenção não é para isso nesse momento. Sou chato pra caramba. Eu cobro os atletas diariamente no sentido de conscientizar para a intensidade e qualidade do treinamento. A lista só vai sair depois – afirmou.

Com um elenco de 32 jogadores, Tite terá de recorrer a atletas das categorias de base para completar a primeira lista. Para a segunda, as dúvidas são pequenas, restando teoricamente uma vaga para ser preenchida por Weldinho, Willian Arão ou Giovanni. No entanto, o treinador ainda teme perder algum jogador em virtude de lesões mais graves.

– Eu não quero, mas pode sair alguma lesão. É claro que eu tenho um esboço. Não vai fugir do que vocês (jornalistas) acompanham – ressaltou. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians



'Estilo Ronaldinho': Zizao aparece com novo visual no Timão

Zizao Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Zizao, com novo visual no treino do Corinthians
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Enquanto vive a expectativa de finalmente estrear pelo Corinthians, Zizao apareceu no treino desta terça-feira, no CT Joaquim Grava, com um novo visual. O jogador raspou praticamente todo o cabelo, adotando o estilo que virou moda durante o auge da carreira de Ronaldo.

Zizao, aliás, busca inspiração no Fenômeno campeão em 2009 do Paulistão e da Copa do Brasil pelo Timão. O oriental aponta o eterno camisa 9 como seu grande ídolo no futebol, mas, como foi contratado em março deste ano, não teve tempo de conviver com o Fenômeno, que se aposentou no início de 2011.

O chinês esteve em campo nesta terça para um trabalho com bola atuando na equipe considerada reserva. Em virtude da velocidade, foi escalado pelo técnico Tite para atuar pelo lado esquerdo do ataque, com a missão de chegar à linha de fundo e auxiliar na armação.

Elogiado pelos companheiros de clube e pela comissão técnica, Zizao aguarda por uma oportunidade de atuar em uma partida oficial do Corinthians. Ele ficou apenas duas vezes no banco de reservas – diante da Ponte Preta, pela última rodada da primeira fase do Paulistão, e frente ao Internacional, pelo primeiro turno do Brasileirão.

Segundo o técnico Tite, o jogador precisa de um período maior de treinamentos para se entrosar e entender melhor a maneira de a equipe atuar. Além disso, carece de um melhor condicionamento físico, depois de ter passado por uma cirurgia no ombro esquerdo. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Técnico Tite indica que Martinez ficará com a vaga de Romarinho

Martinez Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Martinez deve ser titular no sábado, contra o Náutico
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O departamento médico terá um papel decisivo na escalação do Corinthians na partida contra o Náutico, sábado, às 16h20, nos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Tite quer aguardar o retorno dos cinco jogadores que disputarão o Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, nesta quarta-feira, para saber quem tem condições de ser utilizado.

O treinador só adiantou que Martinez deve ocupar o lugar de Romarinho no ataque. Autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no último domingo, no Pacaembu, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática.

– Tendo condições, joga o Martinez – afirmou Tite.

Além do gringo, o goleiro Cássio, o lateral-esquerdo Fábio Santos e os volantes Ralf e Paulinho também participarão da partida e necessitarão de uma avaliação médica. Eles se reapresentação ao Timão na quinta-feira e, se estiverem liberados, viajarão novamente já na sexta para Recife.

– Inicialmente, eles vão para o jogo, mas quinta vamos fazer uma avaliação médica e física. A partir disso, vamos definir a equipe. Enquanto isso, vamos trabalhando com outros atletas para que estejam preparados – ressaltou o comandante.

Três jogadores considerados titulares estão no departamento médico. O zagueiro Chicão passou por uma cirurgia de hérnia inguinal e passa pelo processo de recuperação. Os atacantes Jorge Henrique, com uma lesão na coxa esquerda, e Emerson, suspenso pelo STJD, aumentam a lista. Estes dois últimos têm perdido espaço desde a Libertadores.



