Garotos do TImão comemoram título de 2012
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A temporada 2013 do Corinthians começará com a missão de repetir o sucesso do ano anterior. Mas isso não acontece somente para a equipe profissional, campeã da Libertadores e do Mundial. Último e maior vencedor da Copa São Paulo de Juniores, o Timão aposta em uma equipe renovada para chegar à nona conquista da competição.
Depois de cinco anos permitindo apenas a inscrição de atletas até 19 anos, a Federação Paulista de Futebol, a pedido da CBF, mudou o regulamento, aumentando o limite de idade em um ano. O Timãozinho, porém, utilizará um grupo mais jovem.
– Nós mudamos a base. Os jogadores de 2012 acabaram sendo aproveitados no profissional ou estão emprestados. É o reflexo de um bom trabalho que foi feito. Agora, vamos com jogadores mais jovens. A base é de nascidos em 94, com alguns de 93 e outros de 95 – afirmou o técnico Rodrigo Azevedo Leitão.
Dos garotos que levantaram a taça em janeiro passado, subiram para os cuidados de Tite o goleiro Matheus Caldeira, os zagueiros Antônio Carlos e Marquinhos (emprestado ao Roma), o volante Gomes, além dos meias Matheus e Giovanni. O último, único a ser inscrito pelo treinador para a disputa do Mundial de Clubes.
Rodrigo Leitão, aliás, dirigirá a equipe pela primeira vez na principal competição da categoria no país. Ele passou por outros times do Corinthians e assumiu o lugar de Zé Augusto, demitido durante o ano. O Alvinegro foi comandado por Narciso na Copa São Paulo – hoje, ele é auxiliar técnico de Gilson Kleina no arquirrival Palmeiras.
– Vamos fazer de tudo para manter o título. Vamos enfrentar clubes que disputarão o segundo ano com o mesmo time. Se nós conseguirmos vencer essa experiência, temos tudo para chegar à final – disse o técnico.
Do time titular que venceu o Fluminense na decisão de 2012, o único remanescente é o atacante Leonardo. O grupo corintiano conta com 30 jogadores até o momento. Na sexta-feira, o técnico será obrigado a cortar cinco atletas para compor o elenco que será inscrito. Entre eles, está Rivaldo Júnior, filho do pentacampeão Rivaldo.
– Prefiro não destacar ninguém. Claro que temos muita expectativa com alguns, mas dar destaque agora é aumentar a ansiedade deles. Tenho certeza que alguns vão surpreender – projetou Leitão.
O Corinthians esteia no dia 6 de janeiro, contra o XV de Piracicaba, às 17h, no estádio Hermínio Ometto, em Araras. O clube está no Grupo G, ao lado também de União São João-SP e Americano-MA. Clique aqui para ver a tabela da competição.