Após quatro anos na Alemanha, Renato Augusto ainda não está totalmente readaptado ao futebol brasileiro. Ainda assim, está em condições de estrear com a camisa do Corinthians neste domingo, contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. Durante o Estadual, o jogador espera pegar ritmo e buscar o que ainda falta para ficar 100% antes da estreia na Libertadores da América, dia 20 de fevereiro, contra os bolivianos do San José. Atual campeão, o Timão defende o título, maior desejo do meia para a temporada (assista ao vídeo).
- A Libertadores é o sonho não só nosso, não só meu, mas de todo torcedor acredito... ainda mais sendo o campeão, você acaba tendo uma responsabilidade ainda maior, de defender o título - considerou.
Além de se preparar para estar bem na competição sul-americana, Renato Augusto tem outro desafio pela frente: conquistar a torcida corintiano. No Brasil, ele defendeu o Flamengo, único clube da carreira antes da transferência para o Bayer Leverkusen, da Alemanha.
Curiosamente, foi contra o Timão a estreia dele como profissional. Foi um jogo inesquecível para o jogador, que ganhou espaço no Flamengo, garantiu a titularidade e foi um dos destaques do time na conquista da Copa do Brasil de 2006.
- A gente perdeu, mas pra mim foi muito positivo. Foi minha estreia, me senti bem, e entrar logo num Flamengo e Corinthians não é pra qualquer um - disse.
A transferência para o futebol alemão aconteceu em 2008. Acostumado a jogar na Europa, ele sentiu um pouco ao chegar no Corinthians após assinar contrato por quatro anos.
- O importante é tentar se readaptar o mais rápido. Não é só o tempo de pré-temporada, a bola que é diferente, o gramado e a temperatura também. Os últimos jogos que eu fiz estava quase negativo (a temperatura) e agora estou treinando com 30, 35 graus - comparou.
Renato Augusto fez trabalho específico para ajudar na adaptação (Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)