Em noite brasileira, Chelsea goleia o azarão Nordsjaelland na Dinamarca

É justo fazer a ressalva ao espanhol Juan Mata, autor de dois gols e boa atuação, mas a noite desta terça-feira foi um tanto quanto brasileira para o Chelsea. Com direito a um golaço de David Luiz à la Cristiano Ronaldo em cobrança de falta, e um de Ramires após passe de Oscar, os Blues golearam o Nordsjaelland, por 4 a 0, no Parken Stadium, em Copenhague, e assumiram a liderança do Grupo E da Liga dos Campeões após duas rodadas.

Os ingleses estão na ponta da chave pelo critério de saldo de gols, já que Juventus e Shakhtar Donetsk ficaram no empate por 1 a 1 em outro jogo, disputado no Juventus Stadium, em Turim. E lá também teve gol brasileiro: o ex-vascaíno Alex Teixeira abriu o placar para os ucranianos, enquanto o zagueiro Bonucci, logo na sequência, empatou. Ambos seguem invictos na temporada 2012/2013, mas a Velha Senhora está atrás no grupo, com apenas dois pontos. Os azarões dinamarqueses ocupam a lanterna, com zero.

Juan Mata e Oscar, Nordsjaelland x Chelsea (Foto: Agência Getty Images)Juan Mata e Oscar aguardam a chegada de Lampard na comemoração do primeiro gol (Foto: Getty Images)

Engana-se, no entanto, quem imaginou uma imensa superioridade do Chelsea. O possível adversário do Corinthians no Mundial de Clubes do Japão, em dezembro, chegou a temer pelo empate em meados do segundo tempo. Depois de levar uma bola na trave, David Luiz tirou da cartola um belíssimo gol em cobrança de falta para aliviar a pressão dos donos da casa. No fim, Ramires selou a noite brasileira completando assistência de Oscar. Todos foram titulares sob comando do técnico Roberto Di Matteo.

Pouco é o suficiente

Ramires na partida do Chelsea contra o Nordsjælland (Foto: AFP)Ramires foi novamente titular do Chelsea (AFP)

Não foi tão fácil para o Chelsea o primeiro tempo no Parken Stadium. Sem poder receber os atuais campeões no acanhado Farum Park por ter capacidade para apenas dez mil espectadores, o time dinamarquês impôs algumas dificuldades que deixaram o rival sem muitas oportunidades ao longo dos 45 minutos.

O problema é que as equipes grandes, dotadas não costumam precisar de quantidades. Bastou chegarem na cara de Hansen para os Blues abrirem o placar mesmo sem empolgar. Foi com o espanhol Juan Mata, titular depois da boa atuação na vitória sobre o Arsenal, no último sábado. Aos 33, Torres roubou a bola espertamente e deixou para Lampard, que só rolou para o camisa 10 completar.

Àquela altura os visitantes já haviam desperdiçado duas outras boas oportunidades. A primeira nasceu aos três, com participação de Oscar. Já na grande área, o brasileiro cruzou para Moses, livre, cabecear na trave. O Nordsjaelland ameaçou com John, seu melhor jogador, aos 14. Foi num chute de fora da área, depois de passar pela marcação de Ramires.

Apesar de não criar tanto, o Chelsea poderia ter descido para o intervalo ainda com vantagem maior. Aos 43, Oscar deixou Torres livre frente a frente com o goleiro. O centroavante não pegou bem na bola e apenas lamentou a defesa de Hansen. Na sequência do lance ele ainda completou para as redes, mas já estava impedido.

À la CR7, David Luiz alivia a barra do Chelsea

Roberto Di Matteo parecia satisfeito. O técnico italiano tinha Eden Hazard no banco de reservas como única opção realmente ofensiva, mas optou por voltar com o mesmo time. O início do segundo tempo mostrou que o Chelsea não estava tão ligado quanto deveria.

Em 16 minutos o Nordsjaelland resolveu aprontar. Petr Cech só realizou uma defesa, é bem verdade, mas teve de torcer em outras duas oportunidades. Com John, Beckhmann e Stkholm, os dinamarqueses deram sinais de que os Blues poderiam ser punidos pela falta de combatitividade.

