A Copa São Paulo de Futebol Júnior é conhecida por ser um celeiro de promessas do futebol brasileiro. A palavra “promessa”, neste caso, não se restringe apenas aos jovens atletas que disputam a competição. Há também quem tenta mostrar talento para outras funções.
Gustavo Caiche, 36 anos, está nessa busca. Ex-zagueiro do Corinthians, Palmeiras, Atlético Paranaense, São Caetano e Sport, ele estreia nesta edição da Copinha como treinador do São José Esporte Clube, do interior de São Paulo. Técnico há três anos, tem o sonho de dirigir uma grande equipe profissional. Por isso, chega ao torneio como um garoto: cheio de expectativas e esperança.
O ex-zagueiro e técnico Gustavo Caiche comada treino do São José para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
- Não penso somente em mostrar o meu trabalho, mas também revelar jogadores e ter sucesso na Copinha. É isso o que espero. Vai ser um trabalho difícil. Caímos em uma chave complicada (Grupo U, ao lado de Cruzeiro, São Caetano e São Francisco-BA), mas futebol pode acontecer de tudo - disse o comandante, que foi campeão brasileiro como jogador com o Atlético Paranaense em 2001.
A carreira como treinador começou logo após encerrar a de atleta, em 2009. Formou-se como técnico pela Universidade de Esportes e criou um projeto social para garotos em Guarujá, no litoral de São Paulo. O objetivo, a princípio, era usar o futebol para tirar jovens de 14 anos das ruas. Mas o trabalhou começou a render bons resultados em competições de base e, há um ano, o projeto se uniu ao clube mulçumano Al-Shabab Brasil, que tem parceria com o São José para disputar esta Copa São Paulo.
Gustavo também é lutador de jiu-jitsu e MMA
(Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
- Surgiu essa ideia (de ser treinador) quando eu estava para parar de jogar. Foram 20 anos jogando. O pessoal sempre falava para eu continuar. Fui capitão nos times em que joguei e um líder dentro e fora de campo. Acabei pegando gosto. Ser técnico era algo que eu gostava e tinha interesse - contou.
Gustavo já fez estágio com alguns técnicos, como Geninho, Paulo César Carpegiani e Dorival Júnior. Diz ter recebido propostas para ser auxiliar-técnico, mas recusou por sentir que ainda tem o que aprender nas categorias de base.
Durante o período em que conviveu com os treinadores, seja como jogador ou aprendiz, ele afirma que pegou um pouco das características de cada um.
- Graças a Deus, sempre trabalhei com treinadores vencedores. Sou um técnico nervoso na beirada. Tento não passar isso para eles (jogadores). Mas eu cobro mesmo. Futebol não tem como não cobrar. Procuro exigir o máximo para que possam render o melhor. Cobrança vai existe sempre. Eu também vou ser cobrado bastante - disse.
A estreia de Gustavo na Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece nesta sexta-feira, às 17h. O São José enfrenta o São Francisco-BA, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
Gustavo Caiche conversa com os jogadores do São José que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012 (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)