O resultado deixa o Timão em segundo lugar na chave com quatro pontos, dois a menos que o líder Tijuana, que recebe os paulistas na próxima quarta-feira, no México, a partir das 22h (horário de Brasília). Sem somar pontos, o lanterna Millonarios precisa vencer o San José, no mesmo dia, em Bogotá, para seguir com alguma chance de classificação.
Ataque a mil por hora
A ausência da festa dos torcedores não esfriou as pretensões do Timão nos primeiros minutos. Logo aos 2 minutos, Renato Augusto chegou chutando dentro da área após jogada iniciada por Pato. O camisa 7, aliás, mostrou grande entrosamento com Guerrero, que também fazia grande partida nos primeiros minutos: foi ele que ajeitou a bola para Paulinho, aos 5, chutar em cima do goleiro Delgado.
Na sequência de mais uma grande troca de passes dos comandados de Tite, o gol que inaugurou o marcador. Guerrero estava esperto para girar e chutar forte após a bola bater em Paulinho em uma cobrança de escanteio de Renato Augusto. Comemoração, e alguns poucos gritos ecoaram na arena vazia.
O ritmo foi mantido pelos anfitriões, especialmente nos primeiros 20 minutos. Pato recebeu nas costas da defesa e tentou colocar por cima do arqueiro colombiano, mas finalizou para fora.
A partir daí, o Millonarios cresceu no jogo, ainda que timidamente, e abriu ainda mais espaço para os avanços rápidos do Timão. Porém, foi o Millonarios, em finalização pouco pretensiosa de Rentería, aos 27, que conseguiu chegar, praticamente o último lance em um fim muito inferior de primeiro tempo.
Pato 'encerra' o jogo aos quatro minutos
Bastou colocar o pé no acelerador, logo na saída da segunda etapa, para que o Corinthians definisse o marcador e enterrasse as pretensões colombianas em seus domínios. Fazendo por merecer, Pato, que forçou Delgado a trabalhar já na saída dos últimos 45 minutos, fez 2 a 0 ao aparecer livre para aparar cruzamento de Ralf, logo aos quatro.
Hernán Torres promoveu alterações em sua equipe, colocando mais jogadores de velocidade na frente para tentar forçar o Timão contra seu próprio campo. O que aconteceu, embora o resultado não tenha sido o esperado, muito em virtude da boa atuação da defesa brasileira.
Com a partida na mão, o Corinthians ficou mais aliviado aos 32, quando Martínez deu entrada temerária em Renato Augusto e levou o segundo cartão amarelo. Era a definição da primeira vitória do atual campeão do mundo no certame sul-americano.