Ainda estava por vir, no entanto, o grande susto. Aos 27, John pedalou para cima da defesa inglesa e chutou cruzado. Cech espalmou na ponta dos dedos e ainda viu a bola pegar na trave esquerda. No rebote, Beckmann acertou um chutaço, mas Ashley Cole estava lá para impedir o empate.

Coincidência ou não, o Chelsea acordou depois do lance. Aos 32, Ramires sofreu falta na meia-lua, mas Mata não aproveitou e carimbou a barreira. Como quem não quisesse nada, David Luiz tomou a posição da cobrança seguinte, aos 34, no lado esquerdo de ataque. À la Cristiano Ronaldo, o zagueiro brasileiro acertou um lindo chute e ampliou. Quem diria...

Empolgados, os visitantes ainda chegariam à goleada nos minutos finais. Aos 37, Mata tabelou sem querer com Okore e concluiu colocado, enquanto uma bonita trama entre Torres, Oscar e Ramires definiu a vitória, aos 44. Um placar certamente exagerado, mas que mostra a força do Chelsea dentro e fora do Stamford Bridge. Azar dos azarões dinamarqueses.



Com nova lesão muscular, Jorge Henrique não enfrenta o Náutico

LANCEPRESS! - 02/10/2012 - 17:59 São Paulo (SP)

Jorge Henrique - Treino do Corinthians (Foto: Tom Dib)
Jorge Henrique segue lesionado no Corinthians (Foto: Tom Dib)

Peça importante no esquema de jogo do técnico Tite na conquista da Copa Libertadores, Jorge Henrique segue sem condições de atuar pelo Corinthians. O camisa 23 passou por exames nesta terça-feira e uma nova lesão no músculo adutor da coxa esquerda foi apontada. Com isso, ele não pega o Náutico, no próximo sábado.

Apesar do problema não ter grande gravidade, o departamento médico do Timão acha pouco provável que o atacante se recupere 100% até o duelo com os pernambucanos. Outro fator que preocupa é o fato do jogador ter ficado fora dos últimos treinamentos. Caso o coloque em campo, a comissão técnica acredita ser um risco de agravar o problema.

- É uma outra lesão na coxa. Ele vai continuar tratando, mas para sábado é muito difícil. Vamos com calma, pois não é nada de mais - explicou Guilherme Runco, médico do clube.

Mais tarde, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, foi a vez de Tite falar de Jorge Henrique. Ele também citou as condições físicas que vive o atleta para vetá-lo para a viagem até Recife.

Com Romarinho suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Jorge Henrique seria uma opção a mais para o setor ofensivo. Como virou baixa, a tendência é que Tite escale o argentino Martínez ao lado de Paolo Guerrero no ataque.



Local do jogo Cruzeiro x Corinthians será conhecido na segunda-feira

LANCEPRESS! - 02/10/2012 - 18:04 Belo Hrizonte (MG)

Cruzeiro x Inter - (Foto: Celio Messias)
Cruzeiro enfrentou o Internacional em Varginha (Foto: Celio Messias)

Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de mando de campo de quatro partidas devido aos incidentes do clássico mineiro, o Cruzeiro ainda tem de cumprir a pena em mais dois jogos. O próximo duelo, como mandante, será com a Portuguesa e já está marcado para o Estádio Melão, em Varginha. O último será diante do Corinthians, pela 31ª rodada do Brasileirão, e ainda não tem local definido.

A cúpula estrelada, através do diretor de comunicação Guilherme Mendes, confirma que recebeu propostas para sediar o jogo em outros estados, mas não revela quais são os locais. Apesar disso, o dirigente do clube avisa que a decisão será tomada somente após o jogo diante do Grêmio, neste sábado.

Ainda segundo Mendes, a expectativa é que o embate seja disputado em Minas Gerais, local de preferência da comissão técnica e dos jogadores cruzereirenses.

O Cruzeiro já cumpriu a punição de perda de mando de campo de dois jogos. Os embates com Vasco e Internacional, pelas 25ª e 27ª rodadas do Campeonato Brasileiro, foram disputados no Estádio do Melão, em Varginha. O time mineiro empatou nas duas ocasiões.



Timão se reapresenta e faz atividade esvaziada sem 14 jogadores no CT

LANCEPRESS! - 02/10/2012 - 17:13 São Paulo (SP)

Tite - Treino do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Tite comanda o treino do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

O Corinthians voltou aos trabalhos no CT Joaquim Grava na tarde desta terça-feira. Sem poder contar com 14 jogadores na atividade técnica, Tite teve de escalar o seu auxiliar Fabio Carille como lateral-esquerdo. Com a semana vazia após a vitória por 3 a 0 sobre o Sport, no último domimgo, a comissão técnica preferiu recuperar e preservar alguns atletas.

Apesar de todos os "desfalques", o único que segue no departamento médico é Jorge Henrique. Com dores musculares na coxa esquerda, o atacante segue fora de combate. Denner e Chicão, o segundo volta de uma cirurgia de hérnia inguinal, fizeram um leve trabalho físico com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

Já Emerson Sheik, que voltou da folga que ganhou desde quinta-feira, trabalhou apenas a parte física. O camisa 11 ainda tem duas partidas de gancho do STJD para cumprir. Ele foi suspenso por seis jogos após xingar o árbitro Péricles Bassols, no duelo contra o Atlético-MG.

Titulares da defesa alvinegra, Paulo André e Alessandro foram outros preservados. O zagueiro fez trabalhos específicos na academia do clube e o lateral apenas correu em volta do gramado. A lista de ausentes também conta com Cássio, Fábio Santos, Paulinho e Ralf, com a Seleção Brasileira, e Martínez, que representará a Argentina, no Superclássico das Américas desta quarta-feira.

Por fim, garotos recém-promovidos ao time profissional fecham o montante de ausentes. Giovanni, Antonio Carlos e Matheus Caldeira estão com o time sub-20, que enfrenta o Avaí, nesta terça-feira, na Ressacada, pela Copa do Brasil da categoria.

A equipe alvinegra volta a campo no próximo sábado. O compromisso pelo Campeonato Brasileiro será contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, às 16h20.



Espiões do Timão detalham o que procuram nos rivais do título Mundial

Marcelo Braga - 02/10/2012 - 08:30 São Paulo (SP)

Auxiliares do Tite - (Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena)
Cleber Xavier, Mauro da Silva, Fábio Carille e Geraldo Delamore: os olhos de Tite (Foto: Rodrigo Coca/Fotoarena)

O atacante japonês, a jogada ensaiada do time neozelandês e a dinâmica de jogo dos times africanos. Nada passa imune aos olhos dos espiões corintianos, que já intensificam as análises dos possíveis futuros adversários do Timão no Mundial de Clubes da Fifa.

Auxiliares, Cleber Xavier, Geraldo Delamore, Fábio Carille e o observador técnico Mauro da Silva são os responsáveis por colher dados relevantes e transmitir aos homens do centro de tecnologia do futebol, que separam e gravam jogadas ilustrativas em DVDs que serão usados nas palestras de Tite.

A dois meses e meio da estreia, e ainda sem adversário definido para a semifinal, o quarteto tem contado com a ajuda de um programa chamado Wyscoult (veja abaixo), que oferece a íntegra de partidas de campeonatos do mundo todo, tal como estatísticas coletivas e individuais de equipes selecionadas.

– Fazemos a pesquisa dos possíveis adversários, com todos os tipos de dados, filmagens de TV, internet, informações de quem mora no local. E vamos juntando. Na hora certa, vamos separar o material e trabalhar em cima de adversários específicos. Perto da viagem, já vamos ter dado uma olhada e, durante, veremos os detalhes finais – explicou Xavier.

Diretoria e comissão técnica consideram esse trabalho fundamental para a conquista de títulos. No Brasileirão, por exemplo, ele também é feito, mas com maior facilidade. Os adversários “espionados” são divididos previamente entre o quarteto.

– Vemos jogos desses adversários toda hora. Para o jogo contra o Náutico (no próximo sábado, nos Aflitos, em Recife) estamos comparando os últimos cinco jogos – conta Mauro.

As análises, por exemplo, foram decisivas contra o Boca Juniors, na final da Libertadores. A partir delas, perceberam que a defesa do rival não atuava compactada. O gol de Romarinho, na Bombonera, saiu de uma bola enfiada pelo meio. Pode não ter sido determinante. Mas ajudou.

A partir de mapas de calor (veja abaixo), eles sabiam também exatamente em qual setor do campo cada atleta adversário jogaria na decisão.

– Tite gosta de simular essas situações no treino tático antes dos jogos. Além de fazer o jogador mentalizar, ele mostra no campo, na prática

Com oito olhos em ação, o Timão observa o título mundial.

QUEM SÃO ELES

NOME: CLEBER XAVIER (Auxiliar técnico)

Carreira:
Trabalha com Tite desde 2001, ano em que o técnico assumiu o Grêmio.

Curiosidade:
Comandou o time em dois jogos nes-te ano: amistoso contra o Flamengo e contra o Sport, pós-Libertadores.

NOME: MAURO DA SILVA (Observador técnico)

Carreira:
Ponta-esquerda do Timão em 1990, virou auxiliar de Nelsinho Baptista em 96. No Timão, é caça-talentos.

Apelido:
Quando jogador, era chamado de Mauro Van Basten pelos colegas.

NOME: FÁBIO CARILLE (Auxiliar técnico)

Carreira:
Zagueiro até 2007, virou auxiliar no Barueri. Foi levado ao clube por Mano Menezes em 2009.

Curiosidade:
Comandou o Timão de forma interina após a saída de Adilson Batista, em 2010. Foram dois jogos.

NOME: GERALDO DELAMORE (Auxiliar técnico)

Carreira:
Era preparador físico de Tite até 2007, quando foi para os Emirados Árabes iniciar o cargo de técnico no Al-Ain. Passou por outros clubes no Sul do país até voltar a trabalhar com Tite em 2010, no Al-Wahda e, depois, no Timão.

O QUE SE OBSERVA?

Posicionamento
O quarteto analisa o esquema do adversário, as variações de jogadas nos jogos, além do posicionamento ofensivo e defensivo, destacando a postura nas jogadas de bola parada.

Individualidades
Quem é o responsável pelas bolas paradas? Quais as jogadas ofensivas? Quais as principais substituições que o treinador faz e como elas mudam o panorama de um jogo? Perguntas respondidas com as análises. O comportamento dos atletas, se são provocadores ou violentos, também é alertado.

Estatísticas
O tempo de posse de bola indica se um time gosta mais de trocar passes e comandar o ritmo da partida ou se prefere os contra-ataques. Números de finalizações (certas e erradas), passes, lançamentos, roubadas de bola e demais fundamentos são listados e apresentados para Tite.

Com a palavra: Mauro da Silva
Observador técnico, ao LANCENET!

"Tite valoriza e acredita nas nossas análises

Quando vou observar um jogo no estádio, levo a minha pastinha e vou preenchendo um cabeçalho já definido com as observações. Olho por onde o time ataca mais, o seu posicionamento, qual o lado a ser explorado, quais os destaques.

No ano passado, comecei a ver o Cruz Azul (rival mexicano da fase de grupos da Libertadores) em novembro. E assistimos aos vídeos que o Wyscoult nos oferece, fazendo os mesmos relatórios.

Atualmente estamos filtrando jogos dos nossos possíveis adversários, como o Hiroshima, que é o líder do campeonato japonês, e o Auckland City, da Nova Zelândia. O mais importante desse trabalho é que nosso comandante (Tite) acredita e valoriza todas as informações que chegam. Ele reconhece a importância".

Mapas de calor: reproduções do site da Conmebol

Movimentação de Riquelme

Durante a Copa Santander Libertadores, as estatísticas do site da Conmebol ajudaram a comissão técnica do Corinthians a monitorar os seus adversários. Além de todas os números individuais e coletivas dos jogos, há um recurso chamado mapa de calor, onde é possível ver a principal área de atuação dos jogadores. A ilustração acima é a do empate por 1 a 1 contra o Boca Juniors, na Bombonera, e mostra a movimentação de Riquelme, mais pela meia esquerda. A cor vermelha indica o local onde houve predominância durante os 90 minutos. Já o amarelo e o verde mostram onde ele também jogou.

Wyscoult: programa de espionagem usado pelo Timão

O que é?
É uma empresa italiana que oferece um programa de mesmo nome e que conta com mais de 200 clientes em todo o mundo, entre clubes, federações e empresas de agenciamento de atletas, consultoria e gerenciamento.

Funções
Além da análise de adversários, o programa oferece avaliações individuais de atletas, com números estatísticos, notas atribuídas em cada jogo e valor de mercado. Por conta disso, o Wyscoult é bastante usado para o mercado de transferências. No Timão, por exemplo, os observadores contaram com informações oferecidas por ele para contratar jogadores como Martínez, que estava no Vélez Sarsfield (ARG), e Paolo Guerrero, que era do Hamburgo (ALE). Por conta disso, empresários do mundo todo também utilizam essa ferramenta.

No Brasil
Na lista de clientes disponível no site da Wyscoult, o Corinthians é o único clube brasileiro. Barcelona (ESP), Arsenal (ING), Inter e Milan (ITA) usam o programa.

Mensalidade
Obviamente que o programa não é disponível para qualquer pessoa. Para ter acesso aos dados oferecidos, o Timão paga um valor mensal de R$ 1.800. Pouco em relação ao benefício.

Monitoramento

De acordo com o gerente de futebol Edu Gaspar e com o observador Mauro da Silva, o programa é atualizado diariamente com novas informações e conta com a íntegra de vídeos de partidas de torneios do mundo todo.

– Ele é muito completo. A gente consegue pegar os jogos do campeonato argentino ou do mexicano, por exemplo, assim que acaba o jogo. A rodada de domingo à noite já estava lá gravada à nossa disposição. Ali você pega tudo, acompanha o dia a dia do clube, quem está jogando ou treinando, tudo o que é necessário – elogia Mauro.



Corinthians é o melhor brasileiro no ranking da IFFHS

LANCEPRESS! - 02/10/2012 - 12:37 Rio de Janeiro (RJ)

Corinthians comemora - Corinthians x Boca Juniors (Foto: Antônio Lacerda/EFE)
Corinthians está entre os melhores clubes do mundo (Foto: Antônio Lacerda/EFE)

O Corinthians é o melhor brasileiro na lista divulgada nesta terça-feira pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O atual campeão da Libertadores aparece empatado na sétima colocação com o Bayerns de Munique (ALE) com 248 pontos. O Barcelona (ESP) segue liderando segundo os critérios da entidade, com 343 pontos.

Além do Corinthians, outros sete clubes brasileiros aparecem na lista dos 100 primeiros colocados: Santos (13º), Fluminense (15º), Vasco (17º), Inter (36º), Grêmio (67º), Flamengo (77º) e São Paulo (81º).

CONFIRA O ATUAL RANKING DA IFFHS:

1. Barcelona (ESP) - 343 pontos
2. Universidad de Chile (CHI) - 300
3. Boca Juniors (ARG) - 286
4. Real Madrid (ESP) - 281
5. Atlético de Madrid (ESP) - 264
6. Chelsea (ING) - 256
7. Bayern de Munique (ALE) - 248
7. Corinthians (BRA) - 248
9. Athletic Bilbao (ESP) - 240
10. Vélez Sarsfield (ARG) - 227
13. Santos (BRA) - 217
15. Fluminense (BRA) - 212
17. Vasco (BRA) - 208
36. Internacional (BRA) - 172
67. Grêmio (BRA) - 138
77. Flamengo (BRA) - 129
81. São Paulo (BRA) - 126